Pular para o conteúdo

Medicamentos comuns no Brasil associados à ginecomastia

  • por
  • posts

Ginecomastia: 12 substâncias ou medicamentos que podem causar o aumento das mamas nos homens

Olá, sou o Dr. Lucas Felipe Gomes, médico urologista da cidade de Concórdia, no estado de Santa Catarina. Neste vídeo, irei comentar sobre 12 possíveis substâncias ou medicamentos que podem causar ginecomastia, que é o aumento das mamas em homens de forma inapropriada.

Antes de continuar assistindo, inscreva-se no meu canal do YouTube, toque o sino para ativar as notificações e, principalmente, não se esqueça de compartilhar este vídeo com seus amigos, colegas e conhecidos para que essa informação útil possa chegar ao maior número possível de pessoas.

Em meu consultório, frequentemente recebo pacientes que relatam aumento das mamas, e muitas vezes esse aumento está relacionado ao uso de algum medicamento. Por isso, é importante conhecermos quais substâncias estão associadas a esse efeito colateral para podermos identificar as possíveis causas. Existem diversas classes de medicamentos que podem desencadear a ginecomastia.

  1. Esteroides anabolizantes: o uso excessivo de esteroides anabolizantes pode levar à conversão de testosterona em estradiol, um hormônio feminino que age no tecido mamário dos homens, causando ginecomastia.
  2. Antidepressivos tricíclicos: medicamentos como a imipramina e amitriptilina, quando utilizados por longos períodos, podem causar o aumento das mamas.
  3. Anti-hipertensivos: alguns medicamentos utilizados para controlar a pressão arterial, como captopril, nifedipina e verapamil, podem causar o aumento das mamas. Além disso, a espironolactona, um medicamento diurético poupador de potássio, também pode estar relacionada a esse problema.
  4. Digitálicos: esses medicamentos aumentam a contratilidade do coração e são utilizados no tratamento de insuficiência cardíaca. A digoxina é o principal representante dessa classe e pode estar associada ao aumento das mamas.
  5. Inibidores da bomba de prótons: medicamentos utilizados no tratamento de úlceras e gastrite, como omeprazol, também podem causar ginecomastia.
  6. Antifúngicos: o cetoconazol é um exemplo de antifúngico que pode levar ao aumento das mamas.
  7. Antibióticos: o uso do azitromicina, um antibiótico utilizado para tratar infecções sexualmente transmissíveis, também está relacionado ao aumento das mamas.
  8. Metoclopramida: esse medicamento, utilizado para tratar vômitos, quando usado por períodos prolongados, pode causar aumento das mamas.
  9. Inibidores da 5 Alfa redutase: a finasterida e dutasterida, medicamentos utilizados para tratamento da próstata, podem levar ao aumento das mamas.
  10. Medicamentos para o controle de arritmia: a amiodarona, utilizada nesse caso, também pode causar ginecomastia.
  11. Abuso de álcool: o consumo excessivo e prolongado de álcool pode levar ao aumento das mamas.
  12. Substâncias ilícitas: drogas como maconha e heroína também podem estar associadas à ginecomastia.

É importante ressaltar que muitas vezes os pacientes utilizam diversos medicamentos e nem sempre sabem quais deles podem estar relacionados ao aumento das mamas. Nesses casos, é fundamental conferir a bula de cada medicamento e, se necessário, suspender ou substituir algum deles para verificar se há melhora na condição.

Agradeço a todos por assistirem este vídeo. Inscrevam-se no meu canal do YouTube, curtam e compartilhem este conteúdo. Se tiverem dúvidas, críticas, sugestões, deixem nos comentários. Um forte abraço e até o próximo vídeo!

Fonte: 12 medicamentos muito usados no Brasil que podem causar GINECOMASTIA por Toque de Urologista