Pular para o conteúdo

Melhores alimentos para comer após a cirurgia de remoção das amígdalas

  • por
  • posts


Recuperação da Amigdalectomia

Seu médico decidiu que a melhor saída é realmente retirar as amídalas. Eu estou aqui para te dizer o que você vai passar durante sua recuperação da amigdalectomia.

Quando seu médico decidiu que você precisa tirar suas amígdalas, elas já te causavam muita dor. Muito pus era criado, você roncava por causa disso e tinha apneia do sono, parando de respirar durante a noite por causa delas.

Existem várias indicações práticas para a retirada das amígdalas, incluindo uma condição chamada caseos. Imagina que você tem pequenos buracos em suas amígdalas, onde se acumulam comida, restos de pele, mucosa e bactérias. O que acontece é que se cria uma pastinha fedida que cheira mal e que, de vez em quando, sai. É um pouco desagradável e não há tratamento clínico para isso.

Na pior das hipóteses, você precisa retirar as amígdalas. A cirurgia nem é complicada. Se o médico disse: “Vamos fazer a cirurgia”, é porque já há razões suficientes para mandar você retirar suas amígdalas. A cirurgia dura cerca de 45 minutos e você nem vai perceber que se passou um minuto. Você toma uma anestesia geral, capota e acorda sem suas amígdalas.

Agora, você precisa se preparar para os próximos e últimos dias de sofrimento por causa da cirurgia. Não vai ser bonito, a não ser que você tenha até cinco anos. Nesse caso, a retirada das amígdalas é algo simples. Para um adulto, a recuperação é um pouco mais sofrida.

Os primeiros dias depois da cirurgia são os mais críticos. Você precisa poupar sua garganta. É preciso fazer uma dieta líquida, mesmo que você ache que é capaz de comer qualquer coisa. Esforce-se para manter a dieta líquida, pois você não quer arranhar sua garganta por estar com remédios e, mesmo que arranhe, você não vai perceber até que a dor se torne insuportável.

Normalmente, as pessoas relatam que, no quarto dia, a dor começa a piorar. Não é porque você não seguiu a dieta líquida corretamente nos primeiros dias. Um suquinho de chá de camomila gelado é legal para acalmar a garganta. Um iogurte de manhã com uma geleia de morango é ótimo. Uma gelatina ou uma geleia de mocotó são boas opções para a parte da manhã também.

Na hora do almoço, uma sopinha fria é recomendável. À tarde, você pode repetir o iogurte e a geleia de mocotó. No fim do dia, uma sopa mais encorpada é permitida. No quinto, sexto e sétimo dia, alimentos muito cozidos e frios são recomendados. Um arroz-doce frio é uma boa opção. Lembre-se de que tudo precisa estar bem cozido e macio.

Após o terceiro ou quarto dia, você começa a evoluir para alimentos mais gostosos, como purê de batata e creme de milho coado. No entanto, é importante evitar alimentos duros, como granola, salgadinhos, batatinha frita, batata palha, bolacha cream cracker e pão francês crocante. As cascas de frutas também devem ser evitadas. Frutas devem ser consumidas na forma de sucos ou raspadas, sem as cascas.

O processo de recuperação pode ser acelerado se você fizer e tomar alguns cházinhos que vou te contar. Sempre gelados, é claro. Chá de alteia é legal para deixar sua garganta antiséptica e evitar infecções. A camomila é analgésica, então, se estiver com dor, tome um chá dessa erva. Outro chá legal é o de tomilho, que diminui a necessidade de tossir. Lavanda é uma opção que acalma a garganta. Misture com outros chás que você goste, como erva doce, por exemplo.

Se seu médico recomendou a retirada das amígdalas porque elas inflamavam demais, causavam muita febre e te fizeram tomar muitos remédios, lembre-se de que essa será a última vez que você vai sofrer por causa delas. A cirurgia pode ser um alívio para muitos problemas causados por amígdalas inflamadas. Não desejo que ninguém tenha que passar por isso novamente, mas é importante saber o quão doloroso pode ser e agradecer por nunca mais ter que lidar com isso.

Fonte: TIREI AS AMÍGDALAS, O QUE COMER? por Tua Saúde