Olá!
Agora eu quero te mostrar os melhores exercícios e dicas para pé plano (chato) e pé cavo.
E vamos começar falando sobre alinhamento e movimento que são duas questões fundamentais para a posição do pé. O calcanhar pode estar “caído” pra dentro ou pra fora. Um calcanhar “caído” pra dentro causa/contribui para um pé plano (chato). E o calcanhar “caído” pra fora causa/contribui para um pé cavo.
Para melhorar o movimento do calcanhar:
- Com uma mão segura o pé e tornozelo e com a outra mão segura o calcanhar para movimentar (como se fosse uma bola) girando para um lado e para o outro por 30 segundos.
Outra questão fundamental para a posição do pé é o alinhamento/movimento do tornozelo. Para melhorar o movimento do tornozelo é super simples você vai apoiar o joelho e o tornozelo no chão para trabalhar o tornozelo apoiado. Apoia as mãos no joelho, joga o peso do corpo sobre o tornozelo e você faz esse movimento de giro, 10 vezes para cada lado.
E aqui tem uma dica muito importante. Se você tem o pé plano (chato, sem cava), puxe o dedo como se quisesse “criar uma cava” sem empurrar, sem apertar os dedos do pé no chão. Deixa os dedos soltos, “cria a cava” (pode ajudar com a mão) e sem perder a cava, vai fazer o exercício de rotação.
Se você tem o pé cavo, você vai “espalhar o pé” como se fosse esticar cada dedo para alcançar mais longe. Você vai “espalhar o pé” o máximo que conseguir e, novamente, não vai empurrar os dedos no chão. Espalhou o pé, faz o exercício do tornozelo (10 vezes para cada lado).
O 3º exercício é para melhorar o alinhamento entre joelho e tornozelo/pé. Para isso, vamos trabalhar o movimento de rotação do joelho. Quando o joelho e a tíbia estão rodados para dentro causam/contribuem para o pé plano (chato). E quando a tíbia (osso da canela) está rodada para fora contribui/causa o pé cavo.
Para melhorar o movimento do joelho, você vai sentar com o pé apoiado no chão. Mantém a coxa parada, levanta o pé e faz o movimento de pára-brisa apontando os dedos para fora e para dentro. Perceba que minha coxa está parada e o que está movimentando é a tíbia (osso da canela). Capricha no movimento de olhar, de apontar os dedos do pé para dentro. Você vai fazer 10 repetições (apontar pra fora e pra dentro é uma repetição).
O quarto exercício é uma liberação, uma forma de alívio de uma estrutura chamada fáscia (plantar). É como se fosse um “couro” grosso que está por dentro da pele, antes dos músculos. A fáscia ajuda a sustentar o arco do pé. Principalmente se você tem o pé cavo, você precisa fazer essa liberação.
Pra esse exercício, você vai usar uma colher de servir. Você vai usar o cabo da colher. Escolha uma que não use mais ou que não use com frequência. Tira ela da cozinha e não use mais no alimento, tá bom? Quanto mais arredondado o cabo, melhor.
A primeira forma é fazer 5 traços vindo do calcanhar até cada um dos dedos. Faça esse movimento de arrastar com o cabo da colher para cada um dos dedos. Não precisa tanta força, não é para machucar. Um pouco de creme/óleo ajuda a deslizar e fica mais fácil para você controlar a colher. Alexandre, assim demora demais ou faz cócegas (como é no meu caso). Nesse caso, use o lado da colher para trabalhar várias faixas ao mesmo tempo. Faça tanto do calcanhar para os dedos quanto dos dedos para o calcanhar. Inicie com 15 segundos. Quando não ficar muito vermelho ou dolorido, faça 30 seg. Mas aconselho a começar sempre com 15 segundos.
No 5º exercício você vai melhorar a força e consciência da posição do pé. Fique de pé, perto de uma cadeira ou de uma parede para se apoiar. Novamente vale aquela dica: pé cavo, “espalha o pé” sem empurrar os dedos; se tem pé plano, “cria uma cava” sem empurrar os dedos no chão. Apóia em uma perna, tenta equilibrar o máximo que conseguir e cruza a perna na frente e atrás 10 vezes. Cruzou na frente e atrás conta uma repetição. São 10 repetições com cada pé.
E como sugestão, quero deixar o vídeo “Dor e Queimação no Pé”, um vídeo onde mostro um exercício simples e prático para “aliviar” o nervo da sola do pé. E como uma segunda sugestão, o vídeo “Como Aliviar a Fadiga nas Pernas”, que é a forma que uso pra melhorar a fadiga do exercício e do final do dia.
Eu vou ficando por aqui, um grande abraço e até a próxima!
Fonte: Como Melhorar Pé Plano e Pé Cavo – Os melhores exercícios por Dr. Alexandre Mota