Pular para o conteúdo

O que é a endocardite bacteriana e como preveni-la

  • por
  • posts

Mas agora, um ator muito querido vai falar sobre a alegria de voltar ao trabalho depois de uma luta dramática pela vida. Meu nome é Luis Gustavo e vou bater um papo com vocês aqui ao lado da Renata, porque eu quero descer. Eu consigo transmitir a vocês o tamanho da minha alegria de estar falando com vocês, de estar vivendo esse momento e vocês vão saber porquê, hoje, esse momento é o mais feliz da minha vida.

Puxado, o Vavá! De sai de baixo, tem novidade! Mário fofoca, de Elas por Elas, sabe? Claro, o eterno “até tu, Tua”. São 5 milhões aos 80 anos e mais de 50 de carreira. Luis Gustavo tem todos os motivos para estar assim, ó, feliz da vida. Superou uma luta de 33 dias contra uma doença misteriosa.

Botafogo, Tatá, como é que foi? Começou com uma febre e uma gripe. E uma gripe meio atordoado com o ouvido, aí comecei a passar mal. Passei mal e capotei no estúdio, pra desmaiar. Quase desmaiei. Fiquei em coma, porque fui para o hospital. Uma bactéria não identificada se instalou no intestino do ator, de lá foi para a cabeça, pela corrente sanguínea, e acabou indo parar no coração de Luiz Gustavo. De uma prótese, por conta de um infarto, descobriram que eu estava com uma endocardite. É uma bactéria inteligente, ela escapa, se esconde, e ela vai pras próteses. Porque na prótese não tem corrente sanguínea, então o antibiótico não pega. Ela se esconde das raio x, ela se esconde da ressonância, nas escolhas da endoscopia, de tudo o que você possa imaginar. É terrível. Você conseguiu descobrir como você pegou?

Técnico, olha a preferência dessa bactéria que eu peguei. É a boca, é só. É hoje em dia, ela entra na gengiva, ouvido, pelo nariz e a mão, né? E a mão que vai pra todo lugar. Você está no grupo, pega um pão de queijo, vai comer, não lava a mão, pronto, com a bola. Tá vendo? A principal forma de prevenção ainda é o cuidado com a boca, com os dentes. Lavar as mãos é fundamental. É uma doença muito séria, muito agressiva, e que tem que ser lembrada sempre. Você ficou mais cuidadoso?

Sim, muito mais. Qualquer coisa que eu faço, eu lavo a mão. Até quando saí do estúdio, até pra sair do cenário, eu vou pro camarim, vou trocar de roupa para dar continuidade àquela cena, ou lavar as mãos. Sabe, ficou um trauma na minha cabeça. Eu emagreci quase 15 quilos em um período muito curto de tempo, né?

Eu não podia ver comidas e não queria ouvir falar, né? Durante esse período, fui perdendo, perdi a voz do samba, de tudo. E fiquei tão mal, deixava eu pelo menos assistir a Jóia Rara. Da associação ao som da minha cabeça, eu ficava imaginando. Nossa, estava fazendo, essa cena terminou, e a pérola sumiu no dia 12. Assim, por uma xuxa. “Vida”, mais um dia que vou atravessar aqui. Eu achava que não ia voltar, imagine só minha alegria, Renata, quando eu voltei. Recebi alta, entrei no estúdio, recebendo aquela força daquele elenco. Esse elenco que vai ao ar às 8h, uma festa naquele estúdio. Fizeram um bolo, deram flores.

Que bom que voltou à cena. Ela não estava sendo a mesma sem você, tá, meu mestre? É muito bom tê-lo de volta. Você sabe que a gente sentiu muita falta do Novo Fofucho. Mas só foi uma felicidade para todo mundo. Foi até mim. É um “boas vindas”. Um beijo é uma coisa indescritível. Viver, motivar, voltar a trabalhar. É uma coisa que, sabe, nunca imaginei que eu pudesse. Me diga uma coisa, que preço tem esse navio da empresa?

Não tem preço. Eu nasci de novo. Eu estou com 80 anos, mas, na verdade, eu me sinto com 15. Luiz ainda ganhou outro presente poucos dias depois de deixar o hospital. O nascimento da primeira netinha.

Se você começasse um recado dela para levar para a vida inteira, o que você diria a ela?

Fazer o que ela gosta. Soltar, soltar as pessoas. Deixem as pessoas serem aquelas próximas. Tem que ser como eu. Eu faço o que eu gosto de fazer que é ser tudo. Tá? Muito obrigado por receber o Fantástico. Saúde e sorte, ainda mais. O que a gente deseja? Brasil quando? Eu tenho certeza. Obrigado, Renata, com um beijo no seu coração e de todos os telespectadores. Muito obrigado por essa oportunidade nesse programa que é fantástico. Acho que é você, Andréas Gustavo. Que bom estar de volta!

Fonte: Endocardite Bacteriana por Grupo Neodonto