Pular para o conteúdo

Hálito com cheiro de fezes: compreenda por que o mau hálito pode ser tão desagradável – Dicas da Dra. Karyne Magalhães

  • por
  • posts


A boca com cheiro de fezes

Ter uma boca com cheiro de fezes, com cheiro de merda, com cheiro de cocô, é algo desagradável e incômodo. Mas será que isso é possível? E qual seria a possibilidade do cheiro do corpo, das bactérias que são formadas no intestino, chegarem ao ar que saí pela boca?

Os gases produzidos no intestino teriam que passar para a corrente sanguínea, vir pelos pulmões e saírem pelo nariz e pela boca. Muitas vezes, as pessoas têm a sensação de que o cheiro está na boca, enchendo-a de um odor desagradável, semelhante a fezes. No entanto, isso não é possível.

Nunca tive no consultório um paciente que eu sentisse que ele tem um cheiro de cocô. E olha que eu já trabalho com halitose há aproximadamente 10 anos. Isso nunca aconteceu. Quando a pessoa tem um problema sistêmico, seja ele pancreático, gástrico ou intestinal, o problema é muito intenso. O hálito não é uma preocupação mínima. O problema é muito mais grave do que isso.

Em casos de problemas renais, como doença renal crônica, essas pessoas nem conseguem melhorar em nada com o ar. Muito dinheiro é gasto para controlar esse problema. O mau hálito é muito pouco relevante. Portanto, provavelmente, o cheiro que você sente pode ser decorrente da placa bacteriana, ou biofilme lingual, que se forma sobre a língua.

Quando você tem uma doença gengival, muitas vezes você pode ter má higiene bucal, escovar os dentes e usar o fio dental, mas mesmo assim sentir esse odor desagradável. Esse biofilme é uma massinha mal cheirosa que fica grudada nos dentes. Ele é repleto de bactérias e pode contribuir com esse cheiro.

Então, se você tiver dúvidas em relação ao seu hálito, é fundamental consultar um cirurgião-dentista para uma avaliação da gengiva, das mucosas da boca, da língua, do céu da boca, das restaurações e da garganta. É importante procurar qual será o motivo, qual será a causa que está levando a esse desconforto.

As doenças da gengiva são mais comuns de fazer com que você tenha essa percepção de mau hálito. Então, o cheirinho ruim do intestino não vai sair pela sua boca, nem pelo nariz. Se você quiser fazer um teste em casa, pode tentar conversar bem pertinho de alguém, a 15 a 20 cm de distância, ou engolir saliva e pressionar mais perto. Se o cheiro não sair, então é apenas uma percepção sua.

Porém, se persistir a dúvida, sempre procure um profissional qualificado no diagnóstico e tratamento do mau hálito e das alterações salivares. E lembre-se, a higiene bucal correta é fundamental para prevenir problemas como mau hálito e doenças gengivais.

Se você gostou desse texto, não esqueça de compartilhar com seus amigos e se inscrever no meu canal. Você também pode me seguir no Instagram e conferir mais conteúdos sobre saúde bucal. E se quiser saber mais detalhes, confira meu podcast no Spotify: “Fala uma Karine Magalhães”.

Fonte: HÁLITO com cheiro de FEZES? – Porque mau hálito tem um cheiro tão ruim. Dra. Karyne Magalhães. por Karyne Magalhaes