Pular para o conteúdo

Fibroadenoma mamário: causas, sintomas e tratamento do nódulo na mama

  • por
  • posts

Olá pessoal!

Boa tarde! Hoje eu vou falar sobre fibroadenoma ou nódulo de mama. Afinal, o que é isso? O que é fibroadenoma? O que é nódulo de mama? Se você foi surpreendida com um diagnóstico de nódulo de mama e não entendeu nada, continue comigo que hoje você vai sair daqui com essa dúvida completamente esclarecida, ok?

Então, vamos lá!

O fibroadenoma é uma doença, uma patologia benigna da mama que acomete mulheres jovens na faixa etária dos 20 aos 30 anos. Pode ser bilateral e tem uma taxa de malignidade, ou seja, risco de se transformar em câncer, muito baixo, em torno de 0,1% a 0,3%. Praticamente nada. É uma doença que incomoda muitas mulheres, pois gera uma preocupação em relação ao câncer de mama. Principalmente mulheres jovens, que estão em uma fase produtiva e já têm muita ansiedade. Isso acaba perturbando e atrapalhando a vida dessas mulheres. É uma queixa comum aqui no consultório de mastologia: mulheres com nódulo de mama que têm um diagnóstico de fibroadenoma.

Mas qual a relação do fibroadenoma com o nódulo de mama? O que seria o nódulo de mama? Por que o tema desse vídeo misturei fibroadenoma com nódulo de mama? Porque o nódulo de mama nada mais é do que apenas uma forma de apresentação do fibroadenoma. É a forma como o fibroadenoma se apresenta no exame clínico, no exame de imagem e na história clínica da nossa cliente. O câncer de mama também se apresenta como um nódulo de mama. Por isso que gera tanta preocupação qualquer nódulo na mama, pois pode ser um câncer. A função do médico especialista é, primeiramente, descartar que esse nódulo seja câncer de mama, assegurando assim para essa paciente tranquilidade e paz, para conduzir o que precisa ser feito no seu tratamento da melhor forma possível.

Então, um fibroadenoma é uma coisa, um nódulo de mama é outro. O nódulo de mama é apenas uma forma de apresentação. Tá?

E como é feito o diagnóstico de fibroadenoma? Somente por biópsia. Só a biópsia pode afirmar com 100% de certeza que se trata de um fibroadenoma. O ultrassom não faz diagnóstico definitivo, mas ele sugere fibroadenoma quando o nódulo tem todas as características benignas. Ele é sugestivo de ser fibroadenoma se preenche esses critérios: faixa etária de mulher jovem, etc. Agora, isso não significa que todo nódulo benigno, ou de características benignas no ultrassom, seja sempre fibroadenoma. Existem alguns tipos de câncer, principalmente os tipos especiais, que se manifestam na forma de nódulo com características benignas, e são câncer. Então, o diagnóstico é feito por biópsia, conduzido por um médico especialista em mastologia.

E qual é o tratamento? Com um diagnóstico na mão de fibroadenoma, o tratamento é, na maioria das vezes, um tratamento expectante, de acompanhamento, de tranquilização da paciente. Porque a taxa de risco de câncer é muito baixa, próximo de zero. De 0,1% a 0,3% de risco de um fibroadenoma se transformar em câncer. Então, aconselha-se a paciente a se acalmar, pois os nódulos tendem a reduzir de tamanho quando a paciente envelhece e podem desaparecer. Apenas os nódulos que são de tamanho grande, palpáveis, que estão causando algum outro sintoma, justificam a realização de um procedimento cirúrgico. Isso é sempre discutido em comum acordo com a paciente. Se não preencher esses critérios, o acompanhamento já é o suficiente. Normalmente, esses nódulos vêm na categoria 3 do BI-RADS, o que gera preocupação nas mulheres. Porém, o acompanhamento por dois anos se faz necessário. E aí ele cai na categoria 2, que é totalmente benigno, e acaba sua história.

Então, fique tranquila se você tem esse diagnóstico. Procure sempre um especialista, pois ele vai definir e conduzir da melhor forma possível o seu caso.

Espero que o vídeo tenha ajudado você. Peço que curta, compartilhe e vamos falar sobre isso para mais mulheres que estão passando por esse problema de fibroadenoma ou nódulo de mama, para que essas pessoas se tranquilizem também.

Se inscreva no meu canal pelo link abaixo, na minha bio. Lá vai ter o link para você se inscrever. E temos um grupo no Telegram que tem conteúdos exclusivos sobre nódulo de mama, mastologia e oncologia. Convido vocês a participarem. E antes de mais nada, aviso que o grupo é totalmente gratuito, sem custo nenhum para você.

Fique com Deus! Beijo no coração!

Fonte: FIBROADENOMA E NÓDULO MAMÁRIO por DR PEDRO FONTES