Pular para o conteúdo

Guia completo de prótese de quadril: cuidados, orientações e fisioterapia

  • por
  • posts

Orientações para a cirurgia de prótese de quadril

Se você realizou ou vai realizar a colocação da prótese de quadril, vou dar algumas orientações aqui neste vídeo super importante para sua prótese. Meu nome é Giovana, eu sou fisioterapeuta especializada em ortopedia e traumatologia pela Unifesp. Se você é novo aqui no canal, já se inscreva, é só você clicar no botãozinho aqui embaixo e ativar o sininho para receber dicas de saúde e exercícios para prevenir problemas ou melhorar sua saúde.

A artroplastia de quadril é uma cirurgia realizada para trocar a articulação do quadril por uma prótese. Essa prótese pode ser total, onde são trocados o componente femoral (parte do osso na coxa) e o componente acetábulo (parte do osso na bacia), ou pode ser parcial, onde é trocado apenas o componente femoral. Normalmente, essa cirurgia é indicada quando o paciente apresenta um desgaste grave na articulação do quadril, já tentou um tratamento conservador e não obteve sucesso, e apresenta dor intensa, diminuição da função e diminuição da qualidade de vida. Também pode ser indicada em casos de doença na circulação da cabeça do fêmur ou em alguns tipos de fratura do colo do fêmur.

A prótese pode ser metálica, de polietileno ou até mesmo de cerâmica. Um cirurgião pode explicar as diferenças entre elas e qual é a mais indicada para cada caso.

Uma complicação que pode ocorrer nos primeiros meses após a cirurgia é a luxação da prótese, ou seja, a prótese sair do lugar. Há a formação de uma fibrose em volta da prótese, como se fosse uma cicatriz que impede a movimentação e estabilização da prótese. Por isso, é importante seguir algumas orientações e cuidados nos primeiros meses após a cirurgia.

Orientações para evitar a luxação da prótese:

  1. Não dobre o quadril acima de 90 graus. Evite sentar em locais baixos, como sofá mole ou cadeira baixa. Procure sentar em cadeiras altas ou faça alguma adaptação, como usar um travesseiro mais firme. Ao sentar, sempre procure jogar o tronco mais para trás e deixar a perna operada mais esticada. Utilize um elevador para o vaso sanitário e evite dobrar o tronco para pegar objetos que caíram no chão.
  2. Não realize a abdução do quadril além da linha média. Evite cruzar as pernas de qualquer forma. Para dormir, nos primeiros meses é ideal que você durma de barriga para cima com as pernas abertas. Utilize um triângulo abdutor ou um travesseiro entre as pernas. Evite deixar a perna caída para fora ou rodar para dentro.
  3. Não realize rotações extremas do quadril. Evite cruzar as pernas.

Algumas dicas adicionais para evitar quedas são: utilizar barras no banheiro, utilizar cadeira de banho, cuidado com tapetes e objetos dentro de casa e utilizar calçados seguros com solas antiderrapantes.

A fisioterapia é fundamental tanto antes quanto após a cirurgia. Antes da cirurgia, ela é importante para ganhar força e orientar o paciente sobre como utilizar o auxiliar de marcha, como muletas ou andador, e como subir e descer escadas. Após a cirurgia, a fisioterapia é fundamental para ganhar movimento e força no quadril, fortalecer a musculatura, treinar o paciente a andar e ganhar equilíbrio.

Cada paciente é único e o tempo de descarga de peso na perna operada é muito individualizado e depende de como foi a cirurgia e a técnica utilizada. Por isso, converse com o seu médico para que ele possa orientar sobre a descarga de peso.

Espero que essas dicas possam te ajudar! Deixe seus comentários se você realizou essa cirurgia, se pretende realizar ou se tem alguma dúvida. Se tiver alguma sugestão para um vídeo novo sobre prótese de joelho, deixe também. Não saia daqui sem se inscrever no canal! Obrigada!

Fonte: Prótese de Quadril – Orientações, cuidados e fisioterapia por Chama a Fisio