Pular para o conteúdo

Fobia Social: Causas, sintomas e tratamentos do transtorno de ansiedade social

  • por
  • posts

Transtorno de Ansiedade Social

Olá pessoal, tudo bom com vocês? No vídeo de hoje, eu vou falar sobre um transtorno de ansiedade muito comum e prevalente: o transtorno de ansiedade social. Mas antes, eu gostaria de pedir para você se inscrever no canal, ativar as notificações e, se você gostou do tema, já pode curtir também. Aqui no canal, já temos alguns vídeos sobre outros transtornos, como depressão e como lidar com um ataque de pânico. A ideia é trazer um pouco mais sobre esses transtornos para que as pessoas possam entender e conhecer um pouco mais sobre o que são. Então, vamos falar do transtorno de ansiedade social também conhecido como fobia social.

O transtorno de ansiedade social tem uma prevalência alta. Alguns dados dos Estados Unidos apontam que sete por cento da população nos últimos 12 meses vai manifestar um quadro desse transtorno. Ele tem um início precoce, geralmente no final da adolescência, e seu curso é considerado crônico, ou seja, não é um transtorno que vai ter uma remissão espontânea, que vai desaparecer naturalmente. Isso é importante porque, geralmente, as pessoas não procuram tratamento, talvez por causa da característica do transtorno, que é o medo de avaliação social, o que acaba tornando o funcionamento da pessoa mais difícil. De qualquer maneira, eu vou falar das características principais desse transtorno e dos critérios que o envolvem.

Alguns fatores que estão associados com o desenvolvimento desse transtorno são: inibição comportamental, ou seja, pessoas que tendem a ter um comportamento mais intimidado. É importante já fazer uma diferenciação do transtorno de ansiedade social para a timidez. A timidez é considerada um traço de personalidade e, inclusive, tem um estudo de prevalência nos Estados Unidos que aponta que apenas doze por cento das pessoas que se identificam com o traço de timidez acabam desenvolvendo o transtorno de ansiedade social. Agora, é bem comum que praticamente todas as pessoas que tenham esse transtorno manifestem alguma característica de timidez, mas a timidez é apenas uma característica do funcionamento. Sempre que estamos falando de um transtorno mental, é importante lembrar que a maioria dos transtornos tem uma característica que é normal. O que vai caracterizar como um transtorno é o prejuízo, a intensidade com que ele aparece e manifesta, gerando realmente um sofrimento e prejuízo significativo.

Vamos falar agora das características principais desse transtorno. O primeiro critério é um medo acentuado ou excessivo acerca de uma ou mais situações sociais em que o indivíduo é exposto a possível avaliação por outras pessoas. Isso inclui interações sociais que envolvem manter uma conversa ou encontrar pessoas que não são familiares ou conhecidas. Ser observado pode ser estar comendo, bebendo ou fazendo alguma atividade, até mesmo escrevendo, mas principalmente situações de desempenho, como apresentar uma aula ou falar na frente de outras pessoas.

O próximo critério é que a pessoa sente muito medo de demostrar os sintomas de ansiedade, como tremores, por exemplo, por medo de que esses sintomas sejam percebidos pelos outros. A pessoa tem medo de ser avaliada de forma negativa, de ser rejeitada ou de ofender as outras pessoas.

O próximo critério é que situações sociais sempre ou quase sempre provocam ansiedade ou medo. Ou seja, não é algo que acontece ocasionalmente, mas sim de forma generalizada na vida da pessoa.

Além disso, o transtorno de ansiedade social causa um prejuízo clínico na vida da pessoa. Isso pode limitar diversas áreas, causando grandes impactos na qualidade de vida. É muito importante que, se você se reconhece na maioria desses sintomas, busque ajuda profissional. A terapia cognitivo-comportamental é o tratamento padrão e de primeira escolha para esse transtorno, e traz resultados bastante eficazes na melhora desse quadro.

Espero muito que essas informações tenham sido úteis. Se você gostou desse tipo de vídeo, que traz mais informações sobre transtornos, deixe seu comentário aqui embaixo para eu saber. Então, até o próximo vídeo. Um beijo.

Fonte: Transtorno de Ansiedade Social (Fobia Social) por Gabriela Affonso