Pular para o conteúdo

Glaucoma Agudo: Urgência e Possibilidade de Cegueira

  • por
  • posts


O que é o glaucoma agudo e quais os sintomas?

E de repente, o seu olho ficou muito vermelho, a visão embaçada e extremamente dolorido. Uma dor tão forte que passa até para a cabeça e pode provocar até mesmo náuseas e vômitos. Estou falando de uma crise de glaucoma agudo. Essa doença é muito grave e grande causa de cegueira. Vem entender porque é.

Olá, seja muito bem-vindo! Eu sou Cláudia, da Claro oftalmologista, e criei esse canal para você, para você que é preocupado com seus olhos, para você que definitivamente quero aprender a cuidar melhor dele. É assim que você será os melhores conteúdos sobre óculos, lentes de contato e como prevenir as doenças oculares. Se você não conhecia ainda esse, você não é escrito aqui no nosso canal, não perca tempo, inscreva-se, sempre no Sininho, e venha fazer parte da maior e melhor audiência de os olhos do Brasil.

O glaucoma agudo, ou ângulo fechado, é considerado uma grande emergência oftalmológica. Por quê? Porque ocorre o fechamento do ângulo entre a Íris e a córnea, a pressão aumenta rapidamente, podendo ficar 50, 60, 70, 80 e essa pressão extremamente elevada ela já faz dão. E pode acontecer em questão de poucas horas você perder totalmente a sua visão, dependendo da pressão, do nível da pressão. Então é uma realmente uma emergência e você não pode perder tempo quando você está com esses sintomas. Porque o tratamento tem que ser iniciado o mais rápido possível. Você sabe, eu já falei aqui diversas vezes, o glaucoma é a maior causa de cegueira. E o glaucoma tem dois grandes grupos: o glaucoma de ângulo aberto e o glaucoma de ângulo fechado. Esse glaucoma de ângulo fechado aqui no nosso meio corresponde mais ou menos um terço dos casos de glaucoma, mas a simplesmente a metade dos pacientes que têm a cegueira por glaucoma são esses que têm o tipo de ângulo fechado.

O glaucoma de ângulo fechado ele tem uma incidência muito grande na população asiática e nas mulheres. A ponto de que nos países asiáticos, o glaucoma de ângulo fechado ele corresponde a cinquenta por cento dos casos de glaucoma. E esse tipo de glaucoma é provocado justamente por uma alteração anatômica ali dentro do olho. Você quer saber qual é que é, né? Eu tenho certeza que sim. Mas antes, você já vai me deixando muito like para eu saber que você se interessou por esse assunto e para que esse vídeo atingir o maior número de pessoas.

De fato, o que ocorre no glaucoma de ângulo fechado é que a Íris é tracionada ou empurrada em direção à córnea. Então, o ângulo que se forma entre a Íris e a córnea fica estreitado, ele fica fechado e dificulta a drenagem do humor aquoso. E o humor aquoso é produzido logo atrás da Íris e ele tem que ser escoado. O que acontece se o escoamento não ser realizado? A pressão vai aumentando. É como se você tivesse uma câmera fechada, um balão na bexiga fechada, colocasse água dentro desse balão e só ligasse a torneira e não tivesse para onde está indo. O que vai acontecer? Esse balão vai enchendo, enchendo, enchendo. Claro que com o olho não vai estourar, mas a pressão vai ficar extremamente alta e vai dar todos esses sintomas agudos de dor, dor de cabeça, náusea, vômito. A pessoa passa mal e só quer ir para o pronto-socorro. Ela não pensa em outra coisa. Ela vai direto. E você já sabe, a pressão elevada assim ela está danificando principalmente a nossa parte mais sensível do olho, que é o nervo óptico. Então é por isso que o glaucoma de ângulo fechado corresponde a cinquenta por cento das causas de cegueira por glaucoma.

Existem dois tipos de glaucoma de ângulo fechado: o primário e o secundário. O primário é provocado justamente por essas alterações anatômicas dos olhos. Como existem nos olhos dos asiáticos, como existem olhos com uma hipermetropia muito elevada, pois o olho é menor, como existem problemas de catarata avançada. Eu já tive casos aqui de pacientes meus que estavam com catarata muito avançada. Eu indiquei a cirurgia e a pessoa, às vezes, já deveria ter operado há muito tempo. E nesse processo, entre fazer os exames e retornar para mim aqui, para a gente ver e marcar cirurgia, entrou numa crise de glaucoma agudo. Chegou aqui já, e com todo esse quadro de dor, não dá para fazer a cirurgia de catarata. E eu nem estava na cidade. Teve que fazer com outro médico, teve que fazer com a lente que tinha. Então, enfim, é um caso, uma situação bem desagradável. Por isso que sempre nós insistimos que não devemos deixar a catarata crescer muito, porque ela pode provocar essa situação de um quadro de uma crise de glaucoma agudo. O secundário já é provocado em consequência de outras doenças no olho, como por exemplo as oclusões vasculares, a retinopatia diabética ou por um trauma que podem provocar isso. Aí a íris pode ser grudar no cristalino, ela pode se grudar neste ângulo por conta da reação inflamatória. Então tem muitos pacientes. Você já deve ter ouvido falar de pacientes que falam “eu tenho a diabetes, eu tive um acidente vascular, como eu tive esse derrame dentro do olho, acabe correndo dos vasos, e depois eu tive glaucoma, eu tive uveíte, agora eu sofro de glaucoma”. É por causa disso, porque as doenças, pelas reações ali dentro do olho, elas provocam essa crise.

O tratamento é realizado com colírios, com tratamento via oral, com tratamento endovenoso. E depois de passada essa pior fase da crise, costumamos realizar cirurgias na Íris para abrir o canal, justamente para facilitar o escoamento do humor aquoso. Mas mesmo assim, não sendo possível, a pessoa pode fazer uma cirurgia para tentar controlar essa situação.

Viu a grande importância de você fazer as consultas oftalmológicas regulares? Hoje eu te dei mais um motivo, porque na grande maioria das vezes, nós conseguimos perceber um olho que tem uma tendência a ter esse glaucoma agudo. E, no caso de uma suspeita, nós fazemos outros exames mais complexos e conseguimos perceber se a pessoa tem um estreitamento do ângulo. O ângulo dela não é aberto, o dela está fechando. E aí tomamos as medidas necessárias. E uma pessoa que às vezes não tem um acompanhamento adequado, ela vai sim se encontrar numa situação dessas, de um glaucoma agudo, dessa emergência, desse apuro tão grande. Então, se você ainda ficou com mais alguma dúvida sobre esse assunto, por favor, deixe aqui para mim nos comentários e compartilhe agora mesmo com todos os seus amigos.

Um grande beijo e eu te vejo no nosso próximo vídeo. Tchau, tchau!

Fonte: Glaucoma Agudo é Urgente e Pode Cegar por Dra Claudia Del Claro – Oftalmologista