Pular para o conteúdo

Limão e Gastrite: É seguro consumir limão para pessoas com gastrite ou úlcera?

  • por
  • posts

Olá pessoal, sejam bem-vindos a mais um vídeo do canal Eu Sorri, Clínica Nutricionista. Hoje, vou trazer um vídeo para falar de uma fruta que vocês amam, e eu também curto bastante. Acho uma fruta valiosa e muito boa para a saúde. Inclusive, aqui no canal já tem vários vídeos falando sobre o limão, então vocês podem procurar aqui no canal irmão, em eclispses, que tem vários vídeos relacionados. Então, a dica é essa, já adiantando o vídeo de hoje.

O vídeo de hoje é sobre o assunto que vocês amam, o limão. Aqui está o queridinho, o botafogo. Eu peguei apenas para ilustrar, tá? Vamos falar bem, então? Pessoal, lançou o joinha aqui embaixo, tá? Pra saber que você se interessou no assunto, e se inscreva no canal se você não faz parte. Aqui embaixo do primeiro inscrito, inscrever-se, aplicar-se. Depois, você também ativará, sim, não seleciona a opção todas, para que você receba uma notificação, um aviso do YouTube toda vez que eu postar um vídeo novo por aqui, como esse, para você não perder. Tá bom?

Você aí já deve ter visto pelo título que vou falar aqui sobre o limão em relação à gastrite. Muitas pessoas me perguntam nos comentários dos vídeos que eu falei sobre o limão no canal, às vezes aparece o comentário da mesma ordem, de pessoas perguntando: “Eu tenho gastrite, eu posso consumir limão? Quantas vezes eu poderia consumir? Tudo mais?”

Embora o limão seja uma fruta cítrica, então ele tem todo um ácido, que, enfim… Um dia desses eu sofri… Uma vez na vida, pelo menos, de preferência, o limão sem adoçar para se sentir realmente um limão puro. Assim, verdadeiramente, sabe? E ele tem aquelas ideias, toda a forma, zero adocicado, nem o gosto ácido cítrico forte, bem característico. Então, uma pessoa que tem gastrite… Gastrite, só para inteirar, né? Quem, de repente, não tenha nada, mas é do que uma alteração que acontece na mucosa gástrica, ou seja, na parede do estômago. Se tiver na área do estômago. E aí, você tem que pensar o seguinte: o estômago é um local que participa ativamente do processo de digestão dos alimentos de tudo o que a gente consome. Bebidas, alimentos vão passar pelo estômago pra passar pela digestão. Então, ele precisa estar saudável, com a mucosa íntegra, que fica em contato com os alimentos que ingerimos. E quando essa parede está machucada, aquilo pode fazer com que a pessoa sinta dor.

Alimentos que têm essa característica, a exemplo do limão pela sua acidez toda, pode acabar fazendo a pessoa sentir dor, ou seja, pode ser um gatilho para gerar dor, não é? Então, a pessoa tem que procurar evitar sentir dor. Então, a princípio, eu teria que dizer que, com gastrite, é melhor evitar o limão.

Mas, é aqui, tá? Vamos entender aqui o raciocínio que eu vou trazer pra vocês, tá certo? O limão é uma fruta cítrica, é ácido. Porém, o estômago de qualquer ser humano é ácido. Ele tem um pH ácido naturalmente. Então, gente, a pessoa que tem gastrite, será que o limão vai ser tão prejudicial assim? Porque é o próprio estômago da pessoa já é ácido, entendeu? Então, o limão não vai pegar o estômago que não é assim tão ácido, então não vai causar um desconforto ácido. Não é tão ácido. Então, é aquela coisa, vou deixar bem claro qual é o meu parecer como nutricionista em relação a isso, tá? Não dá pra ser categórico, dizer “Sim, em gastrite pode consumir limão”, não tá? Também não posso dizer “Não, em caso de gastrite não pode consumir limão”. Tá ok? Vou explicar.

Eles têm níveis, de tamanho de agressão, em momentos. A pessoa pode ter desde uma gastrite até mesmo uma úlcera. Então, eu tô falando mais no caso das gastrites mais leves. Pode ser que consumindo limão, verificando essa questão da quantidade de admissão dele, obviamente a frequência. Talvez um pessoal só uma vez por semana, entendeu? Não precisa ser todo dia. Não precisa ser duas vezes ao dia, entendeu? Então, você dosar a quantidade e a frequência, a pessoa pode consumir sem ter nenhum efeito adverso, sem sentir dor, ou sentir desconforto.

Então, resumindo, é isso. Quem tem gastrite, é possível usar o limão sim. De qualquer forma, não. Se você usar bastante, você pode acabar sentindo dor. E aí, você não pode achar que a, então, não posso assumir o limão. Já não. Às vezes, é a forma que você usou que fez com que o limão fizesse mal. E talvez, se você fizesse de forma melhor, orientada pelo profissional, você não passaria por esse desconforto. Então, acho que dá pra ficar claro. Espero que vocês tenham gostado da dica, tenham tirado suas dúvidas. Espero que tenha ajudado.

Se sim, se ajudou, deixe um like aqui embaixo, pra mim é muito importante. Se você ficou com alguma dúvida, você pode perguntar aqui embaixo, nos comentários. Nos conectar, você pode me dizer também o que você achou do vídeo. Se você é uma pessoa que tem gastrite, você pode deixar um depoimento seu, como é que vocês lidam com o limão. Se você nota alguns receios e evita mesmo, ou se você eventualmente usa. Como é que é? Você tem um ponto de vista ou não? Participe aqui embaixo nos comentários. Vejo o depoimento de outras pessoas, isso é bacana, né? Então, participe aqui embaixo.

Na descrição, você vai encontrar as minhas redes sociais, no Campanhas principalmente, no Instagram, Henrique_Nutricionista. Compartilhe esse vídeo que possa interessar alguém no assunto. O último recado, já já aqui na tela, no meio, apareceu uma foto minha. Você clica nessa foto para realizar a sua inscrição no canal. Se você não fez ainda, tá bom?

Mais uma vez, quero agradecer a vocês por assistirem até o final. Hoje fica por aqui. O próximo vídeo…

Fonte: Limão Pode Ser Usado por Quem tem Gastrite/Úlcera? por Henrique