Pular para o conteúdo

Miopia: O que é e como tratar esse defeito de visão

  • por
  • posts

Texto sobre Miopia

Olá querido Estudante, eu sou professor Douglas e quero trazer para você agora uma nova pergunta: o que é miopia? Bom, se você gostar do nosso vídeo, peço que dê uma curtida, dê um joinha aqui para gente. Se tiver interesse em acompanhar as nossas produções de aulas em vídeos, por favor, se inscreva no nosso canal. Vai ser um prazer enorme poder trazer para você sempre uma nova aula. Mas voltando ao nosso questionamento, o que seria miopia? A miopia, alguns livros dizem que é porque a pessoa tem um globo ocular muito comprido, muito alongado. O problema do míope não é simplesmente o tamanho ou formato do globo ocular, é a relação que vai existir entre a curvatura da córnea e o tamanho, o diâmetro do globo ocular. Essa relação é que vai ser problemática, o que caracteriza então a miopia nós dizemos que, em relação às dimensões do olho, a vergência do sistema óptico do míope, né, que seria a córnea, humor aquoso, cristalino é excessiva, vamos escrever para gente não esquecer.

Então vamos repetir: o míope tem o sistema de lentes do olho excessivamente convergente. O olho míope ele é excessivamente convergente em relação ao diâmetro do globo ocular, conforme nós já vimos comentado no vídeo sobre a visão humana. Como funciona o olho humano, é importante ressaltar que, para ver bem algo que está longe, nós precisamos diminuir a emergência do cristalino. Mas mesmo quando o cristalino está alongado, pouco convergente, acaba que por conta do sistema formado pela córnea, pelo humor aquoso, esse sistema de lentes aqui, que é um sistema relativamente complexo, né, são várias lentes associadas, aqui é convergente demais, de tal maneira que a imagem que deveria se formar lá no fundo do olho acaba se formando antes. Qual é a consequência disso? Estes raios luminosos que adentraram o olho da pessoa acabam se encontrando, formando conjugando essa imagem aqui no meio do caminho. Ele vai chegar à sua retina, que é o local onde as células fotossensíveis não um ponto, mais um borrão enorme. Eu sou o míope e sei que esta sensação é terrível. Quando nós vamos observar algo que está relativamente distante, nós temos o problema de que ao invés de aparecer um ponto, se é um ponto aqui ó, eu não consigo enxergar bem um ponto, vou enxergar um borrão. Às vezes tão borrado que eu não consigo ver coisa alguma, dependendo da distância e das dimensões do ponto em questão. Mas dizemos que os míopes têm dificuldade de ver bem de longe, porque quando nós temos um olho excessivamente convergente e quando a gente precisa ver algo de longe, nós diminuímos a vergência do olho. Isso daqui vai nos dar um trabalho enorme, vai nos dar uma dificuldade de ver.

Aí você pergunta, então, o que que o míope faz para resolver o seu problema? Tem uma solução: trazer para perto dele o objeto que você quer observar, aí ele vai conseguir enxergar melhor. Às vezes tem que ser perto demais. Pessoas que têm uma miopia com grande grau, elas precisam trazer, quiçá talvez aqui, para perto dos olhos quando estão sem óculos. Sem óculos, o mínimo que uma pessoa normal quando está sem óculos. Ele precisa trazer a cerca de 5 cm para começar a enxergar bem. Então, cuidado! Muitas pessoas dizem, “Ah, míope ele vê mal de longe, mas é bem de perto.” Negativo! Às vezes a miopia é tão intensa que mesmo trazendo para perto ele não consegue enxergar, tem que colocar muito, muito perto para ele conseguir enxergar bem, e isso já torna o míope impraticável de lidar com situações do cotidiano sem uso de óculos ou sem fazer uma cirurgia ou usar lentes de contato.

Outra ideia importante de você conhecer aqui é como é que a gente consegue corrigir o excesso de convergência do sistema de lentes de um míope. A gente corrige isso usando uma lente divergente, porque quando eu coloco uma lente divergente, fazendo uma associação, eu diminuo. Então, vamos colocar aqui ó: uma lente divergente, uma lente de vidro, né, ou de cristal ou de algum tipo de material transparente no ar, que vai dar uma afastada, uma divergência nesses raios e vai permitir que o míope consiga enxergar bem. É os raios luminosos vêm do objeto agora, ao invés de entrar com este ângulo que outrora entrou, ele vai dar uma divergida para cá. Esses raios vão dar uma divergida e, por conta dessa divergência, o olho do míope vai conseguir juntar os raios no fundo dos olhos. Então, uma lente divergente corrige o defeito do míope.

Eu me lembro quando era adolescente, professor contava uma piada para você não se esquecer do que corrige a miopia, fazer a seguinte pergunta: por que míopes não devem frequentar zoológicos? Aí todo mundo parava, pensava, e o que que tem a ver uma coisa com a outra? É porque o míope usa a lente de “ver gente”. Como assim? Se você separasse “dever gente”, se a gente escrevesse dessa forma, divergente não vai permitir que você veja bichos, a lente do míope é só para ver gente, dever gente. Bobagem, não é mesmo? Mas isso pode te ajudar a recordar no momento de fazer uma avaliação. Então, correção: Vamos colocar e escrever agora, no bom português, a palavra correta.

Eis que aqui nós temos a lente de “ver gente”, o professor Douglas. Eu ouvi falar muito em ponto próximo, ponto remoto do míope. As pessoas, em geral, elas conseguem enxergar bem de 25 cm até o infinito, mas a pessoa com miopia ela tem esses dois pontos mais perto dela. Um míope, por exemplo, em geral pode enxergar bem de 5 cm até 15. Olha que desesperador! E chegar de 5 cm até 20 é muito pouco. Uma regra que eu vou te dar para conseguir equacionar matematicamente essa daqui, me acompanha? Olha a equação: a vergência da lente corretiva deve ser um sobre o valor da distância padrão, que se é comum ver, menos um sobre a distância problemática. Isso funciona para qualquer tipo de defeito de visão: para miopia, hipermetropia, presbiopia, o astigmatismo, que é um pouco mais complexo porque ele envolve assimetrias, né, no globo ocular ou na córnea. Mas voltando aqui, é o problema. Suponha, por exemplo, que eu enxergo no máximo até 2 metros, a máxima distância que eu seja capaz de enxergar bem. É até 2 metros. De 2 metros para lá, o mundo para mim é um grande borrão. Qual é a máxima distância considerada padrão? Vamos fazer a conta. O máximo padrão é o infinito. Uma pessoa normal enxerga bem objetos infinitamente distantes. Agora, qual era a mesma distância minha? Eram dois metros. Então, menos um sobre dois metros. Se você pegar um e dividir pelo infinito, você vai ter zero. Se dividir um por uma coisa muito grande, né, uma distância muito grande, vai dar zero. E um dividido por dois vai dar 0,5. Então, nós vamos ter zero menos zero vírgula 5 de outubro. A gente diz nesse caso que se trata de um míope com 0,5 graus de miopia. É um nome vulgar que se dá para medir a miopia no uso comum. Então, essa pessoa teria meio grau de miopia. Perfeito! Se você enxerga no máximo até 2 metros, você vai precisar de uma lente corretiva de -0,5 dioptrias. Com isso, terminamos esse vídeo. Se ele te ajudou, por favor, dê um joinha. Se você tem interesse em mais aulas desse tipo, inscreva-se no nosso canal. A gente vai ficar muito feliz em acompanhar você na sua trajetória. Até o próximo encontro.

Fonte: Miopia – Defeitos de visão por Física com Douglas

Marcações: