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Fiat Uno Mille 1994: Dicas para uma boa partida a frio

Nesse vídeo apresento a vocês diversas dicas e informações importantes para todos aqueles que tem dificuldade na primeira partida do dia em um carro carburado (álcool ou gasolina) ou até mesmo com injeções eletrônicas de concepção mais antiga. Como demonstração, uso meu Fiat Uno Mille Electronic 1993/1994 para apontar os componentes que demandam diagnóstico em casos de uma partida ruim ou até mesmo caso o veículo não ligue.

Vocês pois bem vamos dar início a mais um vídeo relacionado ao meu fiat uno mille eletronic ano 93 modelo 94 que você já conhecem aqui no canal carinhosamente apelidade de algodão doce e qual é o tema do vídeo de hoje pois é eu vejo aí nos grupos relacionados ao no nas redes sociais né é muitas queixas das pessoas é perguntando e falando de dificuldades né na

Partida a frio com o fiat uno principalmente os juros mais antigos que ainda são carburados então hoje eu quero comentar com vocês quais são os requisitos né e também qual é a parte da ideal né de um fiat uno naturalmente a gasolina tá a frio e também ou quais são as possíveis causas aí de problemas né que dificultem a partida quando o carro está frio tá legal

Então esse vídeo ele é válido né para você que tem qualquer fiat uno carburado então até o ali 94/95 é tanto o motor fiasa né como é o caso do o meu uno mille aqui como com motor sevel tá os parâmetros são bastante parecidos até o milho electronic o mireli xix foram os últimos anos carburados aí produzidos no brasil esse essas dicas aqui são extremamente

Válidas tá legal bom então é hoje é um feriado antecipada em face da pandemia aí do coronavírus né uma medida que a gente sabe que não tem muita funcionalidade mas isso aí não é o tema do vídeo desse essa parte em off né e eu usei um ontem bastante tá mas hoje está muito frio essa manhã aqui de segunda-feira desse feriado eu vou mostrar para vocês como é

A partida eu não liguei esse carro ainda e vou mostrar qual é a parte da frio ideal quando você vai dar primeira partida do dia em se tratando do mundo o que é importante você você freeza tá você não precisa acelerar o carro desde que o carro atenda a todos os requisitos que eu vou falar mais adiante mas é quase que imprescindível o uso do afogador então o que

Eu vou fazer eu vou gerar a chave como já fiz aqui para vocês eu vou puxar o afogador todo é como se fala em podem ver aqui embaixo e vou tirar a chave e dá um dia bem frio mas olha ele pegou na primeira e se mantém aí no afogador o que geralmente eu faço tá eu geralmente tira o carro da garagem encontra fecha o portão ou deixa de funcionando né e nesse intervalo

Que ele tá funcionando eu tô fechando o portão geralmente eu já volto afogador e ele mantém a marcha lenta bota fazer esse teste aqui com vocês talvez ele apague mas só voltei afogador ó e o carro tem marcha lenta tranquilamente não não precisa esquentar muito a cabeça um detalhe a partir do momento que você já funciona o carro naquele dia já andou carro já

Rodou ainda que pouco né quando você for lá na próxima partida você não precisa mais geralmente fazer o uso do afogador então você vai girar a chave e você vai dar uma leg aceleradinha vou ver se eu mando o meu para você dar uma olhada na cidade ó oi e aí você já tem o funcionamento do carro aí pronto para sair o ideal também é um outro detalhe também

Que a gente tem que ponto a é o seguinte assim que você ligar o carro não sai engata na primeira e sai andando aguarda pelo menos uns segundinhos por para todo óleo circular né e você tem um desempenho melhor assim como as primeiras nas primeiras trocas de marcha no começo da da operação do veículo é legal que você pega um pouquinho mais leve ainda mais em se

Tratando de um carrinho é carburado agora o que faz né o teu carro não pegar direito e o que é primordial que teu carro é tem em bom estado para que você tenha exatamente aqui esse esse bom pessoal uno aqui de boca aberta para que a gente possa aí dá essas dicas né e eu vou começar ao contrário do que muita gente pensa vou começar a falando da parte elétrica

E não da parte mecânica quais são os requisitos que você precisa ter bom primeiro. né bateria você precisa é a bateria que esteja com saúde né eu já apresentei a vocês recentemente aí a troca e aí a revisão no sistema de carga do uno né eu troquei a bateria do algodão doce faz aí talvez uns 2 meses no máximo né você já acompanhar isso aí no canal né

E o que que acontece quando você tem uma bateria em estado ruim como era por exemplo o caso da bateria que tava aqui em vias de morrer é o que que o que que eu percebi ia é que a rotação do motor de partida do motor de arranque né era inferior e naturalmente essa rotação ela não era suficiente para uma partida com saúde uma partida rápida uma partida aí 100%

Bem sucedida é legal segundo. é muito importante que os condutores o sistema de carga que eu apresento toda essa revisão também no vídeo já mencionado estejam bem conectados sem sujeira e os cabos não apresentem alta resistência de modo que todo o potencial ali legal potencial acertado da bateria seja passado por motor de partida e também é para todos os pulsos aí

Relativos ao sistema de ignição o outro. já pegando aí carona na minha última frase sistema de ignição é muito importante que você tem aí bobinas cabos e velas em bom estado se você tem um sistema de ignição mais ou menos ou ruim você nunca vai ter uma boa partida e inclusive eu nunca vai ter um bom funcionamento né isso vale né é para qualquer para qualquer

Um uno carburado tantos anos que tem né bobina dupla como é o meu caso aqui né que é esse esse recurso no caso do ano surgiu no meio electronic no milho lx né os o sono sair que tem ignição eletrônica é uma piada né com o módulo microplex e os módulos aqui a dupla de módulo de ignição então é tanto esse sistema aqui os cabos velas bobinas tem que tá tudo

Legal se você tem um alarme um segredo bloqueador algo nesse sentido você precisa ver se tá bem instalado esse eventualmente o corte ali da ignição né foi não foi feita de modo que você tem algum tipo de queda de tensão durante a partida isso dificulte também tem e dá aquela conferida também e se você tem um mundo mais antigo né que ainda possui distribuidor

Tanto aqueles ali já da década de 90 que possuem né é a bobina cilíndrica né ignição eletrônica transistorizada além de toda essa parte elétrica já mencionada é muito bom que você confira né estado ali de rotor tampa do distribuidor e principalmente o avanço inicial de ignição um uno fora de ponto assim como qualquer outro motor né fora do avanço inicial

De ignição sempre vai ter muita dificuldade para dar partida tá então tem esse fatura aí que a gente tem é que levar em consideração se você tem um mais antigo ainda une lá da casa de 80 que ainda possui ignição platinado né como por exemplo os fiat 147 né que aconteceu senhor aí na nossa aquele da botinha ortopédica né você também precisa ter platinado

Em ordem bobina em ordem que tu é condensador em ordem se você quiser fazer o upgrade aí para para ignição eletrônica para distribuidor realizar platinado você fala comigo que eu tenho para vender é vou até deixar nada e aí o o link da do anúncio para vocês caso tenha interesse porque eu tenho uma uma das agressões aí é compatível com uma a platinado né

Para você também que tem um no tanto com injeção eletrônica né monoponto né usou nos fios próprio uno fire tem tem disso né na verdade essa essa dica é do milho eletrônico para frente né é o seguinte lá embaixo já mostrei isso para vocês em alguma outra oportunidade né nós temos ali o sensor de posição do virabrequim o popular sensor de rotação não

É e para que serve netsensor ele informa a posição ali angular do virabrequim e com tudo você consegue aí a o chaveamento das bobinas no momento certo né para que tenha um avanço de ignição correto e aquela coisa toda também de acordo com a rotação do motor que é um parâmetro e também lido ali pelo sensor então se você tem o sensor que já não tá legal

Um chicote com que pode ter desvios também é uma coisa que você precisa ponderar tá legal agora sim vamo o ponto né depois aí do sistema de ignição que a gente já falou né que a gente já falou da parte elétrica outro ponto que também deve ser levado em consideração carburação não importa qual é a carburação do seu um no caso aqui o milho eletrônico

Mlx fazem uso do verbo e tldf 495 mas existem vários outros outros carburadores aí né que para o mundo velho a 190 os únicos que o motor sevel também tiveram aí outras carbura ções né em sua maioria calibrações verbas né então é o que acontece se você não tem um carburador bem regulado né que eu afogador funcione né que esteja com a mistura ajustada com

A marcha lenta ajustada com a giclagem correta com agulha v dando quando tem que ver dar com o nível da bóia correto antes você dificilmente vai ter uma partida acertada principalmente com o motor frio né então é muito importante né que você é muito importante que você tem o seu carburador em ordem ta e ainda que isso não seja exatamente ligado com o fator da

Partida é uma se você respeite a giclagem original para ter um bom consumo funcionamento bom do motor né evitar de alterado uma forma muito muito muito grande né a giclagem do carburador não é para que você tem aí um bom um bom desempenho né se você tem aí a interessa se você tem um número ao ponto que ainda tem ali essa gente seu irmão no ponto mais antigas

Têm alguns paralelos ainda como carburador né e se você liga o carro ea marcha lenta não tá legal é muito bom interessante você fazer as regulagens reparos no tbi e aquela coisa toda mas tem um sistema de afogador automático né ainda os hunos monoponto então é muito bom ver se essa parte de cápsulas e conexões e mangueiras está correta não é difícil se tem

Vídeos no youtube ensinando você a ligar e diagnosticar problemas nessa nesse sistema de ignição que também vão conseguir tá muito a sua partida a frio né e é toda a parte elétrica em se tratando de um dos monoponto é muito importante você vê parte de relé de bomba de combustível se a bomba injectora a corretamente essa parte elétrica aí não tem nenhum

Desvio nem o problema tá legal é um outro detalhe né jordão era quem o uno estacionado né desligado não sei por quantos dias aí e o carro é teve um pouco de dificuldade para pegar depois da sua casa não vou dar um exemplo ontem eu usei bastante esse carro mas antes né eu acho que ela tinha ficado mais ou menos uma semana eu não tinha usado o quando eu ver a partida

Até dele chegou mandar uma pesadinha na partida de leve na ele não pegou na primeira né mas eu percebi que o problema não era elétrico por quê porque é uma hora ele pegou e morreu né ou seja certamente não devia ter gasolina ou muito pouco gasolina na cuba do carburador né não tinha mais gasolina ali no separador de vapor as popular é desborbulhador vão falar

Sobre a linha de combustível do uma próxima oportunidade né então e é muito importante que você faça né aí toda do todo esse tipo de de aferição outro. né é da partida no ano com afogador na primeira partida e com o pé no acelerador nem sempre é uma boa ideia porque dependendo da situação geral além de todo o sistema você pode até afogar o carro e não

Da partida tá é assim na primeira na primeira tentativa aí talvez você não consiga aí liga o uno mas para carros estão parados há muito tempo talvez na umas duas três bombadas antes da partida com afogador acionado podem facilitar a tua vida ainda mais se você tiver algum algum problema e relacionado à a carburação tá legal outro detalhe bastante importante

Né é os modelos de uno aí né que possuem o sistema ecobox aqui ligado né no no carburador essa coisa toda não é um xbox é um é um tema extremamente falado aí na internet as pessoas buscam aí por várias vezes esquema sair para fazer a ligação correta né e na verdade é o seguinte do ponto de a vida é claro né e o funcionamento do motor a frio que o xbox

É contribuir muito né para que você tenha uma boa partida eo bom funcionamento do motor nem tanto se você tiver um xbox desativado por exemplo meu mundo tem parte dele desativada já veio assim né eu confesso a vocês que eu nunca fiz um diagnóstico para ver se era possível religar é talvez uma coisa que eu até fácil no futuro e deixe é funcionando do caso eu

Encontro alguma peça que não esteja boa não sei era para gente ter aqui que ver isso aí numa outra numa outra oportunidade né mas o importante das duas uma ou ele tá ligado certo né ou ele está é desativado né porque se você por exemplo tem uma ligação errada né uma mangueira que tem que encaixar em um lugar tá encaixado em outro uma tomada tá encaixado em

Outro lugar você vai ter um verdadeiro pesadelo então você tá desativado mantenha bens bem isolado né naturalmente com o carburador bem reguladinho que você não tem problema de partida agora se você tem o xbox ainda que parcial e aqui o que está ligado é importante que esteja ligado certo para quem tem é o menos a álcool né um dos carburados álcool naturalmente

Condições do carburador né porque a corrosão metanol é um pouco mais crítica do que negar as bem mais crítica né do que a veículo do teu com veículos a gasolina estão é uma coisa que também precisa ser aí ponderada da melhor maneira e claro essa parte de injetor de gasolina é para injeção tal tem que estar funcionando porque senão você a única coisa que

Você vai passar de manhã para sair com seu carro e raiva né porque a gente sabe que naturalmente carro a álcool bem ajustar dinho ele funciona bem e não deve nada para gasolina mas é claro que se você começa a ter problemas relativos a alimentação sempre você vai acabar passando raiva aí e vai depender por várias vezes de profissionais aí para fazer o reparo

Tá legal então em suma é isso claro que existem outros pequenos detalhes aterramentos né do motor também na parte elétrica é muito importante tá em ordem né as malhas de aterramento do motor tem que dar funcionando bem também para que o motor de arranque gira bem né e aqui que essas coisas precisam ser sempre a felicidade mas na verdade isso também você percebe

Problemas até mesmo com o motor quente né caso você tenha outras outras deficiências aí na partida mas em suma é isso sempre com alguma dúvida por favor deixe nos comentários vamos bater um papo aí relativo a esse carrinho que eu curto bastante aprendi a gostar do tal do uno mille né então se você gostou do vídeo deixe seu like se inscreve no canal e clique no

Sininho para saber toda vez que o uno outros carros apareçam aqui em dicas e impressões e manutenções tá joia lembre-se que é sempre um enorme prazer pelo aqui um grande abraço e até o próximo

Transcrito do video
Fiat Uno Mille 1994: Dicas para uma boa partida a frio By Jordan Kanduxo