Pular para o conteúdo

Fatores de risco para câncer de intestino grosso: o que você precisa saber

  • por
  • posts

Câncer de Intestino – Fatores de Risco

A pílula de saúde de hoje aqui no médico para toda a vida é sobre os dois principais grupos de fatores de risco para câncer do intestino grosso, o chamado câncer colorretal.

No canal, eu tenho um vídeo onde falo sobre os seis sinais e sintomas de alerta para câncer de intestino. Não deixe de assistir, pois tem informações muito importantes! O link está disponível acima e também na tela final.

No vídeo, explico que o câncer de intestino grosso é um dos cânceres mais frequentes em todo o mundo, ficando atrás apenas do câncer de pulmão e do câncer de mama. No trato digestivo, é o mais frequente. Isso mostra a importância do tema que vamos abordar hoje.

Existem dois grupos de fatores de risco para neoplasia colorretal, o chamado câncer de intestino grosso:

O primeiro grupo é composto por fatores de risco não modificáveis. Isso significa que são situações que não podemos mudar.

  1. Histórico familiar: cerca de 30% das pessoas que desenvolvem câncer de intestino têm outros familiares com a doença. Se for parente de primeiro grau, como pai, mãe ou irmão, o risco é ainda maior. Esse risco também é maior se o parente de primeiro grau desenvolveu a doença antes dos 50 anos;
  2. Histórico pessoal de pólipos adenomatosos ou de câncer colorretal: pessoas com histórico desses pólipos apresentam risco maior para a doença, principalmente se forem grandes ou em grande quantidade;
  3. Doenças inflamatórias intestinais, como colite ulcerativa ou doença de Crohn: essas condições aumentam a chance de desenvolver câncer colorretal;
  4. Idade: o risco de câncer de intestino aumenta com a idade e é maior após os 50 anos.
  5. Raça: pessoas de raça negra têm uma maior incidência dessa doença, embora as razões não estejam bem definidas.

O segundo grupo é composto por fatores de risco modificáveis. São situações que podemos mudar no nosso dia a dia:

  1. Tabagismo: fumar está associado a diversos tipos de câncer, incluindo o de intestino. Parar de fumar reduz o risco;
  2. Obesidade: o excesso de peso aumenta o risco de câncer de intestino;
  3. Sedentarismo: ter uma vida sedentária também está associado a um risco maior para essa doença;
  4. Consumo excessivo de álcool: o consumo frequente e exagerado de bebidas alcoólicas aumenta o risco de câncer de intestino;
  5. Dieta: a ingestão excessiva de carnes processadas, como salsicha e bacon, e de carne vermelha também aumentam o risco de câncer de intestino. Por outro lado, comer mais frutas, vegetais verdes e fibras ajuda a prevenir a doença.

É importante compartilhar essas informações com o máximo de pessoas possível, para que todos possam se prevenir e cuidar melhor da sua saúde em relação a essa doença.

Gostou desse vídeo? Deixe seu like, inscreva-se no canal e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos. Compartilhe nas suas redes sociais e grupos de WhatsApp, pois essas informações podem ajudar muita gente! Eu sou o Dr. Carlos Cunha, médico de família, e essa foi a minha pílula de saúde de hoje.

Fonte: RISCO para CÂNCER DE INTESTINO GROSSO – com quais fatores devo me preocupar? por Médico para toda vida