Pular para o conteúdo

Lombociatalgia: causas, sintomas e tratamentos para dor no ciático e nas costas

  • por
  • posts

Hoje vamos falar sobre a dor no nervo ciático, um problema que afeta muitas pessoas e pode causar muito desconforto, chegando a comprometer as atividades diárias e ser um dos maiores fatores de redução de desempenho no trabalho. Se você já sofreu com isso, com certeza sabe do que estou falando.
No vídeo de hoje, vamos tentar entender o que está acontecendo em nosso corpo para termos essa sensação. Eu sou , aluna de iniciação científica, e este é mais um vídeo da série do Laboratório de Dores no Ombro do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Vamos começar esclarecendo um conceito. O desconforto ou dor que muitas vezes é chamado de dor no ciático, na verdade, se trata de uma categoria mais ampla, chamada de ciatalgia. Pode parecer complicado, mas basicamente descreve a dor ou desconforto no membro inferior, muitas vezes acompanhada de dores nas costas.
Em boa parte dos casos, o problema está no nervo ciático, no fenômeno que conhecemos como dor neuropática. Mas nem sempre esse é o fenômeno que está por trás da dor. Muitas vezes, a sensação desconfortável não tem nada a ver com o nervo, sendo puramente uma dor muscular, uma contratura.
Não se preocupe em tentar descobrir a origem da sua dor se você ainda não procurou atendimento médico, pois até mesmo para os profissionais pode ser difícil diferenciar uma dor por comprometimento do nervo ciático de uma dor muscular ou até mesmo de quadros mais complexos, como a fibromialgia, por exemplo.
Para entender melhor, vamos conhecer as estruturas envolvidas na dor neuropática. A primeira estrutura é o nervo. O nervo é uma estrutura que faz parte do sistema nervoso periférico, integrando todas as partes do nosso organismo, levando e trazendo informações. No caso do nervo ciático, por exemplo, ele inerva vários músculos do membro inferior, e por isso quem tem problemas nessa região pode ter dificuldades para executar movimentos comuns do dia a dia.
A segunda estrutura é a medula espinhal. A medula espinhal é uma estrutura que faz parte do sistema nervoso central e é de onde se originam os nervos. A medula é composta por neurônios e fica protegida dentro do canal vertebral, uma espécie de túnel formado pelos ossos da coluna.
Essas duas estruturas, o nervo e a medula espinhal, se comunicam através da raiz nervosa. A imensa maioria dos casos de ciatalgia, ou seja, dor no nervo ciático de origem neuropática, ocorre por causa de uma inflamação ou compressão na raiz nervosa, por uma alteração nas estruturas dos ossos da coluna, um fenômeno que chamamos de protrusão. Usando como exemplo quem tem hérnia de disco, um outro tipo de alteração dos ossos da coluna, também pode sentir esse desconforto no ciático por um fenômeno muito semelhante.
Em alguns casos, a medula espinhal como um todo pode ficar comprimida dentro do seu trajeto no canal vertebral, causando problemas não só para o nervo ciático, mas também para outros nervos, num fenômeno conhecido como estenose de canal vertebral. Essa compressão do nervo em qualquer parte do seu percurso já é suficiente para causar dor.
Agora você deve estar se perguntando: isso causa isquemia, que é quando o nervo fica sem receber sangue e sofre com a falta de nutrientes? A compressão do nervo, em qualquer parte do seu trajeto, pode sim causar isso e resultar em dor.
Vamos responder uma pergunta aqui de um espectador. O senhor Jacinto Costa diz: “Convivo com essa dor há muitos anos, mas nunca procurei um médico porque me disseram que não existe tratamento. Isso é verdade?”
Seja sincero, senhor Jacinto Costa, isso não é uma verdade. Para a maior parte dos casos, existe sim algo a fazer e com o manejo adequado, a qualidade de vida pode melhorar muito. No momento da consulta, o médico vai precisar saber as características da dor em detalhes. Além disso, vai fazer um exame físico no consultório mesmo e, se necessário, solicitar exames para afastar outras possíveis causas da dor, como fraturas, infecções, tumores. Pode ser solicitada uma radiografia da coluna vertebral, uma tomografia ou até mesmo uma ressonância, apenas para dar alguns exemplos.
É muito importante lembrar que somente um profissional capacitado pode solicitar os exames e interpretar corretamente os resultados. E de novo, não se preocupe em tentar descobrir a origem da sua dor se você ainda não procurou atendimento médico. Um bom profissional vai saber te ajudar nisso.
Bem, pessoal, esse foi o vídeo de hoje. Espero que tenham esclarecido algumas das suas dúvidas sobre a dor no ciático. Peço que você deixe um like nesse vídeo para nos ajudar a manter o canal e continuar contribuindo para a divulgação do conhecimento científico. E quem se inscrever no canal vai receber todos os nossos vídeos.
Talvez esse vídeo possa ajudar outras pessoas, então compartilhe com a sua família e amigos. Nos conte sua experiência, suas dúvidas ou sugestões aqui nos comentários. Fique ligado, continue buscando mais informações sobre o assunto.
Um grande abraço e até a próxima!

Fonte: Lombociatalgia (dor no ciático, dor nas costas, choque nas pernas, hérnia de disco, estenose) por Laboratório de Dor & Neuromodulação