Pular para o conteúdo

Gravidez e cisto ovariano: minha experiência e dicas.

  • por
  • posts

Gravidez e Descoberta do Cisto Ovariano

Oi gente, tudo bem com vocês? Espero que esteja tudo ótimo! Hoje eu vim gravar um vídeo pra vocês sobre a minha experiência durante a gravidez e a descoberta de um cisto no ovário.

Desde que alterei o título do canal para falar sobre gravidez, percebi que as visualizações nos vídeos aumentaram bastante. Então hoje vou contar um pouco mais sobre essa experiência.

Descoberta do Cisto

Quando descobri que estava grávida, minha médica pediu um ultrassom. Durante o exame, a pessoa que estava realizando ficou apreensiva e me perguntou se eu já sabia da existência de um cisto no ovário. Fiquei surpresa e disse que não sabia. Ela explicou que era algo bastante grande e que eu precisaria procurar um médico especialista para avaliar o que seria feito durante a gestação, pois era um pouco perigoso.

Fui direto ao consultório da minha médica para contar a situação. Na época em que engravidei da minha filha mais velha, ainda era fumante e não tinha parado de fumar. Mas agora, sabendo sobre o cisto, decidi parar para cuidar melhor da minha saúde e da saúde do bebê.

A minha médica então me encaminhou para um cirurgião especialista em ginecologia. Durante a consulta, o cirurgião foi bem honesto comigo e disse que havia riscos envolvidos. Ele explicou que o cisto poderia romper durante a gestação e impedir um parto normal, entre outras complicações. No entanto, como a gravidez estava evoluindo normalmente, ele me tranquilizou que não precisaria intervir.

Ao longo dos meses, fui acompanhando o cisto e felizmente ele foi diminuindo de tamanho. Não tive nenhum sangramento e isso me deixou mais tranquila.

No último mês de gestação, quando completei nove meses (36 semanas), fiz outro ultrassom e descobri que o cisto tinha voltado a crescer. Estava do mesmo tamanho que antes. Nesse momento, já apresentava mais riscos e preocupações.

Decisão pela Cesariana

Conversando com o cirurgião, ele me orientou a fazer uma cesariana. Explicou que, caso eu optasse por um parto normal, poderia colocar em risco a minha saúde e a saúde do bebê, já que o esforço do parto poderia romper o cisto.

Quando contei para a minha médica sobre a recomendação do cirurgião, ela também concordou que a cesariana seria a melhor opção para o nosso caso.

Apesar de ter inicialmente o objetivo de ter um parto humanizado, confiei na opinião dos médicos e sabia que aquela era a melhor decisão. Fui para a cesariana com tranquilidade e confiança na equipe médica.

A Cirurgia e a Recuperação

Durante a cesariana, o médico retirou o cisto e também cauterizou para evitar perdas de sangue. Graças a Deus, não tive nenhum problema após a cirurgia.

Minha recuperação foi tranquila, pois já havia passado por uma cesariana anteriormente. Fiz todos os exames de acompanhamento após a cirurgia e até hoje, graças a Deus, não tive mais nenhum problema relacionado ao cisto.

Se você tiver alguma dúvida sobre cistos ovarianos, tamanhos, exames ou qualquer outra coisa, deixe nos comentários que eu vou responder.

Espero que tenham gostado do vídeo! Até o próximo!

Fonte: Gravidez com cisto ovariano *minha experiência * por maternidade real