Pular para o conteúdo

Mecanismo de Carcinogênese do Helicobacter Pylori: Câncer gástrico – Patologia geral

  • por
  • posts

Nesta aula, vamos falar sobre o processo de carcinogénese da bactéria H pylori e sua relação com o câncer gástrico. O câncer gástrico é a quinta causa mais comum de câncer em todo o mundo e a terceira principal causa de morte relacionada ao câncer. A bactéria H pylori é o principal agente etiológico para o desenvolvimento desta patologia, sendo responsável por cerca de 90% dos casos de todas as malignidades gástricas.

H pylori é uma bactéria gram-negativa microaerofílica, o que significa que ela tem a capacidade de sobreviver em baixas concentrações de oxigênio. Cerca de 50% da população mundial está infectada por essa bactéria, e a transmissão ocorre principalmente por via fecal-oral ou oral-oral. Quando ingerida, a bactéria entra no estômago do paciente e se adere às células epiteliais do trato gástrico. Apesar do ambiente ácido do estômago, a bactéria consegue sobreviver devido à produção de uma enzima chamada urease, que neutraliza o suco gástrico.

A presença de H pylori no estômago do paciente pode levar ao desenvolvimento de gastrite crônica, úlceras duodenais ou gástricas e até mesmo ao linfoma do tecido linfoide associado à mucosa. A bactéria é classificada em dois grupos, positivos e negativos para o gene cagPAI, que está relacionado a uma maior incidência de câncer gástrico. Os genes desse grupo estão envolvidos na produção do sistema de secreção do tipo 4, que permite a inserção de proteínas bacterianas nas células epiteliais do hospedeiro.

A proteína CagA, presente em H pylori, é capaz de regular a fosforilação de proteínas endógenas, causando uma regulação negativa da proteína SHP-2. Isso leva a um aumento da proliferação e mobilidade das células epiteliais, características observadas em células cancerígenas. Além disso, a bactéria produz a proteína VacA, que destrói as junções epiteliais, facilitando a invasão dos tecidos.

Outro mecanismo de carcinogénese de H pylori é a produção da proteína CagA, que bloqueia as respostas por células T, impedindo a eliminação das células cancerígenas pelo organismo. Essas características conferem à bactéria H pylori uma grande importância no processo de carcinogénese relacionado ao câncer gástrico.

Espero que tenham gostado do vídeo. Não esqueçam de se inscrever no canal e deixar seus comentários. Muito obrigado e até a próxima!

Fonte: Mecanismo de Carcinogênese da bactéria Helicobacter Pylori [Câncer gástrico] [Patologia geral] por Patologia fácil