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Níveis de gravidade da apraxia de fala na infância: Elisabete Giusti apresenta estudo.

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Os diferentes níveis de gravidade da praxia de fala na infância

Olá! Este é mais um vídeo da série Tiradúvidas, e o tema escolhido para esse vídeo é sobre os diferentes níveis de gravidade da praxia de fala na infância. Hoje, nós trabalhamos com três níveis de gravidade: apraxia leve, apraxia moderada e apraxia severa.

Uma pergunta frequente dos pais é como saber se a apraxia do meu filho é leve ou se é uma apraxia severa. Como é que nós fazemos para definir esse grau? Então, nós precisamos considerar alguns elementos, alguns fatores, para chegar a essa conclusão.

O primeiro diz respeito ao grau de inteligibilidade, ou seja, o quanto a fala da criança é compreendida. Não só pelos pais, mas principalmente por pessoas que não têm contato diário com a criança. Se a criança não é compreendida por adultos que não são familiares ou por crianças não familiares, pode indicar um grau mais severo de apraxia de fala.

O segundo fator a ser considerado é o inventário de fala, ou seja, quais os sons que a criança produz e quais as estruturas silábicas que ela utiliza. Por exemplo, algumas crianças conseguem produzir apenas uma ou duas vogais e uma única consoante, enquanto outras já conseguem produzir vários sons consonantais e todas as vogais. O repertório de sons e de estruturas de sílabas que a criança consegue produzir também é um índice para analisar o grau de severidade.

O terceiro fator a ser considerado é a quantidade de sinais da apraxia que a criança apresenta e a severidade desses sinais. Atualmente, temos alguns checklists de rastreio que foram descritos considerando marcadores clínicos para o diagnóstico da apraxia de fala. Quanto mais sinais a criança apresentar e quanto mais severos esses sinais forem, maior será a gravidade do quadro de apraxia de fala na infância.

Outro fator a ser considerado é o impacto da apraxia de fala no relacionamento social e na interação social da criança. Ou seja, o quanto a dificuldade de fala está impedindo essa criança de ter uma convivência social adequada com outras pessoas. Em casos mais severos, a criança pode se isolar socialmente e ter dificuldade em interagir até mesmo com os seus pais.

Além desses fatores que foram mencionados, também existem outros elementos que devem ser considerados na hora de definir o grau de gravidade da apraxia de fala. Por exemplo, casos em que a criança possui um transtorno de coordenação motora ou uma dispraxia. Essas crianças terão dificuldades não só na fala, mas também em relação aos membros inferiores e superiores, ou seja, terão dificuldades com habilidades motoras como correr, saltar, pedalar, segurar objetos, entre outros.

Crianças que também têm dificuldades no uso das mãos, como dificuldade para fazer gestos ou segurar objetos, podem indicar um grau mais severo de apraxia de fala. Além disso, crianças com apraxia oral, ou seja, que falham no planejamento de movimentos orais não-verbais, também são indicativos de um grau mais severo.

Um outro fator a ser considerado é a idade da criança. Quando começamos a intervenção em uma criança bem novinha, por volta de dois ou dois anos e meio, ainda não temos um diagnóstico conclusivo. Já a partir dos três anos, é possível ter um diagnóstico mais preciso. Por isso, é importante acompanhar a resposta ao tratamento ao longo do tempo para definir o grau de severidade.

É importante ressaltar que cada criança é única e pode apresentar características diferentes. Por isso, é fundamental a avaliação de um profissional especializado para determinar o grau de gravidade da apraxia de fala em cada caso.

Espero ter ajudado! Até mais!

Fonte: NÍVEIS DE GRAVIDADE DA APRAXIA DE FALA NA INFÂNCIA – ELISABETE GIUSTI por Apraxia de Fala na Infância – ABRAPRAXIA