Pular para o conteúdo

Músculos do tórax e abdômen: Conheça a anatomia humana.

  • por
  • posts

O clássico de anatomia dos músculos do tórax e do abdômen. Observamos as imagens, principalmente os músculos do tórax na região superior e do abdômen na região inferior. O maior músculo da parte do tórax é o peitoral maior. Retirando o peitoral maior, temos a imagem aqui do lado esquerdo do peitoral menor. Nos braços, na região superior, observamos o músculo deltoide. Entre o músculo deltóide e o peitoral maior, existe um sulco chamado sulco deltopeitoral. Onde podemos observar como ponto de referência a clavícula, o esternocleidomastóideo e o músculo trapézio, que vamos ver depois na parte de cima, na parede anterior do abdômen.

Vendo o músculo reto do abdômen e a linha Alba, e o músculo oblíquo externo do abdômen. Depois, temos o latíssimo do dorso, que faz parte dos músculos dorsais na região da parede do abdômen. Existem três camadas de músculos nessa região. A camada mais externa é feita pelo oblíquo externo do abdômen, que mostrou aqui. Retirando esse músculo, vemos o oblíquo interno. Observamos as fibras do músculo, estão na região diagonal. O mesmo acontece com o oblíquo interno. E por baixo do oblíquo interno, temos o transverso do abdômen, que ocupa toda essa região.

Agora, vamos ver novamente o peitoral maior. Retirando o peitoral maior, observamos o peitoral menor nessa região e, mais abaixo, observamos o resto do abdômen, linha Alba, oblíquo interno e oblíquo externo. Por cima de tudo isso, temos o público interno e o transverso do abdômen. Então, a sequência é oblíquo externo, oblíquo interno e transverso do abdômen, de fora para dentro.

Também podemos observar os intercostais externos, como o próprio nome diz, entre as costelas. Observamos também, na parte lateral do tórax, a parede lateral formada pelo serrátil anterior, músculo da respiração. E observamos também o trapézio, o deltóide, veia cefálica, veia axilar, artéria subclávia, plexo braquial. A veia subclávia e a artéria subclávia emergem em um espaço que existe entre os dois músculos escalenos, escaleno anterior e escaleno médio.

Observamos também alguns músculos, como o piramidal, na região inferior do abdômen, e o músculo cremaster, que quando se contrai, levanta os testículos. Essa região é importante para onde ocorrem as hérnias inguinal e femoral.

Temos uma vista do interior do tórax e abdômen. Aqui ao esterno e costelas, como se estivéssemos observando os órgãos. Estamos observando a parede do tórax de dentro. Observamos os intercostais externos e aqui está o espaço onde estão os músculos escalenos, anterior e médio. Entre eles, existe um espaço onde passam a artéria subclávia e o plexo braquial. Observamos também o músculo subescapular, que é como uma almofada para a escápula se apoiar no tórax. E agora, a parte do abdômen. Observamos o diafragma, que delimita o abdômen do tórax. Logo abaixo, observamos os músculos psoas maior e menor. Os dois seguem o mesmo caminho e vão formar o músculo ilíaco, que quando atravessa o ligamento inguinal, se chama iliopsoas. Vamos inserir no trocânter menor do fêmur.

Fonte: Anatomia Humana: Músculos do tórax e abdomen. por Rodrigo Carvalho