Pular para o conteúdo

Neuralgia do Trigêmeo: Conheça as causas e tratamentos – Dra. Danielle Sales

  • por
  • posts

Neuralgia do Trigêmeo: Causas, Sintomas e Tratamento

Oi pessoal, aqui é a Dra. Danielle Sáris, especialista em dor facial na Clínica Alegre. Hoje vou falar sobre uma doença muito dolorosa chamada neuralgia do trigêmeo.

Antes de começar, vamos entender um pouco sobre a anatomia do nervo trigêmeo. Ele tem três ramos, que são responsáveis pela sensibilidade do rosto: o ramo oftálmico, que vai para a região da testa; o ramo maxilar, que vai para a região das bochechas; e o ramo mandibular, que vai para a região da mandíbula.

A neuralgia do trigêmeo ocorre devido à inflamação desse nervo. Normalmente, ele é comprimido por uma artéria ou vaso sanguíneo, o que causa inflamação e dor intensa quando estimulado. Essa compressão pode ocorrer por várias razões, sendo a mais comum a compressão da artéria ao redor do nervo.

Os principais sintomas da neuralgia do trigêmeo são:

  • Dor intensa em forma de choque, queimação ou latejamento;
  • Duração da dor de segundos a minutos (ou até horas);
  • Dor ao escovar os dentes, beber água ou expor o rosto a eventos rotineiros;
  • Mais comum em mulheres e pessoas acima dos 60 anos.

Se você apresentar esses sintomas, é importante procurar um especialista para realizar um diagnóstico correto. Um neurologista, dentista ou oftalmologista podem fazer uma avaliação e solicitar exames, como ressonância magnética, para confirmar o diagnóstico.

Normalmente, a neuralgia do trigêmeo é tratada com medicamentos controlados, como anticonvulsivantes, que ajudam a controlar a inflamação e reduzir as crises de dor. Em alguns casos, quando os medicamentos não são eficazes, a cirurgia pode ser uma opção para remover a compressão do nervo.

É importante ressaltar que cada caso é único e o tratamento adequado deve ser indicado pelo especialista de acordo com as características e necessidades de cada paciente.

Se você conhece alguém que apresenta esses sintomas ou está sofrendo com a neuralgia do trigêmeo, recomende que procure um especialista o mais rápido possível. O tratamento adequado pode ajudar a aliviar a dor e melhorar a qualidade de vida.

Espero que essas informações tenham sido úteis. Se tiverem mais dúvidas, deixem nos comentários. Não se esqueçam de dar um like no vídeo e se inscrever no nosso canal para acompanhar mais conteúdos sobre saúde. Para conhecer mais sobre a Clínica Alegre, acessem nosso site www.clinicasilhueta.com.br e sigam-nos nas redes sociais.

Fonte: NEURALGIA DO TRIGÊMEO – DRA DANIELLE SALES por Clínica Allere l Dentista Danielle Sales