Pular para o conteúdo

Linfangite carcinomatosa: causas, sintomas e tratamento.

  • por
  • posts

Infantecarcinomatose

Neste vídeo, falaremos sobre a infantecarcinomatose. No corte histológico apresentado, podemos observar uma veia no septo interlobular, alvéolos normais e vasos linfáticos dilatados contendo células neoplásicas de carcinoma. Após as veias, os vasos linfáticos dilatados contêm células neoplásicas, causando a carcinomatose dentro dos vasos linfáticos que correm junto com as veias pelos septos interlobulares. Isso resulta em um espessamento do interstício e nódulos no parênquima.

No esquema presente, podemos ver os vasos linfáticos ao redor dos brônquios e das artérias, o que indica que a linfangite neoplásica estará presente. Isso levará a um espessamento do interstício-pequno branco vascular de aspecto micronodular. Também temos vasos linfáticos no interstício subpleural e nos septos interlobulares, que delimitam os lóbulos pulmonares secundários. Portanto, haverá um espessamento dos septos interlobulares, que podem apresentar aspecto micro-nodular ou liso.

Nas imagens apresentadas, podemos facilmente observar a delimitação dos lóbulos pulmonares secundários, o que não é normal em condições normais. Todo o espessamento é devido aos septos interlobulares, onde podemos ver aspecto de micro-nódulos finos ou mais lisos. Além disso, a base do pulmão é um local onde essas características são mais evidentes.

Em outro caso, há um espessamento dos septos interlobulares e múltiplos nódulos no parênquima pulmonar. É importante ressaltar que essas características são típicas da infantecarcinomatose.

Em um caso mais avançado, há um espessamento do interstício brônco-vascular à direita em comparação com o esquerdo. No lado esquerdo, podemos ver alguns septos interlobulares, mas eles não delimitam os lobos de maneira tão evidente como no lado direito. Além disso, podemos observar que os vasos linfáticos, que correm junto com a veia, apresentam um aspecto micro-nodular. Isso ocorre porque as células neoplásicas se depositam nos vasos linfáticos, formando micronódulos no parênquima. Portanto, há um espessamento do interstício axial junto com o interstício brônco-vascular de aspecto micronodular e um pensamento dos septos interlobulares, o que é um quadro típico da infantecarcinomatose.

No vídeo, também é apresentado um caso em que é possível observar uma massa com contorno especulado no mediastino, além do espessamento pleural à direita e a neoplasia de mama no lado esquerdo.

Neste vídeo, nosso objetivo foi mostrar imagens típicas da infantecarcinomatose, que é uma condição onde várias características estão presentes em conjuncto. Portanto, é importante lembrar que na maioria das vezes, haverá um espessamento do interstício brônco-vascular, um pensamento nodular da pele, um contorno micro-nodular ao redor dos vasos e brônquios, assim como o pensamento dos septos interlobulares e do interstício subpleural, tudo junto em um pacote.

Este foi o vídeo sobre infantecarcinomatose. Obrigado por assistir e até o próximo!

Fonte: Linfangite carcinomatosa por Jezreel