Pular para o conteúdo

Hemangioma no corpo vertebral: explicação do Dr. Robson Sitta para o resultado do exame de ressonância magnética da coluna.

  • por
  • posts

Olá, saudações a todos. No vídeo de hoje, vou falar sobre hemangioma na coluna vertebral. Recebo muitas perguntas desesperadas de pessoas que entram em contato comigo, seja pessoalmente na clínica, seja por meio das minhas redes sociais, como ortopedista e médico. Muitas vezes, essas pessoas recebem um exame da coluna vertebral e, ao olharem o laudo, entram em pânico e desespero. Pesquisam na internet e a situação piora.

Por isso, decidi fazer este vídeo para tentar acalmar um pouco vocês e trazer mais informações sobre o assunto, além de falar sobre o tratamento mais adequado. Primeiramente, quero convidar todos que ainda não são inscritos no canal para se inscreverem, deixarem seus comentários e sugestões relacionadas ao tema. Essas sugestões são muito pertinentes e norteiam os temas dos vídeos que produzo para vocês. Além disso, na descrição do vídeo, vocês encontram acesso às minhas redes sociais. Sejam todos bem-vindos!

O que é um hemangioma na coluna vertebral?

Um hemangioma na coluna vertebral é um tumor benigno não evolutivo que ocorre no corpo vertebral, ou seja, na vértebra. É uma malformação de etiologia vascular, ou seja, possui uma causa relacionada aos vasos sanguíneos. O hemangioma provoca um aumento da proliferação desses vasos no corpo vertebral.

As imagens, geralmente obtidas a partir de ressonância magnética ou tomografia computadorizada, são típicas e indicam uma maior frequência de ocorrência na coluna torácica e lombar. No entanto, também é possível encontrar hemangiomas na coluna cervical. Esse tipo de tumor provoca uma desmineralização óssea, enfraquecendo o osso e gerando um espessamento vertebral.

Tratamento e sintomas

A maioria dos hemangiomas na coluna vertebral é assintomática, ou seja, não causa sintomas. Portanto, a presença desse tumor no exame de imagem não está relacionada necessariamente aos sintomas que levaram a pessoa a consultar um ortopedista ou médico para avaliar sua coluna vertebral.

Quando um paciente com hemangioma é encaminhado para reabilitação ou fisioterapia, o foco do tratamento não é o tumor em si, pois sua causa é puramente vascular. A fisioterapia busca tratar as causas dos sintomas presentes no paciente, geralmente relacionados a alterações degenerativas, como má postura, sobrecarga mecânica na coluna, limitação da amplitude de movimento ou irritações de raiz nervosa.

Os hemangiomas na coluna vertebral são uma alteração comum e frequentemente não necessitam de tratamento específico, pois não geram sintomas significativos. Apenas uma pequena porcentagem dos casos, cerca de 1%, necessita de intervenção cirúrgica para aliviar a dor ou evitar a proliferação do tumor. Essa intervenção pode envolver o fortalecimento ósseo do local ou, em alguns casos, radioterapia.

Por isso, é importante ficar tranquilo quando você recebe um laudo de exame de imagem informando a presença de um hemangioma. Essa é uma alteração benigna e comum. A maioria dos pacientes hemangioma não apresenta correlação com sintomas dolorosos. Portanto, não há motivo para preocupação em relação ao tratamento.

Espero que este vídeo tenha ajudado a acalmar seus ânimos em relação ao hemangioma. Convido todos vocês a se inscreverem no canal, deixarem seus comentários e sugestões. Não deixem de fazer parte das minhas redes sociais. Se cuidem e até breve!

Fonte: HEMANGIOMA no CORPO VERTEBRAL LAUDO EXAME RESSONÂNCIA MAGNÉTICA da COLUNA Dr. Robson Sitta EXPLICA! por Dr. Robson Sitta