Pular para o conteúdo

Melhores exercícios para condromalácia patelar: dicas e recomendações

  • por
  • posts


Olá, como você está? Hoje vou te mostrar uma forma de combater e melhorar a condromalácia patelar, um problema no joelho relacionado à patela. A condromalácia ocorre devido ao desgaste da cartilagem da patela, causado por desequilíbrios no joelho. É importante ressaltar que tratar esse problema não se resume a tomar remédios, colágeno ou cálcio, é necessário buscar a ajuda de um profissional que trabalhe o equilíbrio e movimento do joelho.
Antes de falarmos sobre os exercícios para tratar a condromalácia patelar, é importante entender qual é o músculo que precisamos fortalecer para ajudar no equilíbrio do joelho. O músculo em questão é o vasto medial, que está localizado na parte interna do joelho, abaixo da patela. Muitas vezes, nos concentramos em fortalecer outros músculos, como o reto femoral e o vasto lateral, e esquecemos do vasto medial. O desequilíbrio entre esses músculos pode contribuir para o surgimento da condromalácia patelar.
O primeiro exercício que vou te mostrar é simples, pois consiste em acordar o músculo vasto medial. Para isso, coloque os dedos na parte interna e externa do joelho, e mexa a perna como se estivesse esticando e dobrando o joelho. Concentre-se em aplicar força conscientemente para acordar esse músculo. No começo, pode ser difícil, mas com o tempo você vai conseguir. Uma dica é começar a acordar o músculo até chegar ao ponto em que ele participa do movimento.
Depois de acordar o vasto medial, vamos trabalhar o fortalecimento desse músculo. Deite-se e coloque um travesseiro embaixo do joelho. Em seguida, contraia o vasto medial, “esmagando” o travesseiro. Nesse exercício, você vai sentir que, ao aplicar mais força, o músculo se esforça mais. Realize esse exercício por cerca de 5 minutos todos os dias. Se você não conseguir fazer de uma vez, pode dividir em duas partes. É importante trabalhar os dois joelhos, mesmo que um deles não apresente dor ou problemas.
Lembre-se de que é necessário manter uma disciplina e realizar esses exercícios diariamente. Com o tempo, você perceberá uma melhora no equilíbrio do joelho e uma diminuição dos sintomas da condromalácia patelar. Pode levar cerca de uma ou duas semanas para começar a perceber os resultados.
Espero que essas informações tenham te ajudado. Se tiver alguma pergunta, deixe nos comentários. Não se esqueça de se inscrever no canal, ativar o sino para receber notificações e compartilhar o vídeo com duas pessoas. Assim, poderemos ajudar mais pessoas a vencer a dor no joelho e transformar o mundo. Um grande abraço e até a próxima!
Fonte: 🦵 Exercício para condromalácia patelar por Dr. Alexandre Mota