Pular para o conteúdo

Exercícios eficazes para tratar a espondilolistese

  • por
  • posts


Olá, tudo bem? Já venceu alguma dor hoje? Não? Então não tem problema. Se não vencer, você vai vencer agora porque nesse vídeo eu vou te mostrar alguns exercícios para melhorar a espondilolistese, o escorregamento de vértebra. Olha só essa pergunta aqui: “Bom dia, Dr. Alexandre. Fui diagnosticada com espondilolistese na região lombar. Tem algum exercício ou tratamento que o senhor indica que seja mais apropriado? Muito obrigada pelos seus vídeos. Nos ajuda muito.” Eu tô sentindo que você também que quer fazer uma pergunta, não é verdade? Então deixa a tua pergunta aqui nos comentários desse vídeo para que eu possa ler, responder, talvez gravar um vídeo respondendo sua pergunta. Aproveita, se inscreve no canal, ativa o sininho e marca todas as notificações. Dessa forma, quando eu responder tua pergunta, talvez no vídeo, o YouTube vai te avisar que tem vídeo novo e você não vai perder. Essa ajuda, combinado? Vamos lá!
Primeira coisa: o que é espondilolistese? É um nome técnico para um escorregamento de vértebra. Preste atenção, quando a gente olha para uma coluna, o raio-x, a ressonância, a gente vê cada vértebra bem equilibradinha, bem alinhada uma em cima da outra, tá? Só que às vezes acontece de uma vértebra estar mais para frente das outras, exatamente assim, como se tivesse olhando a coluna de lado. Tá certo? Ou então, essa escorregou para frente ou essa escorregou para trás. Tá bom? Isso é a espondilolistese e ela pode acontecer por vários fatores, inclusive com variação anatômica. Você já nascer com a predisposição de acontecer isso com a tua coluna. Ou então, se depois de uma queda, de um problema de fragilidade óssea, não importa a questão é que essa situação precisa ser tratada, precisa ser acompanhada, porque se essa vértebra escorregou, pode ser que ela tenda a escorregar mais, tá certo?
Uma das formas de tratamento que eu gosto mais nesse caso de espondilolistese é um método chamado de estabilização segmentar vertebral. Você pode procurar na tua cidade, que é o método onde a gente trabalha reequilibrando os músculos que dão sustentação para a coluna. Entenda o seguinte: se a coluna tá tendendo a escorregar, o que vai segurar ela no lugar são os músculos mais próximos da coluna, atrás, na frente. Quanto mais bem treinados estão os músculos perto da coluna, mais eles vão impedir que essa listese aumente. Mais eles vão impedir que você sinta dor, tenha problemas por causa desse escorregamento.
E eu queria te contar aqui um caso de um paciente que eu atendi. A gente fez um tratamento e hoje a gente faz só um acompanhamento. Que ele tinha esse problema de listese. Na verdade, ele tem ainda, que não foi feito nenhum tipo de cirurgia. E que hoje ele corre trilha, né, para aquelas corridas no meio dos matos. Não sente dor, mas ele mantém um trabalho rígido, um acompanhamento rígido com atividade física, pelo menos dois tipos de atividade física mais dinâmica, e faz um acompanhamento a cada seis meses aqui comigo. Dessa forma, ele consegue estabilizar a coluna. A coluna dele tem segurança suficiente para ele fazer as corridas, trabalhar, viver a vida dele sem sentir nenhuma dor, tá certo? Essa é a importância da gente fortalecer, da gente trabalhar esses músculos.
Mas agora, na minha cidade, não tem ninguém que faça isso. Eu não conheço ninguém. Será que não pode me ajudar? Agora, sim, eu quero te mostrar uma forma da gente ativar, da gente acordar esses músculos aqui, tá certo? Que são chamados músculos estabilizadores da coluna, músculos que dão sustentação e que protegem a coluna.
Antes de ir para o exercício, eu quero te fazer um convite. Eu quero que você me siga no Instagram, @controleadar.dralexandremota. Lá é um perfil onde eu falo só sobre como melhorar problemas que causam dor nas costas, problemas de coluna. Inclusive a espondilolistese. Tá certo? Convite tá feito. Eu vou ficar muito feliz se você me seguir lá no Instagram também.
Então, vamos para o exercício. Você vai colocar as duas mãos na parede, de preferência na altura dos ombros. Não quero que você fique em pé aqui, ó, afasta os pés um pouquinho para trás para você ficar inclinado. Quando você ficar inclinado, pode destravar os joelhos, dobra um pouquinho o joelho, e aqui você vai começar a fazer o exercício para acordar esses músculos.
Primeiro passo para esse exercício é encontrar o ponto neutro da pelve, é uma posição da pelve, da bacia, onde ela não tá muito para dentro, nem muito para fora. Para isso, você vai fazer o seguinte, ó, empina o bumbum, o máximo que conseguir, observa, sente até onde vai, e depois coloca o bumbum para dentro, como se fosse colocando o rabo entre as pernas. Tá certo? Vai perceber o máximo, perceba até onde vai, e você vai voltar e ficar bem no meio desses dois movimentos. Chegou nesse meio desses dois movimentos, você vai soltar o ar, olha a forma bem relaxada, deixa a barriga cair lá na frente, solta o ar. Antes de puxar o ar, puxa um pouquinho a barriga para dentro, como se fosse encostar o umbigo nas costas, sem mexer a coluna.
Tá certo? No começo vai ser difícil, mas você vai conseguir. Quando você puxa a barriga para dentro, você percebe que tem alguns músculos que acordam. O primeiro é o músculo que abraça a barriga, é como se você contraísse os abdominais, os músculos abdominais, sem colocar força, sem ser igual na academia. E você vai perceber que lá na tua coluna vai ter alguns músculos pertinho da coluna que vão acordar também. Vamos repetir? Vamos lá!
Destrvou os joelhos, encontrou o ponto neutro, o máximo para dentro, o máximo para fora, para no meio do caminho, solta o ar, deixa a barriga cair. Antes de puxar o ar, puxa a barriga para dentro, leva o umbigo lá nas costas. Observa como esses músculos acordam, como eles protegem, abraçam tua coluna. Tenta ficar nessa posição durante alguns segundos, sem deixar os músculos relaxarem. Novamente, quando não estiver conseguindo manter, descansa.
E você vai fazer isso várias vezes, até chegar ao ponto em que você vai estar caminhando, fazendo suas atividades do dia a dia, você vai poder ativar esses músculos sem precisar dessa posição, combinado?
Quero saber se esse vídeo te ajudou. Me conta, clicando no joinha, se gostou, não gostei, não curti. Se esse vídeo te ajudou, se você aprendeu alguma coisa nova. E eu quero que você compartilhe esse vídeo com todo mundo que tem dor na coluna lombar, todo mundo que tem dor nas costas. A gente pode ajudar essa pessoa que você gosta. Pode compartilhar esse e todos os vídeos aqui do canal para ajudar as pessoas em volta de você. Esse é o nosso objetivo, certo?
Eu vou ficando por aqui. Um grande abraço e até a próxima!
Fonte: 👀 Veja esses exercícios para a espondilolistese por Dr. Alexandre Mota