Pular para o conteúdo

Novo colírio para tratamento de catarata: conheça o Dr. Lucas e seus benefícios.

  • por
  • posts

Olá! Aqui o Dr. Lucas Costa Silva, sou médico oftalmologista. O tema desse vídeo é “O que não te contaram sobre um novo colírio para tratamento de catarata”. Se você se interessa por esse assunto ou conhece alguém que precisa assistir e saber mais sobre essa novidade para o tratamento de catarata, então já compartilha esse vídeo colocando no grupo da sua família, porque ele pode ajudar muito essa pessoa.

Agora, vamos falar um pouco sobre catarata. A catarata é o nome que damos à presença de qualquer opacidade no cristalino, que é uma lente natural que todos nós possuímos dentro do olho. Ela causa visão embaçada ou turvação visual, como se estivéssemos usando óculos com lentes sujas ou arranhadas. O cristalino é formado por várias camadas de células, como uma cebola, que são repletas de proteínas, sendo as principais as cristalinas. Essas proteínas podem sofrer degenerações e alterações na sua estrutura com o envelhecimento, levando à formação de agregados protéicos insolúveis, que causam a opacidade e formação de catarata.

Existe uma pesquisa interessante realizada por cientistas chineses em 2015, que descobriu que o lanosterol, uma molécula chave na prevenção da formação de agregados proteicos insolúveis, pode também reverter esse processo. Eles testaram o lanosterol em laboratório, em coelhos com catarata e em cães vivos com catarata, obtendo resultados promissores em todos os casos.

Outra pesquisa, realizada por cientistas americanos em 2015, descobriu uma nova molécula chamada composto 29, que também foi capaz de melhorar a transparência do cristalino em ratos de laboratório com catarata hereditária.

É importante destacar que nenhum dos estudos realizados até agora testou essas medicações diretamente em humanos. Os testes foram feitos em animais de laboratório. Os próximos passos para o desenvolvimento desses tratamentos são os testes em humanos, inicialmente em menor escala e depois em larga escala. Portanto, ainda não devemos contar com essas medicações nas farmácias a curto prazo.

Além disso, é importante ressaltar que os custos desses ensaios clínicos são altos, e os laboratórios precisam recuperar esses investimentos quando as drogas forem comercializadas. Portanto, é possível que o custo final do tratamento com colírios seja alto.

Não sabemos ainda sobre a duração do efeito desse tratamento com colírios. Será que a pessoa terá que usar colírios a vida toda? Ou apenas por algum período? Novos estudos são necessários para responder essas questões.

Portanto, pessoalmente, acredito que, inicialmente, esses tratamentos com colírios ficarão reservados para casos em que a pessoa não pode se submeter à cirurgia, como em casos de saúde debilitada ou em recém-nascidos e crianças. A cirurgia continuará sendo a principal forma de tratamento para a maioria dos casos de catarata.

Se você já fez sua cirurgia de catarata, não deixe de consultar seu oftalmologista para verificar a saúde dos seus olhos e aproveite para conversar com ele sobre esse assunto.

Espero que essas informações tenham sido úteis. Se sim, clique em “curtir” e compartilhe esse vídeo para que mais pessoas possam se atualizar sobre esse assunto. Um abraço e até o próximo vídeo!

Fonte: Dr. Lucas | Novo colírio para o tratamento de Catarata por Dr. Lucas Costa Silva