Pular para o conteúdo

Insuficiência mitral leve: o que é, sintomas e tratamentos.

  • por
  • posts

A Insuficiência Mitral Leve – Entenda de uma vez por todas!

Olá pessoal! Seja bem-vindo ao canal Minuto Cardiologia. No vídeo de hoje, vamos falar sobre a Insuficiência Mitral Leve. Vou apresentar os tópicos do vídeo e tudo que vamos abordar sobre essa patologia.

Se você quer entender mais sobre a Insuficiência Mitral Leve, esse vídeo é para você! Vou utilizar várias figuras ilustrativas para explicar de forma clara e prática o que acontece. Aqui, não teremos fake news, então fique tranquilo e continue assistindo até o final.

Então, vamos lá! No vídeo de hoje, vou apresentar o que é a Insuficiência Mitral Leve, a sua causa principal, a classificação, as gravidades, se causa dor, se aumenta o tamanho do coração, se tem tratamento ou cura, e se piora com exercícios.

O que é a Insuficiência Mitral Leve?

A Insuficiência Mitral Leve ocorre quando há um refluxo do ventrículo esquerdo para o átrio esquerdo. Normalmente, o sentido do fluxo sanguíneo é o contrário. Vamos analisar as figuras para entender melhor:

Figura 1

Nessa figura, temos a valva mitral, que é composta por duas válvulas. Quando a valva está fechada, o sangue passa da esquerda para a direita. Porém, na Insuficiência Mitral Leve, há uma folga nas válvulas, permitindo que o sangue volte para o lado esquerdo.

Figura 2

Essa folga nas válvulas ocorre devido a uma assimetria natural das mesmas. Uma válvula pode ser maior do que a outra. Essa folga permite o refluxo do sangue, como podemos ver na figura.

Classificações e Gravidade

A Insuficiência Mitral Leve pode ser classificada como leve, moderada ou grave. Importante ressaltar que a Insuficiência Mitral Leve não causa dor, porém, pode causar o aumento do tamanho do coração.

Figura 3

Tratamento e Exercícios

O tratamento da Insuficiência Mitral Leve pode ser apenas observacional. Já a Insuficiência Moderada e Grave podem necessitar de medicação ou tratamento cirúrgico, dependendo do caso.

Quanto aos exercícios físicos, a Insuficiência Mitral Leve não piora com a prática de exercícios leves.

Espero ter esclarecido suas dúvidas sobre a Insuficiência Mitral Leve. Caso ainda tenha alguma pergunta, deixe nos comentários que estarei à disposição para responder.

Lembre-se de se inscrever no canal e ativar as notificações para não perder nenhum conteúdo. Compartilhe seus comentários e sugestões para melhorarmos cada vez mais!

Fonte: Insuficiência mitral leve, entenda tudo por MINUTO CARDIOLOGIA