Pular para o conteúdo

HPV e câncer: o que você precisa saber | Dra. Roberta Gomes #hpv

  • por
  • posts

A doutora, durante o exame de prevenção ginecológico Papanicolau, o médico me falou que eu estava com uma ferida no colo do útero. Será que vira câncer? Se esse é um assunto que te interessa, hoje eu tenho um convidado pra lá de especial e fica comigo até o final do vídeo que você vai ficar cada vez mais informado.

Olá, eu me chamo Ana Roberta e hoje eu quero bater um papo legal, bem gostoso aqui com vocês. E eu estou com um convidado mais que especial, que além de médico, trabalha aqui junto com nossa equipe da Clínica, é também amigo. Dr. Jefferson é o nosso ginecologista e obstetra, e dá um olá aqui!

Pessoal, pessoal, está aqui com vocês hoje. A gente vai conversar um pouquinho sobre câncer do colo do útero e HPV. A gente abriu uma caixinha de perguntas lá no Instagram, que, inclusive, se você ainda não segue, já corre lá: @robertagomes. E aproveita também vai lá no Instagram do Doutor Jefferson: @jeffersondias. Vou deixar aqui embaixo para você ir lá e conferir. E a gente abriu uma caixinha de perguntas sobre HPV e colo do útero, hoje tem perguntas.

E eu trouxe aqui meu amigo, mais que especial, aqui da clínica, para gente conversar um pouquinho. E a primeira pergunta que eu recebi, eu queria perguntar para meu querido amigo aqui, doutor, o que é o HPV?

Olá pessoal, pergunta muito importante. O HPV é um vírus, certo? É um vírus que invade pele e mucosas e, por isso, é um vírus que pode estar associado com algumas doenças, tanto com aquelas verrugas que aparecem, que a gente chama de condilomas, quanto com lesões que um dia podem virar câncer do colo do útero, inclusive. Adorei você falar sobre as verrugas, que foi até uma pergunta aqui. E uma das seguidoras falou: “Toda verruga é causada por HPV?” Elas são sim de origem do HPV. Quero que as pessoas compreendam que o HPV é uma família com inúmeros tipos, e a gente denomina eles através de números. O HPV, pessoal, é um vírus de DNA, o que é um vírus? O vírus é um ser que, para estar vivo, ele precisa estar dentro de uma célula, e cada vírus tem uma célula específica onde vai morar. Quando a gente fala em HPV, nós estamos falando de um vírus que ele mora onde? Em células de pele e mucosas. Por isso que o HPV vai dar aquelas verruguinhas. Só que é importante a gente entender que existe uma família de HPV, que cada um tem uma característica de ação, como se eles fossem irmãos. Mas eles têm repercussões diferentes. Existem os tipos de HPV especiais que não têm verrugas, especialmente HPV 6 e 11, e os que dão câncer, que são HPV 16 e 18, como vamos falar mais adiante.

Estou adorando esse bate-papo para aprender de 18. Eu também amo muito, muito. Já sou especialista nisso aqui na clínica, atendo assim as pacientes. Amam. E inclusive, estava falando aí a respeito da infecção por HPV, né? E tem uma pergunta que diz assim: “Doutora, estou com vírus do HPV, eu vou ter câncer de colo do útero?” A resposta é não. A maioria da população, especialmente jovens sexualmente ativos, já vão estar expostos ao HPV. Na verdade, a gente fala de quatro fatores, né? Então a gente precisa, primeiro, de uma infecção com o vírus HPV específico e que seja oncogênico. Ou seja, que dê câncer. A gente fala especialmente em 16 e 18. Nós precisamos de uma infecção persistente. E aí, a gente vai explicar a importância disso. Ou seja, nós temos um tempo para essa lesão de HPV virar câncer. E a gente precisa, o mais importante, pessoal, é a imunidade. Isso é importante. E aí, a gente tem dentro da idade que existe os que a gente chama de com fatores, que são determinadas situações que vão melhorar ou piorar essa imunidade e, consequentemente, vão melhorar ou piorar o prognóstico dessa lesão.

Quais os sintomas que se percebe antes do diagnóstico do câncer de colo do útero? Como vou saber que tenho HPV?

Vamos lá, é uma dúvida muito importante porque, quando a gente fala de infecção por HPV, a gente tem três cenários. Nós temos a infecção assintomática, ou seja, que não tem sintoma nenhum, que a gente não vai ver. Existe a infecção clínica ou subclínica, na verdade, que a gente vai ver através do exame de prevenção que é o que nós realizamos, onde nós estamos diante de quais são manifestações do vírus, que a gente vai ver nas células. E existe os sintomáticos, que é quando a paciente vem com sintoma para a gente. Quando essa paciente vem com sintoma, normalmente é um câncer avançado porque o câncer de colo vai crescendo sem dar grandes repercussões. E normalmente a paciente vai sentir um pequeno sangramento durante a relação sexual, vai sentir um pouco de desconforto durante a relação sexual, corrimento aumentado, às vezes um pouco mal-cheiroso. E quando a gente vai ver, já é uma lesão avançada, fora de possibilidade de cirurgia. A gente quer pegar ela na fase pré-clínica, ou seja, antes de desenvolver sintomas, na mínima da mínima alteração possível e o mais precoce possível.

É verdade, eu sempre digo aqui que é importante a prevenção. É feita anualmente. É muito importante fazer. Tendo esse cuidado com nosso corpo, a gente previne para a gente não descobrir um problema lá na frente quando a gente não tem mais nenhuma opção de tratamento. Muito obrigada. Eu amei essa conversa. Hoje eu estou aqui só para aprender. Peguei essas perguntas que foram mais repetitivas aqui que vocês mandaram para a gente, para poder tentar tirar todas essas dúvidas. Se você ainda não é inscrito, já aproveita, se inscreve aqui embaixo. Já dê um like em cima. Pode ser notificado quando tiver vídeo novo. Se ficou com alguma dúvida, já manda aqui para a gente. Eu vou responder. Eu vou responder. Já manda, não guarda essa dúvida para você e quem sabe pode até aparecer nos próximos vídeos. Se não me segue lá no Instagram, corre lá: @robertagomes. Segue o Doutor Jefferson aí para poder ficar sem nada de todo o conteúdo que ele posta.

É isso. Um grande prazer ter você por aqui. Se quiser o Jefferson aqui com a gente, já anota aí, chama Doutor Jefferson. Que deixo um grande abraço para vocês nos próximos vídeos. E eu te aguardo nos próximos vídeos. Tchau!

Este canal tem caráter meramente informativo e educacional. Ele não deve ser utilizado para autodiagnóstico e automedicação. O conteúdo não é feito para substituir uma consulta com um profissional de saúde. Em caso de dúvida, procure sempre o seu médico de confiança. Nenhuma relação médico-paciente é estabelecida neste canal.

Fonte: Quem tem HPV vai ter câncer? | Dra Roberta Gomes #hpv por Dra Roberta Severiano