Pular para o conteúdo

Feridas e lesões bucais não cancerígenas | Dr. Jônatas Catunda

  • por
  • posts

As lesões na boca que não são câncer de boca

Nesse vídeo, vou falar um pouco sobre as feridas e lesões que aparecem na boca que não são um câncer de boca. Eu fiz um vídeo no Youtube falando um pouco sobre essa doença e o câncer de boca. Infelizmente, muitas pessoas com doenças benignas que não têm motivo algum para se preocupar com o câncer de boca assistem ao vídeo e ficam um pouco assustadas. Então, decidi fazer outro vídeo para falar dessas lesões que não são um câncer de boca. Fique ligado, que vou te mostrar tudo agora.

O câncer de boca

O câncer de boca é uma doença que geralmente acomete pessoas que fumam ou fumaram por muitos anos, e também pode estar associado ao consumo de bebidas alcoólicas, mas principalmente é resultado do tabagismo. Geralmente, afeta pessoas acima dos 50 anos de idade, principalmente porque essas pessoas, depois de terem fumado por 20, 30 ou 40 anos, é que o câncer começa a se manifestar.

O principal sintoma do câncer de boca que devemos nos preocupar é a presença de feridas na boca que não cicatrizam. Essas feridas são geralmente endurecidas e, na maioria das vezes, não causam dor. É importante ficar atento, pois essas feridas vão crescendo lentamente e não regridem. A localização principal dessas feridas é na língua ou no assoalho da boca, ou seja, a parte inferior da língua. Existem algumas lesões que podem aparecer antes do câncer se manifestar, chamadas de lesões pré-malignas. Uma delas é a leucoplasia, que é a mais comum. São placas brancas que aparecem na região da boca onde o câncer de boca pode aparecer. Essa lesão pode evoluir para um câncer, por isso é um sinal de alarme nas pessoas que fumam. Se você fuma, é hora de parar, pois isso pode progredir para um câncer.

Outras lesões na boca

Nem todas as lesões na boca são câncer. Existem diversas doenças e problemas que podem causar lesões na boca, mas que não são malignas. Uma lesão comum na boca são as aftas. Elas são lesões causadas por bactérias ou fungos e são muito dolorosas. Geralmente, desaparecem em menos de uma semana.

Outro problema comum é a lesão relacionada à prótese dentária. Pessoas que usam dentadura e não se higienizam corretamente podem desenvolver manchas avermelhadas na área onde a prótese fica em contato com a gengiva. Se a prótese estiver mal adaptada, pode haver um trauma crônico nessa região, o que pode levar ao desenvolvimento de câncer de boca ao longo dos anos.

Existem também lesões benignas, como o tórus palatino, que é uma protuberância óssea no céu da boca, e o tórus mandibular, que é uma protuberância óssea bilateral na mandíbula. Essas lesões não exigem tratamento e são comuns em algumas pessoas.

Outras lesões como papiloma e fibroma também são benignas e têm tratamento específico caso necessário. O papiloma é uma lesão relacionada ao HPV, mas, na maioria dos casos, não é câncer. O fibroma é uma lesão elevada que pode variar em tamanhos e também pode ser tratada com cirurgia.

É importante ressaltar que, em pacientes jovens sem histórico de bebidas, cigarro ou crescimento lento da lesão, as chances de ser um câncer são muito baixas. Nesses casos, é recomendado apenas observar a lesão, pois ela pode aparecer e desaparecer e não causar danos maiores.

Para concluir, é sempre importante procurar um médico para examinar e detectar se há uma lesão maligna ou benigna na boca. Nos casos de dúvida, pode ser necessário fazer uma biópsia para confirmar o diagnóstico. O diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento eficaz e menos agressivo.

Se você gostou desse conteúdo, clique em curtir, clique em gostei, inscreva-se no canal e compartilhe esse vídeo para que mais pessoas possam se informar sobre as lesões na boca. Vamos juntos reduzir os casos graves de câncer de boca e promover a detecção precoce.

Fonte: Feridas ou lesões na boca que NÃO são câncer de boca | Dr Jônatas Catunda por Dr Jônatas Catunda – Cirurgia de cabeça e pescoço