Pular para o conteúdo

O que é o Transtorno de Personalidade Evitativa ou Esquiva?

  • por
  • posts

Transtornos de Personalidade: Grupo C – Personalidade Esquiva ou Evitativa

Oi oi pessoal! Hoje eu estou de volta para continuarmos nossa série sobre transtornos de personalidade. Vamos continuar falando sobre o grupo C, o grupo dos ansiosos ou medrosos. Já falamos sobre a personalidade dependente, e agora vamos falar sobre a personalidade esquiva ou evitativa. Vamos lá, que personalidade é essa? Vamos descobrir!

A personalidade esquiva ou evitativa é um padrão difuso de esquiva social e sentimento de inadequação, além de uma hipersensibilidade e hiper-reatividade às avaliações negativas do outro. Esses comportamentos precisam acontecer em diferentes áreas da vida, como na família, em relacionamentos amorosos e no trabalho, pelo menos em mais de uma área. Eles também precisam estar presentes desde o início da vida adulta e tendem a persistir ao longo dos anos.

Indivíduos com esse tipo de personalidade normalmente evitam atividades profissionais em que tenham que lidar com contato interpessoal, pois têm medo de serem julgados ou rejeitados. Muitas vezes, eles escolhem profissões mais isoladas, com menos contato pessoal. Eles têm dificuldade em se relacionar e se envolver com os outros, pois temem não serem bem recebidos. Mostram-se reservados nos relacionamentos íntimos, principalmente nos relacionamentos amorosos e no trabalho. Às vezes, nem mesmo nas relações familiares conseguem se aproximar. Novamente, o medo de passar vergonha ou ser ridicularizado é bastante presente.

Essas pessoas se preocupam bastante com as críticas e com a possibilidade de serem rejeitadas em situações sociais, o que acaba inibindo e restringindo o contato interpessoal. A autoavaliação é negativa, sentem-se socialmente incapazes, sem atrativos ou inferiores aos outros. Elas têm muita dificuldade em assumir riscos pessoais e se envolver com novas pessoas e atividades. Sentem-se constantemente constrangidas ou envergonhadas.

Esse padrão de comportamento pode ser influenciado pela sociedade em que vivemos. Em uma sociedade desinibida como a brasileira, por exemplo, o transtorno de personalidade esquiva pode não ser tão acentuado. Porém, em outras sociedades mais retraídas, esse transtorno pode ser um grande desafio. É interessante observar que os transtornos de personalidade não são absolutos e podem ser influenciados por diversos fatores.

Um exemplo de personagem que representa bem a personalidade esquiva é a Amélie Poulain do filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”. Mesmo para quem não conhece profundamente esse transtorno, é possível perceber o quanto a personagem é retraída. Ela foi abandonada pelo pai e superprotegida pela mãe, o que contribuiu para seu sentimento de inadequação. Mesmo quando se apaixona por outro personagem, ela coloca diversas barreiras por medo de ser julgada ou considerada inferior. Suas relações sexuais são experienciadas de forma distante, sem muitos sentimentos envolvidos.

É importante ressaltar que nem sempre esses pacientes possuem uma história de vida tão poética como a mostrada no filme. Muitas vezes, eles procuram terapia devido às consequências negativas de sua dificuldade em lidar com relacionamentos interpessoais. Sabotam essas relações por se sentirem inferiores e julgados, o que pode levar a quadros depressivos. Se você conhece alguém com essas características, já viu esse filme ou tem alguma dúvida, conte-me nos comentários!

Até a próxima!

Fonte: TRANSTORNO DE PERSONALIDADE EVITATIVA OU ESQUIVA por Cuidando da Memória