Pular para o conteúdo

Herpes: definição, sintomas e tratamento | Khan Academy

  • por
  • posts

RKA10MP – Herpes: uma ferida nos lábios ou genitais

Olá, meu amigo ou minha amiga! Seja muito bem-vindo(a) a mais uma aula de ciências da natureza. Hoje vamos conversar sobre uma condição bastante comum: o herpes. Você provavelmente já ouviu falar desse termo antes. O herpes é causado por um vírus chamado Herpes Simplex, que possui dois tipos diferentes: HSV 1 e HSV 2. Antigamente, acreditava-se que o HSV 1 causava principalmente lesões orais, enquanto o HSV 2 causava lesões genitais. No entanto, tem sido observado que ambos os tipos podem causar feridas tanto na região oral quanto na genital.

O herpes é uma infecção extremamente comum, e estima-se que cerca de 90% dos americanos estejam expostos ao vírus até os 50 anos de idade. Ele é transmitido principalmente por meio de relações sexuais, sejam elas orais, vaginais ou anais. Além disso, o parto também pode ser um meio de transmissão, caso a mãe infectada tenha feridas ativas durante o processo de dar à luz.

A infecção pelo vírus Herpes Simplex geralmente leva de quatro a sete dias para que as primeiras feridas apareçam. Em seguida, leva cerca de dez dias para que essas feridas se curem e desapareçam. As aftas nos lábios, conhecidas como herpes labialis, são o sintoma mais comum do herpes. Essas aftas são causadas pela infecção do vírus HSV nas células epiteliais dos lábios.

No caso do herpes genital, as feridas podem se desenvolver na ponta do pênis nos homens e na vulva, parede vaginal ou colo do útero nas mulheres. Essas lesões podem causar dor, ardência e coceira devido à invasão do vírus nas células epiteliais e nos nervos da região genital.

Além da transmissão sexual, o herpes pode ser transmitido por meio do compartilhamento de fluidos corporais, como no caso de acidentes envolvendo agulhas contaminadas por sangue infectado. O vírus também pode ser transmitido para os olhos, causando herpes ocular, se o indivíduo infectado tocar uma ferida aberta e, em seguida, tocar os olhos.

Em casos mais raros, o vírus HSV pode se deslocar para os nervos próximos às feridas e migrar para o cérebro, causando uma condição chamada encefalite herpética, que pode ser fatal se não for tratada adequadamente.

Para resumir, o herpes é uma infecção causada pelo vírus Herpes Simplex, transmitida principalmente por relações sexuais e pelo compartilhamento de fluidos corporais. As feridas podem ocorrer nos lábios e/ou na região genital, causando dor, ardência e coceira. É importante tomar precauções para evitar a transmissão do vírus e, caso você tenha sintomas de herpes, procurar um médico para realizar o diagnóstico e o tratamento adequado.

Espero que tenha gostado desta aula! Um abraço e até o próximo vídeo!

Fonte: O que é herpes? | Vida e evolução | Khan Academy por Khan Academy Brasil