Pular para o conteúdo

O que é ectrópio: causas, sintomas e tratamento para ferida no colo do útero

  • por
  • posts

Olá, queridos do meu canal! Sejam todos bem-vindos ao Saúde da Mulher. Eu sou Laura Lúcia, ginecologista e obstetra em Foz do Iguaçu. Toda quinta-feira tem vídeo novo, não percam! Se inscrevam e ativem o sininho para ficarem sempre atualizados sobre os assuntos da saúde da mulher. Também espero vocês nos meus dois Instagrams: Doutora Laura.

Recebi uma pergunta de uma seguidora que foi ao ginecologista e descobriu uma ferida no colo do útero, sendo indicado o tratamento de cauterização. Neste vídeo, vamos falar sobre o que é essa ferida, por que ela aparece, quais são os sintomas e por que algumas feridas precisam ser tratadas com a cauterização.

A cauterização é um dos tratamentos mais eficientes para feridas no colo do útero. Essas feridas também são conhecidas como ectrópio ou ectopia cervical. Assim como nossos lábios possuem um epitélio mais forte e resistente por fora e outro tipo de epitélio por dentro, o colo do útero também possui um epitélio escamoso por fora e um epitélio glandular ou colunar que reveste o canal do útero por dentro. A ectopia é o crescimento desse epitélio que recobre o útero por dentro para fora, formando um aspecto de ferida.

As principais causas da ectopia são o aumento dos níveis de hormônios femininos, principalmente o estrógeno, o que torna essa condição mais comum na adolescência, durante a gravidez e entre as usuárias de anticoncepcionais hormonais, incluindo a injeção trimestral. Após os 35 anos, a incidência da ectopia diminui significativamente.

A maioria das mulheres com ectopia é assintomática, ou seja, não sentem nada. No entanto, os principais sintomas que podem ocorrer são qualquer tipo de corrimento, principalmente do tipo catarro com excesso de muco, sangramento durante a relação sexual, sangramentos intermenstruais, dor no baixo ventre e dor durante as relações sexuais.

Existem três tamanhos de ectopia: pequena, média e grande. As ectopias médias e grandes exigem atenção especial por parte do ginecologista, pois a área da metaplasia escamosa (nome dado à ferida no colo do útero) é favorável à infecções, devido à diminuição da imunidade celular nessa região. Isso favorece principalmente infecções como clamídia, gonorreia, HIV e HPV, sendo que o último está relacionado ao câncer de colo de útero.

Por isso, é importante tratar a ectopia, principalmente em mulheres sexualmente ativas. Para diagnóstico, o ginecologista colherá um preventivo (Papanicolau) e poderá solicitar o exame Multiplex ST, que analisa sete tipos de agentes infecciosos que podem estar causando cervicite. Com base nos resultados desses exames, o tratamento será indicado. Também é necessário tratar o parceiro ou parceira e fazer uma investigação no caso de relacionamento homoafetivo.

No próximo vídeo, falaremos sobre como é feita a cauterização e todas as orientações antes e depois do procedimento. Se ficou alguma dúvida sobre as feridas no colo do útero, por que elas existem, por que devem ser tratadas e quais são os sintomas, escrevam nos comentários. Agradeço a todos que assistiram até o fim do vídeo, deixando um like, um comentário, se inscrevendo no canal e confiando no meu trabalho. Até o nosso próximo vídeo!

Fonte: Ectrópio – A ferida no colo do útero por Saúde da Mulher com Dra Laura Lucia