Pular para o conteúdo

Medicação de ação rápida: a solução para alívio rápido

  • por
  • posts


Prática no Pronto Socorro

Olá pessoal, sejam bem-vindos à PraticaMais! Estou aqui agora no pronto socorro e temos um paciente aguardando atendimento. Pelo que parece, ele está apresentando algum tipo de reação alérgica. Como esse é um procedimento rápido e no pronto-socorro não é necessário se identificar, vou questionar o paciente para confirmar algumas informações antes de prosseguir.

Confirmei que o paciente chama-se José Joaquim Xavier e que ele é natural da cidade de Além das Peças. Ele informou que o medicamento que o médico prescreveu foi a hidrocortisona de 505mg. Tudo certo até o momento. Agora preciso confirmar o uso do medicamento com o paciente antes de prosseguir.

Agora, vou mostrar para vocês o procedimento que vou realizar. Primeiro, vou preparar o campo estéril. Depois, vou pegar uma agulha e realizar uma punção venosa para inserir um cateter. Preciso de uma seringa de 10ml para fazer a aspiração do sangue. É importante sempre fazer a assepsia correta para evitar contaminação.

Feita a aspiração, vou testar o ângulo da agulha e, em seguida, vou conectar a agulha ao soro fisiológico, observando para não contaminar a ponta. Agora vou fazer a conexão com o frasco de hidrocortisona.

Agora devo abrir o frasco de hidrocortisona, que tem uma parte metálica que pode ser um pouco difícil de abrir. Vou tentar abrir com cuidado. Se não conseguir, posso levantar um pouquinho a agulha para facilitar a abertura.

Com o frasco aberto, vou aspirar todo o medicamento que está dentro dele. Preciso tirar todo o ar do frasco para evitar que ele seja contaminado. Feita a aspiração, vou suspender a seringa de cabeça para baixo para que o ar suba e o líquido seja empurrado para baixo. Vou segurar a seringa nessa posição até não ter mais bolhas de ar dentro dela.

Agora que o medicamento já está preparado, vou aplicá-lo no paciente. Vou fazer a assepsia na área de punção e em seguida fazer a punção venosa no paciente. O paciente está sentindo um pouco de dor, mas é normal. Agora vou conectar o medicamento e administrá-lo.

Após finalizar a administração do medicamento, vou desprezar todos os materiais utilizados, retirar meu equipamento de proteção individual e higienizar minhas mãos. Não se esqueçam de sempre higienizar as mãos antes e após o contato com o paciente.

Fonte: Medicação rápida – Fast Medication por Prática Enfermagem