Pular para o conteúdo

Língua geográfica: causas, sintomas e tratamento.

  • por
  • posts


Se você já ouviu falar em língua geográfica ou glossite migratória, você já viu que a sua língua normalmente era bem lisinha assim ó. Mas, às vezes, ela pode apresentar lesões avermelhadas com bordos elevados e esbranquiçados que mudam de tempos em tempos. E quem não conhece fica assustado. Será que é contagioso? Será que posso transmitir para outra pessoa se eu beijar, compartilhar copos, talheres, etc.? E o que fazer com isso? Pode ser um câncer de língua ou tem tratamento para isso? E por que isso aconteceu?
Não se preocupe, nesse vídeo vou te ajudar e passar todas as informações sobre a língua geográfica. E se possível, me ajuda em troca, já curta esse vídeo, compartilhe com outras pessoas que têm essa dúvida, e já se inscreve aqui no canal. Tenho certeza que você vai gostar dos conteúdos e você pode apertar o sininho para receber aviso dos próximos vídeos.
Eu sou o Doutor Paulo Mendes Júnior, médico otorrinolaringologista. A língua geográfica pode ser tratada com um médico atualizado em estomatologia, que pode ser um dentista especializado nessa área. Estudamos a mucosa da boca e as lesões que podem surgir nessa região.
Então, a língua normalmente tem papilas, são pequenos pelinhos que não sentimos o sabor dos alimentos, mas que ajudam na textura. Mas na língua geográfica, essas papilas diminuem ou somem em algumas regiões, deixando a área avermelhada com os bordos elevados e até lembrando pequenos mapas.
A língua geográfica não tem uma causa definida. Pode ser hereditária, ou seja, ter mais familiares que têm essa língua também. Mas não é uma preocupação, não é contagiante e não tem como ser evitada. Pode ser decorrente de stress, ansiedade, distúrbios hormonais e até algumas alergias. Se tiver sintomas de rinite, por exemplo, as lesões podem piorar na língua. Também pode estar associada a doenças autoimunes, como psoríase e alergias de pele.
Se você não tem sintomas, basta observar e cuidar da higiene da boca, escovando os dentes e a língua com suavidade. Agora, se você tem sintomas, como sensibilidade ao calor, alimentos cítricos, condimentados e bebidas alcoólicas, é importante diminuir o uso desses produtos e também manter a higiene bucal.
Caso você já esteja com sintomas, algumas opções de tratamento são o uso de anti-inflamatórios e analgésicos, sprays anestésicos, pomadas à base de anestésicos e fisioterapias com camomila. Sempre procure um médico otorrinolaringologista ou um dentista especializado em estomatologia para te acompanhar e te orientar.
Lembrando que a língua geográfica não é contagiosa, não irá passar para outra pessoa. Estamos alertando sobre possíveis causas dessas lesões, mas cada caso é único e precisa ser avaliado individualmente.
E tem mais, além da língua geográfica, também existe a língua com fissuras. Nesse caso, podem surgir pequenas crateras na língua e se a pessoa não tiver uma higiene adequada, podem entrar alimentos nessas fissuras e causar infecções, o que pode ser bastante doloroso.
Espero ter tirado suas dúvidas sobre a língua geográfica. Se você gostou, já curtiu o vídeo, compartilha e nos ajuda a alcançar mais pessoas. E se quiser saber como escovar a língua corretamente, acesse o link na descrição desse vídeo. Até o próximo vídeo, tchau!
Fonte: Língua geográfica e fissurada: o que é , sintomas e tratamento? por Dr. Paulo Mendes Jr – Otorrino em Curitiba