Pular para o conteúdo

Insetos no ouvido: como identificar e lidar com possíveis casos

  • por
  • posts

Invasão de Insetos pelo Ouvido

À noite é o período em que estamos mais vulneráveis. Nosso corpo está ali, parado, descansando e sequer percebemos o que está acontecendo ao redor. À noite, muitas vezes somos visitados por diversos insetos que às vezes até passam por nós, sem que percebamos. A ideia de insetos entrando em nossos ouvidos é agoniante, mas é sobre esse assunto que vamos falar nesse vídeo.

O corpo estranho invadindo nosso organismo é sempre motivo de inúmeros atendimentos nos centros de emergência. São várias as formas desse tipo de invasão, seja por via inalatória, ingestão de alimentos e água contaminados, entre outras diversas maneiras. Mas uma que deixa todo mundo arrepiado só de pensar é a invasão de insetos pelo ouvido. Esse tipo bizarro de caso clínico pode ter como consequência desde um mero desconforto até quadros clínicos mais graves que podem gerar inflamação na região.

Quando você está dormindo, nem imagina quais são os tipos de insetos que podem fazer isso com você. Um tipo de inseto que já foi bastante encontrado em ouvidos humanos é o chamado “sitotroga cerealella”. Os que mais conhecemos desse tipo são as chamadas traças de livros. É um inseto bem estranho de se imaginar em nosso ouvido, mas saiba que ele é encontrado. O animal é bem pequeno e possui hábitos noturnos, o que facilita a ocorrência desse tipo de caso.

E quem nunca teve medo de aranha? Pois é, muito embora a maioria esmagadora das aranhas seja completamente inofensiva para o homem, a mídia criou ao longo dos anos essa aura de que as aranhas são animais perigosos. Tanto que na década de 90 o termo aracnofobia ficou conhecido no mundo inteiro após um filme de bastante sucesso criar uma história fictícia de aranhas super venenosas. Enfim, de fato ainda temos muito medo desse animal, talvez por isso ficamos tão alarmados com a possibilidade de uma aranha ter entrado em nosso ouvido. Mas saiba que isso não é tão incomum, algumas espécies são bem pequenas e podem entrar em pequenos orifícios com facilidade.

Se você achou bizarro tudo isso, saiba que não é só esse tipo de animal que pode encontrar nossos ouvidos. Há inúmeros registros de insetos como cupins, vespas, abelhas, formigas, percevejos, cigarras, borboletas e mariposas. Esses últimos, inclusive, invadem nossas residências com muito mais frequência em períodos chuvosos, quando então temos que redobrar nossas atenções.

Outro bicho que, dependendo da região, pode se multiplicar em períodos chuvosos são os besouros. Esse tipo de besouro também é muito encontrado em ouvidos humanos. Também não é por menos, esses insetos procuram fontes luminosas e adivinhe onde tem um monte: sim, em nossas casas.

Apesar de todos esses insetos já citados voltarem e meia serem encontrados em nossos ouvidos, nada supera os que vou falar agora. O segundo animal mais encontrado em ouvidos humanos é o mosquito. Isso mesmo, aquele bichinho chato que fica te tormentando a noite, fazendo aquele barulho insuportável, pode sim entrar em seu ouvido. Claro que ele não tem a intenção de entrar, mas acontecem casos.

Michael Tom, médico otorrinolaringologista da entidade ENT and Allergy Associates, afirma que muitos desses insetos sequer são percebidos quando estão alojados em nossos ouvidos. Isso porque alguns são muito pequenos e só são detectados através de exames.

Agora o inseto que mais invade nossos ouvidos, para desespero de alguns, é a barata. Em uma amostragem feita em um centro de saúde do Rio de Janeiro, constatou-se que, de todos os casos de corpo estranho na orelha, boca e nariz, mais da metade eram baratas. É um inseto que causa arrepios na maioria dos seres humanos e não é por acaso. A barata é vetor de diversos patógenos, como bactérias, fungos, protozoários, vermes e vírus. Elas podem transmitir diversas doenças através das patas e fezes pelos locais onde passam.

E o que torna esse inseto tão comum em nossas casas? Bom, ela é um animal cosmopolita, adora cidade, se desenvolveu em ambientes assim. Por isso, você pode até não ter visto uma vespa, um percevejo, uma traça, mas certamente já viu uma barata.

Se você está em pânico agora, calma, eu tenho uma boa notícia para você. Existem maneiras de reduzir as chances de isso acontecer a ponto de você nem precisar usar tampões para o ouvido nem nada. A maioria desses insetos é atraída pela luz e restos de comida. Portanto, uma forma de minimizar a invasão de cavidades humanas por insetos é reduzir o uso de luz de mercúrio e utilizar medidas de limpeza e higiene, eliminando, por exemplo, os restos de comida, trocando os lençóis com frequência e mantendo a higiene pessoal também.

Se mesmo com todas essas medidas os insetos não deixarem sua casa, contrate alguém especializado na eliminação desses animais. Tudo isso vai te ajudar a não ser revisitado por esses bichinhos indesejáveis.

Caso entre um bicho desses em seu ouvido, não tente remover com cotonete ou algo parecido, pois pode haver complicações. Para evitar qualquer problema, a remoção deve ser feita por profissional habilitado e com material adequado.

É isso aí pessoal, muito obrigado por assistir mais um vídeo aqui do canal Mundo Bizarro. Curta, compartilhe e deixe seu comentário aqui embaixo! Até mais!

Fonte: INSETOS que talvez tenha entrado em seu OUVIDO e você NÃO SABIA por Mundo Bizarro /Jr