Pular para o conteúdo

Lavagem nasal: guia completo para tratar sinusite, rinite alérgica e coriza

  • por
  • posts

Como fazer a lavagem nasal correta

Neste vídeo, vou te ensinar como fazer a lavagem nasal com a técnica correta. Vou mostrar os materiais que você deve utilizar, a frequência necessária e alguns cuidados importantes a tomar. Se você sofre de rinite, sinusite, gripe ou outras alergias, este vídeo é para você. Então, vamos lá!

Olá, eu sou o Doutor Mateus, médico, e hoje vou te ensinar como realizar a lavagem nasal de forma adequada. Para isso, utilizaremos três métodos diferentes: o borrifador, a seringa e o dispositivo de alto fluxo, todos com soro fisiológico. Vamos começar pelo borrifador.

Para pacientes com quadros leves ou para uso preventivo, o borrifador é o mais indicado. Você vai inclinar o frasco em um ângulo de 40 a 45 graus, como se estivesse mirando no olho. Assim, o líquido não fica só na cavidade nasal. A quantidade de borrifadas vai depender da gravidade do caso: de 3 a 5 borrifadas para casos leves e de 3 a 10 borrifadas para secreções mais espessas. A frequência recomendada é de duas vezes ao dia para casos leves e de três a quatro vezes ao dia para casos mais graves.

O próximo método é a lavagem com seringa, indicada para secreções mais amareladas e densas. Nesse caso, utilizamos uma seringa de 20ml com soro fisiológico. Em crianças, a quantidade recomendada é de 10ml. Da mesma forma que no borrifador, você vai inclinar o frasco em um ângulo de 45 graus e vedar bem a narina para evitar vazamentos. O jato de líquido deve ser contínuo, para que a solução entre de forma uniforme na cavidade nasal. Após a lavagem, é importante não assoar o nariz, pois o líquido pode migrar para a cavidade auditiva. Espere alguns minutos para que a pressão no ouvido se normalize.

O terceiro método é a lavagem de alto fluxo, que utiliza o próprio frasco de soro fisiológico com uma ponteira especial para maior fluxo de líquido. Essa lavagem causa menos irritação e pressão no nariz e ouvido. A quantidade recomendada é de 120 a 125ml para cada narina. Da mesma forma que nos métodos anteriores, incline o frasco e faça a pressão para que a solução entre na cavidade nasal. Após a lavagem, você pode eliminar a secreção ou engolir.

Espero que você tenha aprendido como fazer a lavagem nasal correta. Lembre-se de fazer isso regularmente em você e seus familiares para evitar complicações. Se gostou do vídeo, deixe seu like, se inscreva no canal e compartilhe nos comentários se você já fazia a lavagem nasal de algum outro jeito. Vamos trocar experiências!

Grande abraço!

Fonte: [GARANTIDO] COMO FAZER LAVAGEM NASAL E TRATAR A SINUSITE, RINITE ALÉRGICA E CORIZA por Dr Matheus Demétrio