Pular para o conteúdo

O papel da alimentação na doença – Pan D’Lupus #11

  • por
  • posts

Então, eu saio em coisas importantes para o tratamento de um paciente, como a alimentação. Porque o que a gente come influencia muito na nossa saúde e no nosso bem-estar. Eu sempre fui uma pessoa preocupada com a saúde e acredito que uma alimentação adequada pode fazer toda a diferença na vida de uma pessoa.
Uma das coisas mais importantes que eu aprendi ao longo da minha vida foi que a alimentação pode ser um grande aliado no tratamento de diversas doenças. Um exemplo disso é o caso de duas pessoas que conheço, que sofrem com problemas de imunidade e dores articulares. Através de uma dieta anti-inflamatória, eles conseguiram melhorar bastante os sintomas e ter uma qualidade de vida melhor.
Um dos alimentos que ajuda muito nessa questão das dores articulares é o peixe, principalmente aqueles ricos em ômega 3, como o salmão. É super aconselhável incluir o peixe na dieta, pelo menos duas a três vezes por semana. Esses pacientes também relataram melhoras significativas na pele e no cabelo após incluírem a dieta anti-inflamatória em seu tratamento.
Outra coisa que eu sempre falo para todos é sobre o gengibre. Sou uma grande fã desse alimento, pois além de ser um anti-inflamatório natural, ele ajuda bastante no aspecto da pele e dos cabelos. Se você não gosta de gengibre, não tem problema. Existem outros alimentos que também podem ser benéficos nesse sentido.
Uma outra medida que eu sempre indico é o consumo de suco de uva. Além de ser muito gostoso, o suco de uva é rico em antioxidantes e ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares. Também é muito indicado o consumo diário de alimentos ricos em cálcio, como um punhado de castanhas por dia, para fortalecer os ossos.
Quanto à quantidade de alimentos que devemos consumir, é importante lembrar que cada paciente é único e pode ter necessidades diferentes. É super normal que algumas pessoas precisem de mais ou menos alimentos do que outras, dependendo de sua condição de saúde.
O ideal é buscar sempre a orientação de um nutricionista, que é o profissional mais indicado para ajudar nessa questão. Cada caso é único, e o nutricionista poderá indicar a melhor dieta e alimentação para cada paciente.
Além do nutricionista, é importante também contar com a ajuda de outros profissionais, como o reumatologista, o psicólogo, entre outros, dependendo da condição de saúde de cada pessoa.
No meu caso, por exemplo, sou uma pessoa que sofre com problemas de tireoide, então preciso ter cuidado com o que como. Não posso consumir alimentos que são muito prejudiciais para a minha condição. Por isso, sempre busco seguir as orientações do meu nutricionista.
Enfim, cada caso é único e é importante buscar a orientação de profissionais qualificados. A alimentação é um tratamento preventivo para diversas doenças e pode melhorar muito a qualidade de vida das pessoas.
Eu espero que essas dicas tenham sido úteis para vocês. Se tiverem alguma dúvida ou quiserem compartilhar suas experiências, deixem nos comentários. Vamos aprender juntos!

Fonte: ALIMENTAÇÃO NO FAVORECIMENTO DA DOENÇA – PAN D’ LÚPUS #11 por Lala Marcela