Pular para o conteúdo

Minha experiência com a radioiodoterapia no tratamento do câncer de tireoide

  • por
  • posts

O meu processo de radioterapia e a importância do isolamento durante o tratamento

Olá, meu nome é Daisy. Para aqueles que me acompanham há mais tempo, sabem que no passado eu tive câncer. Na época, eu prometi gravar um vídeo explicando como era a radioterapia, mas acabei não o fazendo, pois acabei falando mais sobre bipolaridade no meu canal. No entanto, essa semana uma pessoa me mandou mensagem falando que ela vai passar pelo procedimento esse mês e pediu para que eu falasse sobre a minha experiência. E hoje estou aqui para compartilhar com vocês a minha jornada.

O câncer que eu tive foi o carcinoma papilífero de tireoide. Geralmente, nesse tipo de câncer, é feita a cirurgia para a remoção da tireoide e, em seguida, é necessário realizar a radioterapia para eliminar possíveis metástases e resíduos do tecido glandular. Gravei vídeos antes, durante e depois do tratamento, e hoje vou mostrar aqui um pouco dessas gravações, complementando com mais informações e minha experiência pessoal.

Um dia típico de radioterapia começa com jejum absoluto. Não é permitido beber água ou tomar medicamentos. Também não é permitido comer nada. Essa fase mais restritiva dura cerca de 15 dias, durante os quais minha dieta é extremamente limitada. Não posso comer fora de casa, pois sou obrigada a evitar todos os alimentos industrializados. Essa parte é um pouco difícil, mas, a partir de amanhã, já vou poder comer o que quiser. A radioterapia em si não costuma causar muitos efeitos colaterais, o maior risco é a fadiga. Segundo o que li, não é algo sério. O que me gerou mais ansiedade foi a dieta restritiva, pois é fundamental para o sucesso do tratamento ficar duas semanas sem consumir iodo. Isso significa evitar alimentos como salgadinhos, batatas fritas industrializadas, peixes salgados, camarão, ostras, leite, sorvete, queijo, carne defumada, carnede sol, caldo de carne, bacon, salsicha, linguiça, frios, mortadela, salame, gema de ovo, maionese, frutas enlatadas, azeitona, cogumelo, chucrute, agrião, aipo, repolho e pão. Parece muita coisa, mas é apenas uma questão de organização e planejamento.

O dia da radiação chegou. Meu objetivo é te mostrar como é o processo de radioterapia. Primeiro, engoli uma cápsula radioativa e bebi um pouco de água. Depois, fui para uma sala de isolamento, pois meu corpo ficou radioativo. Durante cinco dias, precisei manter uma distância de um metro das pessoas. Eu poderia encontrá-las, mas não permanecer perto delas, pois estava emitindo radiação. Para garantir a segurança das outras pessoas ao meu redor, tive que tomar algumas precauções, como separar talheres, pratos e outros utensílios, dar descarga várias vezes ao usar o banheiro e evitar contato próximo. Ficar isolada em casa foi bastante desafiador para mim, pois sou uma pessoa que valoriza o contato social, exercícios físicos e estar em contato com a natureza. Mas faz parte do tratamento e tentei aguentar esses dias de isolamento da melhor forma possível.

Durante o período de isolamento, a radiação também é eliminada pela saliva e pela urina. Portanto, é necessário separar os talheres, pratos e outros utensílios usados, além de dar várias descargas ao usar o banheiro. Essas medidas são necessárias para evitar a contaminação de outras pessoas que estão no mesmo ambiente que eu.

Enfrentar o isolamento e não poder sair de casa foi uma parte bastante difícil para mim. Isso mexeu com a minha cabeça. Mas tentei resistir à tentação de buscar outras fontes de prazer enquanto estava sozinha em casa. Sei que as chances de desestabilização serem grandes, então tentei aguentar esses dias de isolamento da melhor forma possível. A partir de segunda-feira, a vida volta ao normal e posso voltar a fazer as coisas que estou acostumada. Só preciso aguentar mais esses dois dias.

Ressalto que cada pessoa terá um protocolo específico de radioterapia, então é importante seguir as orientações do médico. É fundamental manter uma dieta restrita durante o tratamento e tomar as precauções necessárias para proteger as pessoas ao seu redor. A radioterapia passa rápido e, em breve, você estará de volta à sua rotina normal. Desejo a todos boa sorte e que tudo corra bem no tratamento.

Fonte: Radioiodoterapia | Minha experiência com o câncer de tireóide por Jornada Bipolar | Dra Deise Ramos