Pular para o conteúdo

Maior Operação Contra o Tráfico: PF apreende 50 toneladas de cocaína e R$ 1 bilhão

  • por
  • posts

Há 50 toneladas de cocaína e 1 bilhão de reais em dinheiro e bens

Esse é o resultado da maior operação da história da Polícia Federal no combate ao tráfico de drogas, uma investigação que aconteceu no Brasil, Bélgica, Espanha e Emirados Árabes. A criatividade dos criminosos para transportar a droga chamou a atenção da polícia, e o Domingo Espetacular teve acesso com exclusividade aos bastidores da investigação.

As imagens exclusivas mostram como os traficantes guardavam parte do dinheiro da venda de drogas, escondido em uma van. Os donos desse dinheiro também foram encontrados.

Os nossos repórteres acompanharam com exclusividade os bastidores dessa megaoperação da Polícia Federal, que prendeu 45 pessoas no Brasil, Bélgica, Espanha e Emirados Árabes. Foram apreendidos e bloqueados um bilhão de reais em dinheiro e bens dos traficantes.

Tratava-se de uma organização criminosa envolvida no tráfico internacional de drogas entre os países produtores da América Latina, América do Sul e Europa. Essa organização criminosa ficou tão poderosa que estava comprando companhias aéreas menores e jatos particulares na Europa, e o grande líder conseguia se movimentar facilmente utilizando documentos falsos.

A investigação da Polícia Federal começou em 2017, a partir da apreensão de 780 kg de cocaína no Porto de Paranaguá. A partir dessa apreensão, a polícia conseguiu desvendar uma das maiores quadrilhas de traficantes do planeta. Foram mais de 60 apreensões nos últimos três anos, totalizando 50 toneladas de cocaína.

A polícia conseguiu identificar inicialmente o grupo operacional que fazia a introdução da droga no Porto de Paranaguá. A partir desse grupo, foi possível identificar outros grupos que participavam em Paranaguá, além de um grupo que trazia a droga de São Paulo. A polícia chegou ao principal líder dessa organização, um ex-major da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, que virou bandido. Ele utilizava vários nomes falsos e foi preso por tráfico na Espanha em 2018, mas conseguiu prisão domiciliar por causa da idade. Ele fugiu logo em seguida e tentou fingir a própria morte, utilizando documentos falsos e até forjando um velório.

Além do tráfico de drogas, essa quadrilha também estava envolvida em lavagem de dinheiro. A polícia descobriu uma fortuna escondida no porta-malas de uma van em Lisboa, avaliada em 13 milhões de reais. O líder da quadrilha comandava tudo de forma muito organizada e utilizava empresas de fachada para lavar o dinheiro do tráfico. A quadrilha contava com outros grupos que atuavam nos portos de Santos e Natal.

Para burlar a fiscalização nos portos, os traficantes usavam a criatividade. Eles escondiam a droga em cargas de exportação, usando funcionários do porto para inserir a cocaína em contêineres. Muitas vezes, os donos da carga nem sabiam de nada. Os traficantes também disfarçavam a cocaína em cargas de frutas, madeira, tubos e até dentro de carros exportados.

O Porto de Paranaguá, além de ser um dos maiores terminais de exportação de produtos agrícolas do Brasil, também é uma das principais portas do tráfico internacional de drogas. Durante essa operação, a Polícia Federal apreendeu 10 toneladas de cocaína no porto.

A quadrilha era violenta e não tinha receio de executar os próprios integrantes que não obedecessem às ordens dos chefes. Alguns membros da quadrilha foram brutalmente assassinados por desobedecerem às regras.

Além do tráfico de drogas, a quadrilha também se dedicava à lavagem de dinheiro. Eles compravam imóveis e artigos de luxo para tentar legalizar o lucro obtido com a venda de drogas. Recentemente, eles estavam se especializando no uso de criptomoedas para lavagem de dinheiro.

Essa operação mostrou que a cooperação internacional no combate ao tráfico de drogas não tem limites. Foram identificados criminosos e apreendidos grandes quantidades de drogas e dinheiro, tirando o poder financeiro dessa organização criminosa.

Fonte: PF apreende 50 toneladas de cocaína e R$ 1 bilhão na maior operação da história contra o tráfico por Domingo Espetacular