Pular para o conteúdo

Intestino preso: saiba como resolver com as dicas do Dr. Juliano Teles

  • por
  • posts

Intestino Preso: causas e possíveis soluções

Olá pessoal, tudo bem? Hoje vou fazer um vídeo principalmente para as pessoas que sofrem com intestino preso. É uma coisa muito chata, pois a pessoa sente estufamento no seu dia a dia, vai muitas vezes no banheiro e tem dificuldade em evacuar. Não consegue fazer muita força, é um sacrifício grande.

É uma situação difícil, pois a pessoa está sofrendo e ninguém pode perceber. Muitas vezes, até a mudança de humor é decorrente da dificuldade de evacuação. É uma sensação de estar entalado e é frustrante não conseguir eliminar as fezes no banheiro com dor e muito esforço. Às vezes, é necessário recorrer a métodos mais agressivos, como o uso de laxantes ou tomar grandes quantidades de laxantes.

No vídeo de hoje, vou falar sobre isso e tentar ajudar as pessoas que sofrem com esse problema. Vou dar uma clareada nas possíveis causas e contribuir de alguma forma. Se você ainda não é inscrito no canal, aproveite para se inscrever. Se você gostar do vídeo, não deixe de compartilhar!

Vamos começar falando sobre o intestino preso. A dificuldade em evacuar normalmente está relacionada ao esforço na hora de evacuar. No entanto, há pessoas que vão ao banheiro todos os dias para tentar evacuar e ainda assim têm intestino preso. Por outro lado, há pessoas que conseguem evacuar tranquilamente, mesmo indo ao banheiro apenas uma vez por semana.

Algumas pessoas têm a sensação de esvaziamento completo, enquanto outras sentem que ainda há fezes na ampola retal, ou seja, não conseguiram eliminar totalmente as fezes. Isso leva as pessoas a questionarem por que isso acontece com elas, especialmente quando comparadas a outras pessoas que têm uma alimentação inadequada e conseguem evacuar normalmente.

Uma das causas mais comuns do intestino preso é uma alimentação pobre em fibras, com poucas verduras e legumes. No entanto, há pessoas que consomem muitas verduras e legumes e ainda assim têm intestino preso. Alguns alimentos, como o trigo, podem “anestesiar” o intestino e dificultar o funcionamento.

Eu sugiro que você faça o teste de ficar um mês sem consumir alimentos que contenham glúten e observe o que acontece com o seu intestino. Existe uma alta probabilidade de que você normalize o seu funcionamento intestinal ao fazer isso. Além disso, é importante aumentar a quantidade de água que você ingere.

No entanto, é importante ressaltar que é perigoso tomar laxantes sem saber se você tem alguma doença no seu intestino. Se você já fez colonoscopia e não há nenhuma doença detectada, você pode usar laxantes sem problemas, mas evite o uso excessivo.

Outra causa importante do intestino preso é a obstrução de saída. Algumas pessoas sentam no vaso sanitário, fazem muita força, mas não conseguem eliminar as fezes. Isso pode acontecer devido a uma contração paradoxal do intestino, que pode ser diagnosticada através de um exame chamado manometria anorretal.

Existe também um exame chamado tempo de trânsito colônico, no qual você ingere uma cápsula com marcadores e acompanha o seu trajeto através de raio x em alguns dias. Esse exame ajuda a identificar onde os marcadores estão acumulados no intestino, o que pode indicar uma obstrução de saída. Para resolver esse problema, é possível fazer fisioterapia, através do biofeedback.

É importante investigar as causas do seu intestino preso para buscar a melhor solução. Em alguns casos extremos, pode ser necessária a retirada do intestino grosso em casos de inércia colônica total. Portanto, sempre consulte um médico e faça exames para verificar se não há nenhuma doença oculta.

Por fim, gostaria de deixar um recado para vocês. Se você sofre de intestino preso, tente eliminar o glúten da sua dieta por um mês e aumentar a ingestão de líquidos. Tenho certeza de que você se surpreenderá com a melhora. No entanto, é sempre importante investigar se não há nenhuma doença subjacente e procurar ajuda médica.

Espero que essas informações e dicas possam ajudar vocês. Obrigado pelo apoio de sempre! Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir outros vídeos sobre saúde no canal. Temos bastante conteúdo que pode ajudar você no seu dia a dia.

Fonte: Intestino preso, o que fazer? Como resolver? | Dr Juliano Teles por Dr Juliano Teles