Pular para o conteúdo

Nervo ciático: definição e possíveis afecções.

  • por
  • posts

Medo: Principais problemas que afetam o nervo ciático

Nesse vídeo, eu falarei sobre o medo. Meu nome é André Mansano e sou médico especialista no tratamento de dores crônicas.

O nervo ciático é o maior nervo que temos no organismo. A maioria dos nossos nervos se originam da medula espinhal, saindo das regiões cervical, torácica, lombar e sacral. O nervo ciático se origina das duas últimas raízes nervosas da região lombar e das três primeiras raízes nervosas da região sacral. Essas raízes se juntam e formam o nervo ciático, que passa embaixo do músculo piriforme, descendo pela perna e levando sensações até o pé, panturrilha e região da coxa.

Diversos problemas podem afetar o nervo ciático, causando dores em uma ou nas duas pernas. Os principais problemas incluem hérnia de disco, estenose foraminal, síndrome do piriforme, traumas ou cirurgias e causas mais raras como varizes e endometriose.

A hérnia de disco ocorre quando o disco intervertebral, que é formado pelo ânulo fibroso e o núcleo pulposo, sofre uma degeneração e comprime uma ou mais raízes nervosas que formam o nervo ciático. Isso causa dor, formigamento e eventualmente perda de força no membro inferior. A estenose foraminal é uma compressão do nervo causada pelo achatamento do disco intervertebral e formação de artrose, ocorrendo frequentemente em pacientes acima de 50 ou 60 anos. A síndrome do piriforme ocorre devido a uma contratura exacerbada desse músculo, causando dor que piora quando o paciente fica sentado.

Traumas ou cirurgias na região da bacia, quadril ou nos membros inferiores também podem afetar o nervo ciático, cortando, machucando ou comprimindo o nervo. Além disso, problemas como varizes e endometriose podem envolver o nervo ciático, causando dores nas pernas.

O diagnóstico desses problemas relacionados ao nervo ciático é feito através da história clínica do paciente, do exame físico e, em alguns casos, de exames complementares como eletroneuromiografia, ressonância nuclear magnética e ultrassonografia.

É importante fazer um diagnóstico preciso para determinar o tratamento adequado para aliviar as dores e outros sintomas causados pelo problema no nervo ciático.

Fonte: Nervo ciatico – O que é e o que pode afetá-lo por Dr. André Mansano – Tratamento da Dor