Pular para o conteúdo

Melatonina e Autismo: Sono no Autismo – Instituto Farol (EP#232)

  • por
  • posts

  1. Nesse texto, Thiago Lopes, um doutor especialista em autismo precoce, fala sobre a comorbidade do sono em pessoas autistas, em particular a insônia e a dificuldade de cair no sono.
  2. Ele menciona que crianças e adultos com autismo muitas vezes demoram mais para conseguir dormir, passando muito tempo rolando na cama antes de conseguirem adormecer. Além disso, eles também podem ter o sono interrompido durante a noite, acordando e ficando acordados por um bom período de tempo.
  3. A falta de sono afeta drasticamente o desenvolvimento dessas pessoas, pois interfere nas conexões cerebrais e na capacidade de sustentar a atenção e o aprendizado. Também pode levar a irritabilidade e falta de disponibilidade para interagir.
  4. Uma das alternativas para combater a insônia em pessoas com autismo é o uso da melatonina, um suplemento liberado recentemente no Brasil. Thiago ressalta que é importante consultar um pediatra antes de administrar melatonina, pois existem outros fatores a serem considerados, como rituais de sono, redução da luminosidade do ambiente e redução do consumo de açúcar.
  5. Estudos mostram que a melatonina pode ser eficaz no tratamento da insônia em crianças autistas. Essas crianças que tomaram melatonina conseguiram adormecer, em média, 40 minutos mais cedo do que antes e tiveram uma hora a mais de sono por noite em comparação com o grupo que recebeu placebo.
  6. Essas melhorias no sono são essenciais para o desenvolvimento das crianças, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida para a família, que não precisa lutar para fazer a criança dormir.
  7. O texto termina com Thiago incentivando os leitores a compartilharem suas experiências e estratégias para ajudar suas crianças autistas a dormir tranquilamente. Ele também pede que os leitores se inscrevam no canal e deixem um like no vídeo para apoiar o crescimento do canal.

Fonte: Sono e Melatonina – AUTISMO – Instituto Farol – EP#232 por Dr. Thiago Lopes Desenvolvimento Infantil |Autismo