Pular para o conteúdo

Insuficiência Renal: Principais Sintomas, Causas e Tratamentos dos Rins Fracos

  • por
  • posts

É bem pessoal, ruins, fracos, né? Eu recebi muitas perguntas sobre isso. Tenho alguns vídeos onde falo sobre alterações renais e recomendo um check-up antes de fazer uma cirurgia, o que gerou muitas perguntas nos comentários. Como prometi, eu vejo todos os comentários e tento responder, então vamos lá.

“Rins fracos” é um termo que as pessoas usam para se referir a uma insuficiência ou disfunção renal. Geralmente, se preocupam muito com essas doenças porque elas são oligossintomáticas, ou seja, apresentam poucos sintomas no início. No entanto, essas doenças podem se agravar e se tornar graves, levando à dependência de diálise, por exemplo.

Os rins são órgãos retroperitoneais, ou seja, ficam localizados atrás dos outros órgãos. Quando olhamos para eles de frente, após retirar a pele e os ossos, não conseguimos vê-los facilmente. Eles têm uma forma de feijão e são responsáveis por filtrar o sangue, retirando substâncias prejudiciais ao corpo, controlando a quantidade de eletrólitos e eliminando o excesso de água. No caso de rins fracos, eles começam a apresentar dificuldades nessa função.

A principal causa dos rins fracos é a pressão alta ou hipertensão arterial, pois a pressão elevada pode obstruir os vasos renais, prejudicando a função renal. Além disso, doenças como diabetes e obesidade também podem afetar os rins. O uso inadequado de medicamentos anti-inflamatórios também pode ser uma das causas.

Os sintomas iniciais dos rins fracos podem ser leves e incluem alterações na filtração renal, cãibras, alteração na quantidade e cor da urina, inchaço, anemia e descontrole da pressão arterial. É importante procurar um médico ao perceber esses sintomas, principalmente se você já possui hipertensão ou diabetes.

O médico irá realizar uma avaliação e solicitar exames de sangue, como ureia e creatinina, exame de urina simples e ultrassom renal. Com base nesses resultados, o médico poderá indicar o tratamento adequado, que pode incluir o controle da pressão arterial e diabetes, além de medicamentos para ajudar a função renal. Em casos mais avançados, pode ser necessário iniciar a diálise, onde o sangue é filtrado por uma máquina.

Em alguns casos, pode ser necessário realizar um transplante renal, substituindo o rim comprometido por um saudável, de um doador falecido.

Espero ter ajudado a esclarecer sobre os rins fracos. Lembre-se sempre de procurar um médico para uma avaliação caso apresente sintomas. Um abraço!

Fonte: RINS FRACOS: 5 SINTOMAS PRINCIPAIS, CAUSAS E TRATAMENTOS DA INSUFICIÊNCIA RENAL por Julio Pereira – Neurocirurgião