Pular para o conteúdo

O desafio mundial das drogas: uma análise em profundidade | Redação nota mil | Descomplica

  • por
  • posts


Fala pessoal! Tudo bem com vocês?
Sejam bem-vindos a mais um redação nota mil. Esse programa é aquele em que você tem a possibilidade de tirar a nota máxima na redação. Tá afim? A gente dá uma ajudinha. Tá certo?
O tema de hoje é um tema daqueles bafônicos, sabe? Polêmicos mesmo! A questão das drogas como desafio mundial. Fica ligado para a gente aprender como organizar toda essa redação.
Pra você que está chegando agora no nosso canal, não deixa de se inscrever, afinal tem mais vídeos te esperando daqui pra frente. Mas olha só, assistir até o final, porque no finalzinho tem um link pra você ganhar aquele desconto maravilhoso aqui no Descomplica. E não esquece também que no finalzinho a gente tem, na descrição, o link pra você baixar a nossa redação exemplar para você acompanhar direitinho a nossa redação nota mil. Então, vamos lá!
Pra você produzir um bom texto, é interessante que você fique esperto em quatro aspectos do nosso texto, tá certo? Vamos falar primeiro do fluxo de ideias. Em seguida, um pouquinho da contextualização desse texto, a estruturação em terceiro lugar, e por fim, o impacto na sua redação.
Nesse primeiro passo, você vai ficar atento ao fluxo de ideias, que nada mais é do que aquela tempestade toda de ideias e repertório que vai surgir pra você. Com isso, a gente nem está pensando ainda em você pegar a caneta, escrever no papel o seu texto. Não! Você vai se ligar na leitura dos textos da coletânea, porque a partir dessas leituras vão surgindo ideias, argumentos, repertório da sua parte para construir a organização toda de ideias do seu texto.
Depois desse fluxo de ideias, a gente parte para contextualizar o seu texto. Na nossa redação, citamos aí um problema já no século 19 envolvendo as drogas. Nesse problema, anunciamos a questão da guerra do ópio. Vocês estão lembrados? Com isso, fizemos inclusive um paralelo com a atualidade, pensando no narcotráfico e também nas forças revolucionárias colombianas no século 21. Olha só, você já contextualizou e já escolheu a sua tese. Ou seja, é o momento de organizar toda a argumentação para defender a sua tese.
Sabe aquele momento de ser completamente persuasivo, inclusive quando você vai conseguir aquele pontinho a mais com o professor? É esse momento dentro do seu texto. Pra isso, é importante lembrar que a gente precisa não só expor argumentos e ideias que temos sobre aquele tema, como também embasá-los. E aqui na nossa redação, a gente escolheu três argumentos para defendê-los de forma persuasiva.
O nosso primeiro argumento a gente escolheu a seguinte ideia: embora as pessoas, e a gente sabe disso, utilizem as drogas como recreação, muitas delas utilizam-se também de maneira para escapar dessa realidade. E para defender e embasar esse argumento, escolhemos um autor chamado Charles Du Richeusse, que sustenta e dá fortalecimento para todas as ideias. Ou seja, sabe o que fizemos aqui? Um argumento por autoridade, aquele que dá sustentação para que a sua ideia não esteja só na sua opinião, mas que ela faça sentido cientificamente.
No nosso segundo argumento, a gente traz então a questão do tráfico como um negócio altamente lucrativo e também numa escala mundial. Além disso, é interessante pensar que não é um problema só de segurança, mas envolve também a questão da saúde. Então, deve ser avaliado como tal. Por isso que é uma situação muito complexa e que precisa ser encarada como um tema de saúde mundial.
Por último, o nosso argumento se concentra no aspecto social do uso das drogas, porque geralmente ele é mais ligado a estratos e regiões da sociedade que são mais carentes. No entanto, é interessante lembrar e fixar na redação o quanto ele acontece em outras esferas também da sociedade, então não pode ser só associado a situações de mais carência.
Ok, a gente fechou aí com três argumentos maravilhosos pra você defender esse tema. Agora, chegamos àquele momento, sabe? Aquele momento de tensão que é a famosa proposta de intervenção. Na proposta, a gente tem que dar uma possível solução para aquela problemática discutida ao longo da argumentação.
Na nossa redação exemplar, a gente está propondo diversas soluções e nelas as ações estão ligadas ao governo, à família, à escola, a instituições, ONGs e também às universidades. Cuidado para não ser uma proposta vaga. Tem que ser bem descritiva e que desenvolva cada um desses pontos.
Em relação ao governo, a gente propõe que eles trabalhem em reabilitação mais complexa para esses casos, numa parceria com as universidades e ONGs que apresentem seus especialistas e pesquisadores no assunto. Cabe à mídia lembrar à população o quão nocivo é o uso das drogas, já que ela é uma grande formadora de opinião na sociedade.
Lembra que a gente no início falou pra vocês passarem por quatro etapas de organização do texto? A primeira foi o fluxo de ideias, seguida da contextualização, depois a estruturação do texto e, por fim, chegou o momento do impacto de ideias.
Esse recurso pode aparecer em qualquer momento dentro da sua redação, tá? Mas sabe que a gente deixou por último? Que ele vai aparecer lá na conclusão. No nosso caso, na nossa redação exemplar, a gente utilizou o recurso no momento da introdução, naquela hora que a gente falou sobre o autor Charles Du Richeusse, sabe? Que nada mais é do que um argumento de autoridade, que é impactante e que convença o examinador de que você tem repertório pra falar sobre o assunto.
Prontinho! Conseguimos fechar a nossa redação. E olha só, independente do tema, se ele vai ser polêmico ou não, significa que você, seguindo essas dicas, vai conseguir elaborar, sim, um texto satisfatório para o vestibular.
Se você quer ter acesso a essa redação bonitona, faz o seguinte: clica no link da descrição para baixar lá. E olha só, tem mais uma coisa: no segundo link você consegue assinar o Descomplica com aquele desconto maravilhoso aqui.
Bom, se você gostou, então dá um like aqui nesse vídeo. E a gente se vê nos próximos. Do acerto. Um beijo, tchau!
Fonte: A QUESTÃO DAS DROGAS COMO DESAFIO MUNDIAL | REDAÇÃO NOTA MIL | DESCOMPLICA por Descomplica