Pular para o conteúdo

Leucemia: Sintomas e Descoberta – Relato de Experiência Pessoal D+192

  • por
  • posts

Sintomas da Leucemia Mieloide Aguda

Olá pessoal, sou Antônio Paulo e trago mais um vídeo para vocês. Neste vídeo, vou falar um pouquinho sobre os sintomas da Leucemia Mieloide Aguda, que foi o diagnóstico que recebi recentemente.

Quem assistiu ao primeiro vídeo, deve estar familiarizado com um pouco do que eu falei. Tentei resumir a fase inicial do diagnóstico. Agora, neste vídeo, vou falar sobre os sintomas. Muitas pessoas me perguntam o que eu vinha sentindo antes de ser diagnosticado.

Para ser sincero, cerca de um mês antes do diagnóstico, fiz um exame periódico no trabalho. O resultado estava perfeito, com poucas alterações insignificantes no hemograma, mas no geral estava ótimo. Até hoje tenho esse exame para comparar. Cerca de duas semanas depois, comecei a sentir um cansaço e uma febre baixa no final da tarde. Parecia ser uma virose tentando se instalar, mas que não se instalava.

No início, não dei muita importância a esses sintomas. Eu estava um pouco acima do peso e sem praticar atividade física há bastante tempo. Pensei que fosse apenas falta de condicionamento físico. Subir uma escada me deixava mais cansado e carregar algumas compras também. Morava em um local onde subir escadas era necessário, então achei que fosse isso, não imaginei que fosse uma doença grave se instalando em mim.

Com isso, adiei a ida ao médico por duas semanas. Finalmente, decidi procurar um posto de saúde perto do meu trabalho e conversei com a médica sobre o que estava acontecendo. Ela também estranhou os sintomas e pediu uma bateria de exames. Em alguns dias, retornei com os resultados e ela constatou que meu hemograma mostrava algumas alterações, como baixa contagem de plaquetas, e sugeriu que eu procurasse um hematologista para descartar a possibilidade de leucemia.

Marquei uma consulta com o hematologista, mas não consegui para a mesma semana. No entanto, ele fez uma exceção e me atendeu fora do dia estabelecido, para que eu pudesse pegar o resultado dos exames no mesmo dia. E foi assim, no dia seguinte ao feriado, no dia 4 de junho do ano passado, que recebi a ligação da médica informando que o resultado tinha dado positivo para leucemia.

Ela me instruiu a pegar minhas coisas, pegar um táxi e ir direto ao laboratório para buscar o resultado. Ela orientou que eu não contasse nada para minha esposa, apenas inventasse uma história convincente. Na hora de dar entrada na internação, era importante que ela estivesse ao meu lado. Então, fui até o laboratório, peguei o resultado e me dirigi à emergência do hospital de referência para hematologia. Lá, a equipe já estava preparada para me atender e iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Quando fui internado, a médica realizou uma visita e explicou um pouco sobre a doença. Ela afirmou que a leucemia é uma doença que surge de repente e progrediu muito rápido em mim. No meu caso, as células imaturas estavam tomando conta da medula óssea, o que é muito anormal. Em condições normais, as células imaturas representam cerca de 2% a 4% na medula, mas no meu caso, elas estavam em 93%.

Comparando com uma partida de futebol, eu estava perdendo por 7 a 0 para a doença. A quimioterapia de indução teria que entrar para fazer 18 gols no segundo tempo. É uma metáfora, mas a realidade é muito forte e decisiva. No próximo vídeo, vou falar um pouco sobre o que senti durante o tratamento, incluindo os sintomas, a importância da alimentação e hidratação durante a quimioterapia.

Espero que este vídeo não tenha ficado muito longo ou monótono. Um grande abraço a todos e até o próximo vídeo. Fiquem com Deus!

——

Fonte: D+192 – Leucemia – Meus Sintomas e Como Descobri por Antonio_PSG