Pular para o conteúdo

Neuropatia periférica: causas, sintomas e formigamento no corpo.

  • por
  • posts


Você tem formigamento nas mãos e nos pés? Está sentindo as mãos e pés mais frios ou gelados? Isso pode ser um problema muito importante para pessoas diabéticas, idosos e veganos. E é sobre isso que vou falar: as dores nos nervos, ou um problema conhecido como neuropatia periférica.
A neuropatia periférica é um problema nos nervos periféricos que acomete as extremidades nervosas das mãos e dos pés. Esse problema é mais comum do que as pessoas imaginam. Cerca de 2% da população em geral tem essa condição, mas se considerarmos as pessoas diabéticas e idosas, esse número pode chegar a até 30%. Portanto, é um problema que você provavelmente conhece alguém que sofre ou já ouviu falar em algum momento da vida.
Os principais sintomas da neuropatia periférica são o formigamento, a sensação de dormência e a dor. O formigamento é o principal sintoma da maioria das neuropatias periféricas. Já a sensação de dormência é comum nas pessoas que sentem as mãos e os pés gelados, como se estivessem anestesiados. A dor pode se manifestar de diversas formas, como queimação, choque, pontadas e dores intensas. Esses sintomas costumam ocorrer principalmente nas extremidades, como nas pontas dos dedos das mãos e dos pés, e tendem a piorar durante a noite.
É importante ressaltar que se você acordar ocasionalmente com formigamento nas mãos, braços ou pés, provavelmente isso está relacionado à postura ou à posição em que você dormiu. Mas se você tem essas queixas frequentemente, acorda à noite com as mãos e pés formigando intensamente, sentindo-os dormentes e gelados, e precisa mexê-los constantemente ou colocar várias camadas de roupa para esquentá-los, pode ser um sinal de um problema nos nervos. Nesse caso, é importante procurar um médico o quanto antes para identificar a causa e iniciar o tratamento adequado.
Se nada for feito ou o tratamento não for adequado, o problema da dor nos nervos tende a piorar e os sintomas podem progredir. Alguns dos principais sintomas dessa progressão são a piora da sensibilidade, a perda de força muscular e a ampliação das áreas afetadas pelos sintomas. Por exemplo, pacientes que antes apenas sentiam os sintomas nas mãos ou nos pés passam a ter perda de sensibilidade em outras partes do corpo, como pernas, causando disfunção erétil, dificuldade de esvaziamento vesical, dificuldade de engolir alimentos, constipação, depressão, tontura, entre outros.
Existem diversas causas para neuropatias periféricas, mas vou destacar oito delas. A mais comum é o diabetes mellitus. Além disso, o etilismo, uma dieta pobre em vitaminas do complexo B, doenças autoimunes como artrite reumatoide e lúpus, medicamentos como quimioterápicos e antibióticos, doenças infecciosas como hanseníase, HIV e hepatites, problemas de exercício de repetição como a síndrome do túnel do carpo, e problemas metabólicos no organismo como insuficiência renal, hepática e distúrbios da tireoide.
Portanto, é importante estar ciente de que a neuropatia periférica é um problema comum que pode afetar significativamente a vida das pessoas. Mas também é importante saber que há tratamentos disponíveis. Se você apresentar os sintomas descritos aqui, converse com seu médico e, nos casos mais graves, procure um neurologista, especialista na área dos nervos periféricos. Lembre-se de que estar bem informado ajuda o seu médico a chegar a um melhor diagnóstico e tratamento.
Fonte: CORPO FORMIGANDO? Causas e sintomas da NEUROPATIA PERIFÉRICA (doença nos nervos) por DOUTOR AJUDA