Pular para o conteúdo

Guia de primeiros socorros para alergia e anafilaxia

  • por
  • posts


O casal, sejam bem-vindos a mais uma aula do curso de Primeiros Socorros!
Olá! Eu sou Renata da Cruz e hoje nós vamos falar sobre reações alérgicas. Mas antes, o que é alergia?
Alergia é uma resposta do nosso sistema de defesa, o sistema imunológico, que ocorre de forma exagerada. Ela pode se desenvolver após a exposição a alimentos, picadas de insetos, exercícios físicos, medicamentos e outras substâncias em pessoas suscetíveis.
É importante ressaltar que a pessoa precisa ter uma pré-disposição genética para desenvolver alergias e também ter sido previamente exposta ao alérgeno, que é a substância que desencadeia a alergia. Por exemplo, uma pessoa alérgica à proteína do leite de vaca já deve ter consumido esse alimento anteriormente para ter uma reação alérgica.
Quais são as formas de prevenir as reações alérgicas conhecidas?
No caso de alergia alimentar ou medicamentosa, é importante ler todas as informações presentes nas embalagens de alimentos, bebidas e bulas de medicamentos para verificar se realmente não contêm a substância alérgica. No caso de alergias respiratórias, como rinite, asma e dermatite atópica, é recomendado que as crianças sejam amamentadas exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade. Após esse período, deve-se introduzir o leite de vaca gradualmente.
Como reconhecer os sintomas de uma reação alérgica?
Os sintomas podem variar, mas alguns dos mais comuns são: eczema, que são manchas avermelhadas e coceira intensa na pele; coceira na boca; inchaço facial, língua ou lábios; enjoo, vômitos e dor abdominal; dificuldade para respirar, tontura e pressão baixa; diarreia; perda da consciência, entre outros.
E quais são os primeiros socorros diante de um quadro de alergia?
Primeiramente, é necessário interromper a exposição à substância que causa a alergia. Por exemplo, se a pessoa estiver ingerindo um alimento alérgico, ela deve parar de consumi-lo imediatamente. Se a pessoa já estiver habituada a tomar algum medicamento antialérgico, pode tomar também.
Caso não haja melhora ou se houver sinais de gravidade, como falta de ar, inchaço da língua, dor abdominal intensa, tontura ou desmaio, é importante procurar imediatamente atendimento médico de emergência ou ligar para o SAMU (192).
E como agir em caso de picada de inseto?
Em caso de picada de inseto, a pessoa deve procurar imediatamente atendimento médico de emergência ou ligar para o SAMU (192), caso apresente tontura ou outros sintomas de gravidade.
Se a pessoa estiver com tontura, deite o paciente e eleve os membros inferiores. Se houver uma caneta de adrenalina disponível, é possível aplicá-la na lateral da coxa, após a picada.
E como aplicar a injeção de adrenalina?
Primeiramente, é necessário remover a tampinha azul da caneta de adrenalina. Em seguida, posicione a parte laranja da caneta próxima à região lateral da coxa e empurre firmemente até ouvir um clique. Segure a caneta no local por 3 segundos, para que a adrenalina seja injetada no músculo do paciente.
E caso a pessoa esteja com uma reação alérgica grave, o que mais deve ser feito?
Além de ligar para o SAMU (192) ou levar a pessoa imediatamente para a emergência, é importante elevar os membros inferiores da pessoa, ou seja, colocar suas pernas em posição elevada, em um ângulo de aproximadamente 45 graus. Isso ajuda a facilitar o retorno do sangue para o coração.
Assim que a pessoa chegar à emergência, é fundamental ofertar oxigênio e soro fisiológico, caso necessário.
Se a pessoa evoluir para uma perda de responsividade ou parada cardiorrespiratória, é necessário iniciar as manobras de reanimação imediatamente.
Muito obrigada por participarem desta aula! Fiquem com Deus e até a próxima!
Fonte: PRIMEIROS SOCORROS Alergia e anafilaxia por Ressuscite