Pular para o conteúdo

Malária: características, sintomas e prevenção – tudo o que você precisa saber

  • por
  • posts

Malária – Uma doença infecciosa transmitida pelo mosquito vetor

Olá! Seja muito bem-vindo ao meu canal! Hoje vamos estudar sobre a malária. É uma doença famosa e com características que valem a pena serem exploradas. Logo abaixo, temos uma imagem do mosquito vetor e o plasmodium, o protozoário responsável pela transmissão da malária. Vamos iniciar nossa jornada hoje?

A malária é uma doença infecciosa e febril, que pode ser aguda. Ela causa febre alta e tem como vetor o mosquito anopheles, também conhecido como mosquito prego. Ao adquirir a doença, a pessoa desenvolve imunidade parcial a ela. A malária é muito comum na região amazônica, sendo uma preocupação para a saúde pública principalmente nessa região.

Os sintomas da malária incluem febre alta, calafrios, tremores, sudorese, dores de cabeça, náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite. Em casos mais graves, podem ocorrer complicações como alteração da consciência, prostração, convulsões, hipotensão arterial, choque e hemorragias.

A transmissão da malária ocorre apenas pelo mosquito vetor. Portanto, ao entrar em contato com uma pessoa portadora da doença, a transmissão não ocorrerá, a menos que haja a picada de um mosquito vetor. É importante destacar que o anopheles tem hábitos noturnos, o que aumenta a preocupação em áreas onde há sua presença.

Prevenção da malária

Para prevenir a malária, tanto em nível individual quanto coletivo, algumas medidas são sugeridas:

Prevenção individual:

  • Utilize mosquiteiros em sua casa;
  • Use roupas que protejam pernas e braços quando estiver em locais com muita vegetação;

Prevenção coletiva:

  • Realize borrifações intradomiciliares;
  • Elimine criadouros de mosquitos com drenagem e pequenas obras de saneamento;
  • Faça a limpeza das margens de criadouros e controle da vegetação aquática;
  • Melhore as condições de moradia e de trabalho;
  • Realize o uso racional da terra.

Lembre-se de que a transmissão da malária ocorre principalmente por meio da água acumulada em criadouros de mosquitos. Evite deixar água parada, faça a prevenção e ajude a combater a propagação da doença.

Muito obrigado por acompanhar nosso canal! Se inscreva, curta e comente. Estaremos sempre à disposição para tirar suas dúvidas e compartilhar informações relevantes. Até a próxima!

Fonte: Malária – características, sintomas e prevenção por Gustavo Almeida Camargo