Pular para o conteúdo

Hidrocele: Tratamento e Procedimento Cirúrgico – Dr. João Felipe Nunes

  • por
  • posts

Hidrocele: tratamento cirúrgico e recuperação pós-operatória

Olá meus amigos, tudo bem? Para quem não me conhece, eu sou o Dr. João Felipe Nunes, urologista e especialista em urologia e cirurgia minimamente invasiva, como a cirurgia laparoscópica e a cirurgia robótica. Hoje vamos falar sobre um tema muito interessante que é comum na prática do consultório: a hidrocele.

A hidrocele é o acúmulo de líquido dentro da bolsa testicular, e os pacientes costumam chamar de “água nos testículos”. Vamos focar no tratamento cirúrgico e na recuperação pós-operatória.

O tratamento da hidrocele é cirúrgico, não existem medicamentos ou outras formas de tratamento além da cirurgia. Em alguns casos, pacientes com condições clínicas muito ruins podem não ter condições de se submeterem à anestesia, e nesses casos podemos fazer uma punção para drenar o líquido temporariamente. Mas no geral, a cirurgia é a opção mais indicada.

A cirurgia é realizada preferencialmente em ambiente hospitalar, mas também pode ser feita em uma clínica com anestesia local. A anestesia pode ser geral, associada com anestesia local, ou raquianestesia, que é uma anestesia na coluna. Eu particularmente prefiro a raquianestesia, pois além de evitar a anestesia local, o paciente tem um conforto pós-operatório melhor.

A incisão para a cirurgia é normalmente feita no meio da bolsa escrotal, pois dessa forma temos acesso aos dois testículos. Mas em alguns casos, quando a hidrocele é menos volumosa e apenas em um lado do testículo, podemos fazer uma incisão apenas nesse lado.

A cirurgia geralmente dura em torno de 40 minutos a uma hora. Não é uma cirurgia tecnicamente complexa, mas requer alguns cuidados, como esvaziar completamente o líquido e remover o excesso da túnica vaginal, que é a capa que envolve o testículo.

Após a cirurgia, o paciente é encaminhado ao quarto e fica em torno de duas a três horas para recuperar o efeito da anestesia. Recebe alta no mesmo dia.

Nas primeiras semanas pós-operatórias, é importante que o paciente utilize um suspensório escrotal, que é uma faixa que deixa o testículo em uma posição mais confortável e ajuda a diminuir a dor e a sensibilidade.

Na recuperação pós-operatória, é recomendado tomar um único antibiótico antes da cirurgia, mas devido à área de maior risco de contaminação na bolsa escrotal, pode ser necessário tomar antibiótico por volta de 15 dias. Também é comum utilizar anti-inflamatórios por três a cinco dias e analgésicos para aliviar a dor.

É importante ficar atento a possíveis complicações, como a presença de secreção purulenta ou sangramento excessivo pela ferida operatória. Também é normal que nos primeiros dias saia um pouco de sangue e que o testículo fique inchado e sensível. Porém, se houver sangramento intenso, hematomas grandes ou qualquer preocupação, é necessário procurar o médico que realizou a cirurgia.

Espero ter esclarecido um pouco mais sobre a cirurgia de hidrocele. Se tiverem alguma dúvida, deixem nos comentários. Não esqueçam de se inscrever no nosso canal. Até o próximo vídeo!

Fonte: Hidrocele: Saiba o que é, como tratar e tudo sobre o procedimento cirúrgico | Dr. João Felipe Nunes por Dr. João Felipe Nunes – Clínica Hame