Pular para o conteúdo

Lula passa por cirurgia na laringe e recebe alta

  • por
  • posts

É o presidente foi internado ontem no Sírio Libanês para fazer a retirada de uma lesão na garganta. Os médicos dizem que o procedimento foi bem sucedido e ele já teve alta, mas o que é exatamente isso, uma lesão na garganta?

Bom, pelo boletim que eles liberaram, a lesão é uma leucoplasia. Leucoplasia é uma lesão esbranquiçada que pode acometer qualquer parte da boca ou da laringe. A laringe é a região mais interna, onde ficam as pregas vocais. No caso do presidente, a leucoplasia estava localizada na prega vocal esquerda, então ele foi retirar essa lesão específica.

E como é feito esse procedimento? É feito sob anestesia geral. Primeiro é feita uma laringoscopia, onde é colocado um tubo dentro da boca para manter a boca aberta. Normalmente, o médico usa um microscópio para conseguir ampliar a visão, já que a prega vocal é pequena. Através de instrumentos delicados, é feita uma decorticação, que consiste em retirar uma camada fina da prega vocal onde está a lesão.

Entendi, então é como se tirasse um pedacinho. E o que causa essa lesão na prega vocal? Porque o presidente fala muito, não é mesmo?

O abuso vocal pode causar um atrito, dependendo da forma como a voz é colocada. Mas a leucoplasia não está necessariamente associada ao abuso vocal. Ela está mais relacionada a outros fatores, como o consumo de álcool, o tabagismo, o refluxo gastroesofágico. Quando o ácido do estômago sobe e atinge essa região das pregas vocais, pode causar alterações celulares na mucosa, resultando na leucoplasia. Essa lesão pode ser pré-maligna, ou seja, pode evoluir para um câncer.

E em relação aos sintomas, quais são os principais sinais da leucoplasia?

O principal sintoma é a disfonia, que é uma alteração da voz, deixando-a rouca. A voz pode começar a falhar ou ficar rouca, e no início isso pode ser mais intermitente, mas depois se torna uma rouquidão persistente. Sempre que houver uma rouquidão persistente por mais de 15 dias, é necessário uma avaliação médica e a realização de exames específicos.

Entendi. Agora, em relação ao tratamento, vi que o presidente terá que fazer fonoaudiologia. Como isso pode ajudar?

A fonoterapia, realizada com uma fonoaudióloga, consiste em sessões para aprender a colocar a voz de forma correta, sem agressões. Dependendo de como a voz é colocada, as pregas vocais podem se esfregar uma na outra durante a fala, o que pode levar a lesões. No caso do presidente, como já teve uma leucoplasia e fez uma cirurgia na laringe, é necessário aprender a colocar a voz corretamente para evitar atritos e o desenvolvimento de outras lesões, como pólipos ou nódulos vocais.

Compreendi. E tomando muita água, ajuda a melhorar os problemas na garganta?

A hidratação ajuda a manter a voz mais estável, sem oscilações, mas não previne esse tipo de lesão. É importante evitar os fatores de risco, como o abuso vocal, consumo de álcool, tabagismo e refluxo gastroesofágico.

Ah, entendi. Muito obrigada pelas informações, Larissa.

Eu que agradeço. Um abraço!

Agora, vamos acompanhar os boletins médicos para saber mais sobre o estado de saúde do presidente. É importante lembrarmos que o excesso de rouquidão durante a campanha eleitoral causou preocupação, mas parece que agora ele está sendo bem cuidado. E é bom lembrar também que o câncer que ele teve em 2011 já foi totalmente revertido.

Fonte: Lula é submetido a cirurgia por causa de lesão na laringe l Presidente já recebeu alta por MyNews