Pular para o conteúdo

HPV: O que é, sintomas, prevenção e tratamento

  • por
  • posts

Olá, sejam todos muito bem-vindos!

Hoje vamos falar sobre cinco informações importantes que você precisa saber sobre o Papiloma Vírus Humano, o HPV. Mas antes de seguirmos, não deixe de se inscrever no nosso canal, ativar o Sininho para as notificações e nos seguir nas nossas redes sociais.

Através do www.Oncologia.Com.br, você tem acesso ao nosso site. Além disso, no YouTube, temos um canal e o outro lado disponibiliza vários vídeos sobre diversos assuntos urológicos. Aproveite e compartilhe!

1. O que é o HPV?

O HPV é um vírus capaz de infectar homens e mulheres. Atualmente, conhecemos 150 subtipos de HPV, sendo que aproximadamente 40 subtipos podem causar doenças infecciosas na região genital. Os subtipos mais famosos são os subtipos 6, 11, 16 e 18.

2. Manifestações Clínicas do HPV

O principal sintoma associado às infecções por HPV é o aparecimento de verrugas. Os subtipos 6, 11, 16 e 18 estão presentes em aproximadamente 90% das verrugas genitais. Além disso, os subtipos 16 e 18 são considerados de maior potencial de complicação, estando associados a alguns tipos de câncer, principalmente o câncer de colo uterino nas mulheres. O HPV também pode estar presente em outras lesões, como nas lesões de laringe e no câncer de canal anal.

3. Diagnóstico do HPV

O diagnóstico do HPV pode ser clínico, feito por um médico treinado que consiga identificar as características das lesões. Em algumas situações, são solicitados exames complementares, como a peniscopia, que utiliza uma lente de aumento para observar as lesões em busca de características que possam sugerir infecção por HPV. Também é possível realizar uma biópsia das lesões ou utilizar o exame de captura híbrida.

4. Tratamento do HPV

O HPV é uma doença que não tem cura. O tratamento consiste em tratar as manifestações clínicas, como a remoção das verrugas. Isso pode ser feito através de métodos químicos, como aplicação de ácido ou pomadas, ou por meio de retirada cirúrgica, cauterização e análise patológica das lesões.

5. Prevenção do HPV

O uso de preservativo é muito importante para prevenir a transmissão do HPV, pois a doença é transmitida principalmente por contato. Porém, mesmo utilizando o preservativo, é possível ocorrer contaminações em áreas não protegidas. Outra forma de prevenção é através da vacinação, que já está disponível no Sistema Único de Saúde para meninas a partir dos nove anos e para meninos também a partir dessa idade. A melhor forma de prevenção é cuidar da sua saúde, ter hábitos alimentares saudáveis, praticar atividade física, cuidar do sono, evitar situações de estresse e ter uma vida sexual saudável.

Espero que tenham gostado dessas informações importantes sobre o HPV. Compartilhem com outras pessoas para que possamos alcançar e informar o maior número de pessoas possível. Até mais!

Fonte: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O HPV (O que é ? Quais os sintomas? Como prevenir e tratar ?) por iURO – Instituto de Urologia Robótica e Oncologia