Pular para o conteúdo

Exercícios eficazes para tratamento da condromalácia patelar: Responde Aí.

  • por
  • posts

Responde aí – Exercícios para Contramassa

Fala aí, galera! Professor David Costa aqui mais uma vez, trazendo o primeiro vídeo de 2018. Então, feliz ano novo a todos! Muito obrigado pelas mensagens que recebi durante as festas e virada de fim de ano. É muito legal esse carinho de todos vocês, e muito obrigado!

Bom, quem acompanha nas redes sociais também na coluna que eu escrevo, sabe que eu sempre deixo os contatos para as pessoas tirarem dúvidas. E com isso, surgiu uma série que eu vou fazer aqui agora, sempre no segundo domingo do mês. A série “Responde aí”. Então, se você tiver alguma dúvida, é só mandar para mim, seja pelo YouTube, no Facebook, por e-mail, enfim, e use a hashtag “Responde aí”, pra saber que é pra usar essa série. E eu vou ter o maior prazer em responder e publicar esse vídeo aqui, porque a sua dúvida pode ser dúvida de muitas outras pessoas.

E já que a Keda fez ela mandou uma dúvida por e-mail sobre exercícios para contramassa. Então, vamos conferir. E aí, revelei a mensagem aqui: “Boa noite, professor David! Espero que esteja tudo bem. Visualizei seus vídeos no YouTube e gostaria de tirar uma dúvida, por gentileza. Tenho 25 anos e tenho contramassa patelar. Faço musculação há quase dois anos, mas ainda tenho dúvida se faço algo de maneira errada nos aparelhos. Faço apenas quatro aparelhos de membros inferiores, tais como leg press, cadeira extensora, cadeira flexora e agachamento no hack. No leg press, não desço até o final. Na cadeira extensora, também fico com movimentos intermediários, não esticando a perna totalmente e não abaixando até o fim. Na cadeira flexora, faço movimentos completos. E no agachamento no hack, também faço movimentos intermediários. Gostaria de saber se estou fazendo de forma correta ou se devo parar de fazer alguns deles. Desde já, agradeço. Atenciosamente”.

Quer dizer, bom, primeiramente, quero agradecer por você ter me mandado essa dúvida, e o seguinte: o que você tem é condromalácia patelar, que é uma lesão que pode ter diversos graus. Então, assim, pra você saber tudo sobre condromalácia patelar e como tratá-la, clique nos links que estão aparecendo aqui em cima pra você conferir sobre condromalácia patelar, tá bom?

Voltando à pergunta que você fez no e-mail, você faz um treinamento para contramassa. A recomendação é utilizar pequenas amplitudes nos exercícios, e caso persista a dor, utilizar contrações isométricas, que é onde tem trabalho muscular sem padrão de movimento. Tudo isso, claro, respeitando os limites da dor e os limites dos seus níveis de força e da sua amplitude articular. E as únicas ressalvas que eu faço sobre esse exercício é quanto ao uso da cadeira extensora e ao uso do agachamento no hack.

Sobre a cadeira extensora, é um exercício de cadeia cinética aberta. Para o seu caso, é melhor você optar por exercícios de cadeia cinética fechada, como você já faz, como o leg press, o agachamento no rack e muitos outros exercícios que podem te ajudar nesse momento. E para saber mais sobre cadeia cinética, assista agora o vídeo que está aparecendo aqui, que eu fiz sobre cadeia cinética. Além disso, a cadeira extensora é um exercício de cadeia cinética aberta, e estudos já comprovaram que ela é mais propensa a lesões do que o agachamento propriamente dito. Mas isso não significa que você deve condenar a cadeira extensora. Você pode utilizá-la de outras formas, como você já faz com o uso de movimentos intermediários. Você pode pedir ajuda para o seu professor, para utilizar contra movimentos, ou então é enfatizar a fase excêntrica do movimento.

Sobre o agachamento no hack, a compressão em cima da coluna e dos joelhos é maior do que no agachamento tradicional. Então, por isso, pode causar desconforto no apoio nos ombros da máquina. Eu recomendo a você que futuramente, é até porque você não vai ficar o tempo todo fazendo agachamento no hack, numa troca de treino, numa mudança no planejamento dos seus treinos, você pode optar por exercícios como agachamentos unilateral, que enfatiza a musculatura interna da coxa e os adutores do quadril. E também, você pode utilizar o agachamento frontal, onde a compressão na coluna é menor, justamente por causa da sobrecarga que é segurada à frente do corpo, como uma barra ou uma kettlebell. E no link que eu mandei, tem vídeos com alguns exercícios recomendados.

Quem tem condromalácia patelar, é preciso fortalecer não só os quadríceps e os posteriores da coxa, mas também a musculatura do glúteo médio, que tem uma função muito importante de estabilização da articulação do joelho. Alongamento de panturrilha e escápula também são recomendados. O mais importante disso tudo é saber se essa lesão que você tem não compromete a sua funcionalidade. Então, se você consegue conviver e adaptar a sua vida a essa lesão, você consegue fazer exercícios e treinar normalmente, tendo esses cuidados. Procure sempre, com a ajuda de um profissional, sempre explique ao profissional que acompanha, onde dói, quando dói, em que momento do treino dói, para ele sempre ter esse feedback e ter esses parâmetros para melhor prescrição dos seus treinos.

Então, esse foi o vídeo de hoje, mais uma vez, queria dizer muito obrigado por essa interação. E se você quer mandar alguma dúvida, porque eu respondo esse vídeo, é só usar a hashtag “Responde aí” e deixar sua dúvida nas redes sociais, e também mandar pelo meu e-mail. Então, você pode contar comigo, seu personal trainer. Eu tenho horários disponíveis às terças-feiras. A cada 15 dias, sai a minha coluna no Jornal da Franca. Acompanhe sempre também todo o conteúdo que eu produzo lá na fanpage do Facebook e às quintas-feiras, faço lives no Facebook e no Instagram, sempre com algum assunto relevante e tirando dúvidas em tempo real. Aqui, mais uma vez, feliz 2018, todo mundo, e até o próximo vídeo! Valeu!

Fonte: Responde Aí – Exercícios para Condromalácia Patelar por Deivid Costa